O outono começa hoje! O que podemos esperar desta estação?

O outono começa hoje! O que podemos esperar desta estação?

Estamos nas últimas horas da estação mais quente do ano. Às 19h45 de hoje, começa o Outono. E qual a influência do fim do verão no comportamento das pragas urbanas? Será que teremos mais ou menos mosquitos, baratas, escorpiões e roedores por perto?

 

Folhas amareladas, noites mais longas e mudanças buscas de temperatura. Assim é o Outono. A estação que inicia logo mais reúne particularidades tanto do inverno quanto do verão, conforme explica o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) “Verificamos características de ambas, ou seja, mudanças rápidas nas condições de tempo, maior frequência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos das Regiões Sudeste e Sul”, detalha.

Em geral, o Outono é caracterizado pela redução das chuvas em grande parte do país. Em condições normais, teríamos a diminuição gradativa da maior parte das pragas urbanas, no entanto, estamos vivendo um período de seca em nossa região e com todas estas mudanças no clima, é provável que não tenhamos mudanças no quadro de infestações de insetos nas próximas semanas.

De acordo com projeções de meteorologistas, a tendência verificada nos últimos anos com temperaturas acima da média histórica no Hemisfério Sul deve se confirmar mais uma vez. Em março do ano passado, por exemplo, as temperaturas médias registradas se mantiveram cerca de 2°C acima da média histórica (que é de 24,7°C), podendo assim, ser mais quente que o normal. As mudanças ou variações mais abruptas no tempo que teria como consequência a redução de algumas espécies de insetos, aconteceriam apenas próximo ao Inverno, relatam.

Como já trouxemos aqui no Blog da Insetan, as temperaturas mais altas proporcionam maior atividade dos insetos, com isso, a atividade de formigas, baratas, besouros pode se prolongar, fazendo com que muitos insetos que passam o período do outono em um estágio de descanso, mantenham-se ativos. Sendo assim, podemos nos preparar, pois os pernilongos, baratas, formigas e outros insetos permanecerão nos incomodando por mais um bom tempo.

 

Deixe seu comentário

65 + = 68