Porque as formigas gostam tanto de Doce?

Porque as formigas gostam tanto de Doce?

Não adianta. Elas aparecem ao menor sinal de alimento e infestam todo o ambiente. Se for doce então, parece que as formigas ficam ainda mais atentas e agem com ainda mais furor. Mas porque será que estes insetos têm tamanha preferência por alimentos que tenham açúcar? E quanto aos adoçantes artificiais? Será que eles têm o mesmo efeito?

O Engenheiro Agrônomo e Analista Técnico da Insetan, Dhiego Freitas Rocha, explica que as formigas se alimentam de fungos e utilizam os alimentos ricos em carboidratos para cultivá-los. A sacaroese, presente em alimentos ricos em carboidratos (açúcares) “são prontamente degradáveis por microorganismos decompositores”, esclarece o Engenheiro Agrônomo. Desta forma, as formigas não se alimentam do açúcar encontrado em nossas cozinhas, e sim utilizam estes alimentos ricos em sacarose  para produção de seu alimento: os fungos.

De acordo com o entomologista Márcio Pie, ouvido pela Revista Galileu, por mais que os adoçantes consigam ‘enganar’ o paladar humano, com seu gosto até trezentas vezes mais doce que o açúcar comum, estes produtos artificiais não apresentam sacarose e sim sacarina, que não pode ser decomposto por microorganismos e transformado em fungos. Por essa razão, elas procuram alimentos ricos em sacarose.

__________
Veja mais:
Saiba mais sobre as formigas de cozinha
Formigas, um problema de saúde pública
Dicas para afastar as formigas de alimentos
__________

Para evitar que as formigas te incomodem na cozinha e acabem encontrando o que elas poderiam considerar a verdadeira mina do tesouro (a vasilha onde você guarda o açúcar), é importante tomar algumas precauções como manter alimentos que contenham sacarose (incluindo o açúcar) em recipientes vedados, sempre limpar as migalhas que geralmente caem de pães, bolos, etc e seguir o Blog da Insetan, que traz sempre dicas bastante úteis.

 

Deixe seu comentário

70 - 60 =