Pesquisa descreve processo de invasão das formigas lava-pés no mundo

Pesquisa descreve processo de invasão das formigas lava-pés no mundo

formiga-lava-pe Pesquisa descreve processo de invasão das formigas lava-pés no mundo Pragas

Pesquisa publicada pela revista Science conta a história da invasão mundial promovida pela formiga lava-pés (Solenopsis invicta), muito comum em nosso país e uma das principais pragas urbanas invasoras no mundo. Estas pragas urbanas causaram grande preocupação nos últimos anos devido ao seu deslocamento entre países.

Oriunda da América do Sul, a formiga lava-pés se deslocou por todo continente sul-americano até chegar aos Estados Unidos, onde se estabeleceu no sul do país há quase cem anos. Dali, iniciou sua conquista pela Califórnia, Caribe, China, Taiwan, Filipinas e Austrália em pelo menos nove invasões que aconteceram de forma independente.

Conforme os autores da pesquisa, essa é uma história com implicações importantes, levando em consideração que o impacto econômico dessa praga urbana é superior a US$ 6 bilhões de dólares por ano somente nos Estados Unidos. O comportamento agressivo das formigas lava-pés afeta colônias locais de insetos, promove desequilíbrio ecológico e favorece o desenvolvimento de organismos nocivos à agricultura.

O nome popular dessas formigas deriva da característica delas subirem rapidamente pelas pernas quando alguém pisa no ninho e injetar em veneno capaz de provocar fortes e intensas dores. Além da dor, sua picada é capaz de gerar bolhas, alergias e até mesmo um choque anafilático. Essas formigas se alimentam de plantas, animais e alimentos domésticos.

Durante a pesquisa, os cientistas verificaram variações genéticas de 2.144 colônias de formigas lava-pés em 75 locais no mundo de modo a traçar a sua proliferação. O estudo verificou que a base norte-americana do inseto foi o ponto de partida para todas as invasões identificadas, com exceção de uma, que foi da Califórnia a Taiwan.

Os resultados do estudo apóiam a presença do que é denominado “efeito de ponte”, no qual uma única população – ela própria estabelecida por uma invasão anterior – torna-se a fonte de repetidas invasões em novas regiões.

Os autores apontam que provavelmente a Solenopsis invicta chegou aos seus destinos principalmente por meio de navios e ressaltam que o aumento no comércio e turismo globais pode incorrer em novas invasões da formiga pelo mundo.

2 comments:

  1. Pedro

    Eu estava pesquisando sobre as formigas-lava-pés e para a minha surpresa vocês mostraram uma foto de uma saúva como sendo de uma formiga-lava-pés.

    Reply
  2. insetan

    A imagem já foi corrigida, obrigado!

    Reply

Deixe seu comentário

77 - 69 =