Cinco fatos interessantes sobre os percevejos.

Cinco fatos interessantes sobre os percevejos.

Se você já se arrependeu de ter mexido com este inseto, junte-se ao grupo. Os “Percevejos-verdes”, “barbeiros”, “Marias Fedidas” ou simplesmente “percevejos”, como também são conhecidos no Brasil, não são insetos muito amados, o que não quer dizer que não sejam interessantes. Vejam alguns aspectos sobre o comportamento deles levantado pelo portal americano about.com.

  1.  Elas realmente são ‘fedidas’

Sim, é verdade. O cheiro característico dos insetos agrupados na sub ordem Hemiptera, é ‘acionado’ sempre que o inseto se sente ameaçado. O odor é emitido por glândulas localizadas no último segmento torácico e consegue repelir a maioria dos predadores que tenham algum senso olfativo. Mas antes de condenar o pobre Percevejo por este hábito, você deve saber que uma grande parte dos insetos emitem cheiros com o intuito de se defender, inclusive a amada joaninha.

 

  1. Alguns percevejos ajudam a controlar pragas

Mesmo que a maioria dos percevejos se alimentem de plantas e muitos deles são considerados pragas agrícolas, nem todos os percevejos são ‘maus’. Os pertencentes à sub ordem Asopinae, são predadores de outros insetos e cumprem um papel bastante importante contribuindo para o controle de algumas pragas. Eles  são muito fáceis de serem identificados graças ao “triângulo” sobresalente na parte superior do inseto. Ao vê-los em seu jardim, receba-o bem, pois eles podem te livrar de algumas dores de cabeça com besouros, larvas, pequenos lagartos e outras pragas.

Spined_soldier_bug-300x197 Cinco fatos interessantes sobre os percevejos. Pragas

Foto: Wikimedia

 

 

  1. Os percevejos pertencem à família Pentatomidae.

Em 1815, Willian Elford Leach batizou a família deste inseto de Pentatomidae, ou seja, são divididos em cinco partes – do grego Penta (cinco), Tomos (seções ou cortes).

 

  1. Percevejos têm um grande instinto parental.

Já vimos que cupins são pais bastante presentes na vida de seus filhotes [VAMOS INSERIR LINK 10 FATOS INTERESSANTES SOBRE CUPINS] e os percevejos vão no mesmo caminho. A mãe permanece guardando seus ovos e defendendo agressivamente dos predadores que possam aparecer. Ela atua como um escudo deter possíveis parasitas. Após a eclosão dos ovos ela permanece atenta, pelo menos por algum tempo. E mais! Um estudo recente apontou duas espécies de percevejos nas quais os pais guardam os ovos, que é um comportamento bastante incomum para insetos machos.

 

  1. O inimigo número um dos percevejos é um parasita microscópico.

Embora as “Marias fedidas” consigam repelir predadores com a força do odor liberado por suas glândulas, essa estratégia de defesa não parece surtir muito efeito contra as pequenas vespas parasitas. Estas vespas põem seus ovos junto aos ovos dos percevejos, que não se desenvolvem por serem parasitados. Estudos mostram que a mortalidade de ovos atacados por vespas parasitas pode chegar a mais de 80%. A boa notícia (para os agricultores, não para os percevejos) é que vespas parasitas podem ser utilizadas como um agente de controle biológico quando o inseto se torna uma praga em plantações.

 

Deixe seu comentário

80 - = 76