Pergunte ao Especialista: Qual é o prazo para dedetizar minha empresa?

Pergunte ao Especialista: Qual é o prazo para dedetizar minha empresa?

Seja bem-vindo à seção “Pergunte ao Especialista”! Aqui você tira todas as suas dúvidas sobre insetos e pragas urbanas. Mande suas perguntas para a gente!

Dúvida:
Sou funcionária de uma empresa distribuidora de produtos de saúde e correlatos. Gostaria de saber qual é o prazo para realização da dedetização, se é anual, mensal ou até mesmo de 15 em 15 dias.
Pergunta enviada por Karen.

insetan Pergunte ao Especialista: Qual é o prazo para dedetizar minha empresa? Dedetização Perguntas ao Especialista

Resposta:
A determinação do prazo de controle é realizada seguindo diversos fatores, como a legislação vigente e a situação do ambiente.

A resolução RDC nº 52 da ANVISA em sua seção III. artigo 4º descreve:

“II – controle de vetores e pragas urbanas: conjunto de ações preventivas e corretivas de monitoramento ou aplicação, ou ambos, com periodicidade minimamente mensal, visando impedir de modo integrado que vetores e pragas urbanas se instalem ou reproduzam no ambiente”

É importante ressaltar que o referido controle não diz respeito apenas à aplicação de domissanitários no ambiente, mas ao monitoramento e acompanhamento adequados que devem ser realizados pela empresa controladora. O melhor a fazer nesse caso é contratar uma empresa especializada e devidamente legalizada para a realização do controle e monitoramento de toda a área da empresa distribuidora de produtos de saúde em que você trabalha.

7 comments:

  1. mardoqueu

    boa tarde trabalho em laboratório de manipulação a empresa de dedetização faz o serviço trimestralmente, com produtos importados excelentes.pORÉM O SERVIÇO É CARO.
    GOSTARIA DE SABER SE PODE SER SEMESTRAL? JÁ QUE TEM UM RESULTADO ÓTIMO E NÃO TEMOS PROBLEMAS COM PRAGAS URBANAS.
    A VIGILÂNCIA SANITÁRIA E A ANVISA LIBERA?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Boa tarde,

      A indicação de produto utilizado assim como periodicidade de aplicação deve ser determinada a partir de minuciosa vistoria técnica no ambiente. Saliento, que dentre os produtos registrados no Ministério da Saúde não há formulação que permaneça no ambiente por período maior que 90 dias. Além disso as legislações vigentes recomendam controle no ambiente (controle = pelo menos vistoria e acompanhamento da evolução de controle) minimamente mensal.

      Caso tenha alguma dúvida contate-nos que orçamos um controle de todo ambiente com qualidade, eficiência e segurança. Temos o melhor custo benefício do mercado.

      Reply
  2. Mara

    trabalho em uma clinica de segurança do trabalho, qual norma, resolução, que regulariza a dedetização e de quanto em quanto tempo? ja disse que seria semestral mas falam que é anual

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Olá, Mara!
      Cada segmento possui legislação específica que determina as Boas práticas de funcionamento. Além disso a RDC n.º 52 da ANVISA refere-se ao Controle de pragas como ações minimamente mensais.
      Abraço.

      Reply
    2. Dedetização Insetan

      Mara,
      Cada segmento possui legislação específica que determina as boas práticas de funcionamento.
      Além disso a RDC n.º 52 da ANVISA refere-se ao Controle de pragas como ações minimamente mensais.
      Abraço.

      Reply
  3. rodrigues

    Trabalho em um galpão logístico. A resolução rdc 52 se enquadra também a minha atividade/local de trabalho? empresas de minha região fornecem certificado e validade de até 4 meses. a desinsetização e desratização varia de acordo com local

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Rodrigues,

      A RDC 52 determina todos os aspectos que a empresa de controle de pragas deve seguir. Ela demonstra como uma empresa de controle de pragas deve proceder para ser uma empresa legalizada.

      Independente do segmento, ao contratar uma controladora de pragas o cliente deve verificar se a empresa que irá contratar está em acordo com todos as exigências desta lei.

      Cada segmento tem peculiaridades diferentes por isso a periodicidade de aplicação é determinada pelo tipo de ambiente controlado; isso sempre levando em conta as características químicas dos produtos domissanitários utilizados.

      Reply

Deixe seu comentário

6 + 1 =