VENENO PARA RATO PODE INTOXICAR?

VENENO PARA RATO PODE INTOXICAR?

Toda sexta-feira é dia de respondermos as perguntas de nossos leitores, e hoje continuamos o assunto que iniciamos nesta semana sobre roedores. [leia]

Desta vez, respondendo à uma leitora que tem um filho de 3 anos de idade e sofre com a presença de um rato. Para agravar a situação ela está grávida, e tem medo que o produtos utilizados para o controle desta praga urbana faça mal à gestação de 5 meses.

A Bióloga e Responsável Técnica da Insetan, Viviane Avelar explica que a chance de intoxicação é bastante improvável, devido ao uso de produtos domissanitários – registrados no Ministério da Saúde – que são anticoagulantes específicos. No entanto, salienta, “os produtos devem ser aplicados por profissionais capacitados que não oferece risco para o bebê ou para qualquer outro membro da família.

Estas íscas são instaladas em locais que os roedores frequentemente visitam e que as crianças não consigam acessar.

Muitas pessoas utilizam o chumbinho. Este produto é proibido por lei, para não falar que oferece um alto risco para as pessoas e animais de estimação. Avelar explica que o chumbinho consegue piorar o problema podendo piorar a infestação causada por roedores, segundo ela. “Os ratos vivem em colônias e são muito desconfiados. Quem experimenta primeiro o alimento não é o roedor reprodutor ou o dominante, mas sim os filhotes, os velhos e com alguma doença. Quando eles experimentam e morrem imediatamente, os outros não comem. Com isso, há um desequilíbrio na colônia e o reprodutor compensa a perda desse indivíduo cobrindo fêmeas e tendo um número maior de filhotes”, explica.

Deixe seu comentário

85 - = 76