Pragas do Verão: CUPINS

Pragas do Verão: CUPINS

Você percebe um pozinho diferente próximo às peças de madeira da sua casa, e junto dele o questionamento: o que será isso? Se você se viu nessa situação, é bem provável que você tenha problemas com cupins. É difícil de acreditar, mas aquele bichinho que voa próximo às luzes, conhecido por aleluias, é o mesmo cupim que pode estabelecer nova colônia e destruir toda a estrutura de sua casa e acabar com suas noites de sono.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo e Analista Técnico da Insetan, Dhiego Freitas Rocha, existem dois grupos principais de cupins nas áreas urbanas: os subterrâneos e os de madeira seca. Cupins de madeira seca são responsáveis pelo tal granulado que sai dos móveis e outros objetos de madeira. Já os subterrâneos geralmente constroem seus ninhos debaixo da terra, mas podem também se instalar em em vãos de estruturas de prédios, caixas esquecidas em edifícios, etc. Estes insetos constroem espécies de túneis ou trilhas por onde caminham e que os levam até as fontes de alimento.

Segundo o técnico, muitas vezes as pessoas não dão muita importância ao aparecimento destes sinais, ou tentam resolver o problema utilizando métodos paliativos. “Não é nada fácil eliminar infestações de cupins subterrâneos e, caso o faça de maneira errada é bem provável que a situação se agrave ainda mais. Ao utilizar produtos vendidos livremente, como inseticidas ou cupinicidas (veneno para cupins), você trata apenas daquele local e os indivíduos que estão ali morrem”, diz o engenheiro. Ele explica que o que as pessoas, na maioria das vezes, não sabem é que ligado àquele objeto de madeira está uma trilha que leva à uma colônia com milhares de outros indivíduos que continuarão o ataque em outro ponto onde estes produtos não foram aplicados.

O tratamento profissional age diretamente na raiz do problema, ou seja, na colônia, através dos próprios operários. No entanto, o processo demanda tempo. Para este ataque contra os cupins, o especialista deve utilizar o Sistema Sentricon®, que apresenta uma grande eficácia no combate a estes insetos. Para isso, são instaladas estações de monitoramento com iscas. Ao serem atraídos, os cupins irão transmitir para todos os outros operários a mensagem de que existe alimento naquele local, no entanto, a isca é substituída por um produto que inibe o crescimento dos insetos e os impedem de se desenvolverem.

Saiba mais sobre o funcionamento do Sistema Sentricon

Não são apenas os moradores de casas que podem receber a visita destes insetos. Quem vive em apartamentos também está suscetível ao ataque de cupins. “Muitas vezes os insetos que atacam nossas casas têm sua base estabelecida a metros de distância, na praça que fica do outro lado da rua ou até na casa do vizinho, por exemplo”, diz Dhiego.

A Insetan é Representante Autorizado do Sistema Sentricon® em Belo Horizonte. O analista técnico salienta que os produtos, equipamentos e técnicas de utilização do sistema para o combate aos cupins exigem profissionais treinados para o manuseio do Sistema Sentricon. “A empresa controladora das pragas urbanas precisa ser autorizada pela fornecedora do sistema”, explica.

Deixe seu comentário

14 - 12 =