Larvas no lixo? Saiba quem são essas pragas

Larvas no lixo? Saiba quem são essas pragas

Você sai de casa e esquece de tirar o lixo da cozinha. Quando volta, a noite, a surpresa: centenas de larvas. Mas não se assuste, a não ser pelo fato de serem mesmo muito nojentas, essas larvas são inofensivas. Também chamadas de “bicho do lixo” elas surgem, na maioria das vezes, das moscas. Conheça um pouco mais os hábitos deste inseto e como fazer para se livrar dele.

Existem várias espécies deste inseto e quando falamos em meios para se acabar com elas, não tem muito segredo a não ser a prevenção, uma vez que a aplicação de produtos vai apenas matar os indivíduos que estão ali naquele momento. Veja abaixo algumas dicas para se evitar este tipo de companhia na cozinha.

As moscas varejeiras (Calliphoridae), moscas domésticas (Muscidae), moscas da carne (Sarcophagidae), mosca de frutas (Tephritidae) e muitas outras, geralmente, colocam seus ovos no lixo. Por mais que isso pareça asqueroso para nós, esse é o costume destas espécies de insetos, considerada saprófaga – ou seja, que se alimenta de vestígios de alimentos, atuando na decomposição e reciclagem de matéria orgânica.

Estas moscas são atraídas, na maioria das vezes, pelo cheiro. Elas possuem sensores olfativos localizados nas patas e são atraídas de longe.

Com todas essas informações, fica claro que o mais indicado para evitar as larvas é a prevenção contra as moscas e, para isso, a dica mais eficaz é deixar o lixo sempre tampado, melhor dizendo, lacrado. Às vezes não percebemos, mas uma pequena abertura já atrai um mosca fêmea louca pela oportunidade de colocar os ovos. Na maioria das vezes ela não consegue sair pela mesma abertura em que entrou e acaba morrendo após concluir seu ciclo.

Caso seu cesto de lixo já esteja infestado, higienize-o bem. Após retirar todas as larvas da lixeira (utilizando luvas, claro), limpe-a usando água quente ou outros produtos como água sanitária por exemplo.

8 comments:

  1. vanessa

    Queria saber se as larvas de lixo morre rapido eu limpei a cozinha toda mas aparece as vezes uma pelo chao o q eu faSso?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      As larvas que comumente aparecem no lixo tratam-se de larvas de moscas que se alimentam e ovopositam em matéria orgânica. As moscas adultas encontram local apropriado para depositar seus ovos (matéria orgânica) e deles nascem as larvas. Essas larvas se alimentam dessa matéria orgânica, se transforma em pupas e dessas pupas emergem as moscas adultas (metamorfose completa).

      Se você tem observado larvas de moscas com frequência em sua cozinha é sinal de que as moscas adultas estão encontrando, com frequência, matéria orgânica para depositar seus ovos. Verifique o acondicionamento e recolhimentos do lixo. Verifique também se não há nenhum animal em óbito (exemplo: rato morto) ou até mesmo excesso de folhas decompondo em algum vaso ou jardim na entrada da cozinha (esses substratos orgânicos também são locais proteicos positivos para ovoposição).

      Em relação a fragilidade, saliento que larvas de modo geral são sensíveis e não tem grande resistência a materiais de limpeza e inseticidas.

      Reply
      1. Jackeline

        Olha. Ela são RESISTENTES sim.
        Eu esqueci um lixo na cozinha. Quando voltei para casa o Chão estava cheio delas.
        Joguei em cima DELAS vinagre…
        Água sanitária..
        E nada…Os BIXOS continuavam andando no meio do vinagre e é kboa..
        Gastei 1 vídeo e cada desesperada…
        Até sabão em.pó por cima
        .
        Nem eu aguentei o cheiro Dos produtos..
        Quase passei mal…
        E elas continuavam vivas.
        Os tapetes.. COLOQUEI na máquina ..e após bater E Secar Ainda tinha uma VIVA
        .
        Pensei que praga..
        Não morre.
        Aí decidi pesquisar algo que mata..

        Reply
        1. Dedetização Insetan

          Jaqueline,

          Pode ser que você tenha se esquecido de eliminar por completo a fonte do problema. Larvas são as fases mais sensíveis dos insetos e o controle deve ser realizado com produto específico. A dica dada foi para higienização e retirada completa de substrato que sirvam para ovoposição e novas infestações.

          Reply
  2. Sara silva

    Pelo amor de deus mim ajude tenho uma bb de 2 anos e minha cozinha e lavanderia tem 2 dias q estão repletos de larvas mas n tem lixo na vdd elas não estão no lixo e sim na lavanderia e no corredor não sei mas o que fazer

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Sara,
      Primeiramente precisamos saber se realmente são larvas que vem aparecendo em sua residência. Há diversos animais que se assemelham a larvas e que possuem comportamento e hábito de vida diferentes.
      Caso sejam realmente larvas há alguma fonte alimentar (matéria orgânica animal ou vegetal) disponível para algum inseto ovopositar e então nascerem estas larvas que desta fonte se alimentam.
      Não há como precisar a solução sem saber com exatidão do que se tratam essas amostras que você tem observado.

      Reply
  3. SERGIO S M BARROS

    GENTE BOM DIA E SOCORRO, ESTOU O MESMO PROBLEMA AE DE CIMA DA JAQUELINE E DA SARA, NÃO SEI MAIS O QUE FAZER. MORO NA CASA A 1 MES E DE UMA SEMANA PARA CA COMEÇOU A APARECER ESSE MONTE DE ASQUEIROSAS LARVAS. PENSEI QUE FOSSEM VERMES DA MINHA GATA E DEI VERMIFUGO MAS NAO EH E CONTINUAM APARECENDO E NAO SEI DE ONDE VEM . FIZ TUDO QUE A JACKLINE FEZ, JOQUEI DESISNFETANTE, AGUA SANITARIA E ATE CATEI COM PAPEL HIGENICO E JOGAVA ESMAGA DA NO LIXO. SÃO UMAS PRAGAS.
    VOU MANDAR DETETIZAR A CASA , COMPREI LYSOFORM, MAS NAO SEI MAIS O QUE FAZER. ALGUEM ALGUMA DICA BOA

    ME MANDEM EMAIL OU NO WATZAP 985626751

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Sérgio,

      Você deve contratar uma empresa controlado de pragas devidamente legalizada com profissionais capacitados para que possa descobrir a origem e realizar o controle de forma adequada. Envio seu contato para nossa equipe comercial entrar em contato dando a solução para o problema apresentado.

      Reply

Deixe seu comentário

- 5 = 1