Tempo quente e úmido: época propícia para o aparecimento de escorpiões.

Tempo quente e úmido: época propícia para o aparecimento de escorpiões.

O aumento das temperaturas e da umidade aumenta o número de animais peçonhentos, como os escorpiões. Isso acontece, pois com estas condições, esses animais se reproduzem com mais agilidade, aumentando a população deste aracnídeo.

Em 2014, foram registradas, na capital, mais de 466 vítimas de acidentes com escorpiões, 55 só em Outubro. Eles vivem principalmente em ambientes com com umidade adequada onde seja fácil a obtenção de alimentos e consigam se abrigar. Segundo a bióloga especialista em controle de pragas urbanas e responsável técnica da Insetan, Viviane Avelar, os locais mais propícios para o abrigo de escorpiões são debaixo de folhas, muros de pedras, recobertos por vegetação e paisagismos favoráveis a alojamentos, próximo a entulhos e troncos, por exemplo.

Com a chegada das chuvas, que geralmente se iniciam no fim do ano e se intensificam em Janeiro, a situação se agrava. Isso porque elas são responsáveis por deixar os esconderijos destes animais alagados. Desta forma, os escorpiões, assim como roedores e outros aracnídeos, tendem a buscar abrigo em locais secos, ou seja, dentro de nossas casas.

Para evitar acidentes com estas pragas, a bióloga recomenda, principalmente, o tratamento preventivo e periódico no ambiente.

Os escorpiões são animais carnívoros e, em grandes centros urbanos, se alimentam, principalmente, de baratas, por isso, ao se prevenir de baratas, você, indiretamente se previne dos escorpiões também, pois diminui sua fonte de alimento. Deixar o quintal sempre limpo e evitar o acúmulo de objetos pode reduzir a quantidade de possíveis abrigos em sua casa.

Viver em apartamentos não te livra de ser picado por um escorpião, pois eles podem entrar por espaços muito pequenos, como nas canaletas elétricas, na rede hidráulica, pelo ralinho do banheiro, e até mesmo pelo foço do elevador.

A especialista em pragas urbanas, explica que existem produtos químicos de uso profissional, registrados pelo ministério da saúde, capazes de combater o escorpião.

Deixe seu comentário

60 - = 52