Assustadores, porém inofensivos. Lagartos são predadores naturais e podem contribuir para o controle de escorpiões

Assustadores, porém inofensivos. Lagartos são predadores naturais e podem contribuir para o controle de escorpiões

Quem nunca levou um baita susto com estes animais que se camuflam em meio a vegetação e troncos em jardins, quintais ou mesmo em algumas ruas da cidade? Estes lagartos não são considerados pragas urbanas, tampouco oferecem riscos à saúde ou ao bem-estar da população, pelo contrário, eles podem contribuir para o controle de certos aracnídeos.

Existem no Brasil, cerca de 250 espécies de lagartos. E podem ser bastante diferentes uns dos outros, apresentando grande diversidade de cores, formas e tamanhos. Todos eles pertencem ao grupo dos lacertílios ou sáurios.

A importância ecológica deste animal é muito grande, e ele não oferece nenhum tipo de risco ao ser humano. A alimentação destes répteis consiste basicamente em frutas, vegetais, ovos, além de alguns insetos e aracnídeos como os escorpiões contribuindo, assim, para o controle de algumas pragas agrícolas e urbanas.

Além dos lagartos, outros animais podem contribuir para a redução dos escorpiões. É o chamado “controle biológico”, que já falamos em outros posts aqui no blog da Insetan. Louva-a-deus, corujas, seriemas, macacos, pássaros, algumas espécies de aranhas, galinhas e até sapos estão incluídos entre os “inimigos” dos escorpiões. “Os sapos e os escorpiões têm hábitos noturnos, sendo assim, a probabilidade de encontro é grande e cada sapo pode comer vários escorpiões em seguida”, explica a médica veterinária Andréa Paula Bruno von Zuben, no Manual de Controle Integrado de Pragas. “Já as galinhas, possuem hábito diurno”, como explica o Engenheiro Agrônomo e Analista Técnico da Insetan, Dhiego Freitas Rocha. Sendo assim, “mesmo sendo predadores conhecidos de escorpiões, a possibilidade de se encontrarem é baixa, de forma que o controle eficiente de escorpiões através da soltura de galinhas na área infestada é um mito popular”, conclui.

2 comments:

  1. Victor moreira

    Olá, boa noite existe algum metodo de controle contra lagartos?
    Tenho que mudar para uma casa que tem alguns lagartos entretanto minha esposa nao cosegue ficar no mesmo ambiente em que tenha lagartos e lagartixas..
    Fico no aguardo.
    Victorfm@ymail.com

    Reply
    1. Harumi Yukawa

      Lagartos e Lagartixas são animais pertencentes à classe dos répteis, sendo protegidos pela lei Federal 9.605/98 (Leis de Crimes Ambientais) que trata como crime qualquer ato contra esses animais. Portando para controlar esses animais é importante excluir do ambiente suas fontes alimentares e seus abrigos (ninhos).
      Lagartos e Lagartixas alimentam-se principalmente de baratas, mosquitos e traças, e seus ninhos são encontrados em buracos e rachaduras de paredes e/ou materiais entulhados.
      Portando para controlar a população desses répteis é importante eliminar do ambiente os insetos utilizados em sua alimentação e acabar com os possíveis ninhos existentes no local.
      Abraço.

      Reply

Deixe seu comentário

+ 17 = 20