Quais os profissionais responsáveis em uma dedetizadora?

Quais os profissionais responsáveis em uma dedetizadora?

Quando os insetos aparecem, você tenta acabar com eles usando soluções caseiras. No entanto, logo descobre que eles têm um exército muito mais forte que as “gambiarras” que você tentou usar. A alternativa mais eficaz, então, é pedir reforços a uma empresa controladora de pragas urbanas. Mas qual delas? Para te ajudar nesta tarefa, preparamos a série Dedetização de Confiança.

Você sabe qual é o profissional responsável por uma empresa de dedetização? E quais as capacitações destes funcionários? É o que abordaremos no último post da série Dedetização de Confiança.

De acordo com as Normas Técnicas que regem empresas controladoras de pragas urbanas, elaborado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), “toda empresa que atue neste setor deverá ter Responsável Técnico, legalmente habilitado, para o exercício das funções relativas aos aspectos técnicos do Serviço de Controle de Vetores e Pragas Urbanas, podendo ser os seguintes profissionais: biólogo, farmacêutico, químico, engenheiro químico, engenheiro agrônomo, engenheiro florestal, médico veterinário e outros profissionais que possuam nas atribuições do conselho de classe respectivo, competência para exercer tal função.”

Junto ao responsável técnico, trabalham os aplicadores de desifetantes domissanitários que devem ser capacitados para desempenharem a função de, armazenamento manipulação, transporte e aplicação de desinfestantes domissanitários.

A dedetizadora, segundo a normalização da Anvisa se responsabiliza “pelo treinamento dos seus funcionários, para habilitá-los à execução das atividades descritas, mantendo registros dos treinamentos efetuados”, dentre outras responsabilidades que podem ser conferidas na NORMA TÉCNICA PARA EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇO EM CONTROLE DE VETORES E PRAGAS URBANAS.

Outro assunto que muita gente se questiona ao contratar uma dedetizadora e que não poderiamos deixar de mencionar nesta série, diz respeito à garantia dos serviços. Sobre isso, as normas da Anvisa são claras ao dizerem que o prazo de garantia do serviço prestado dependerá da avaliação técnica, efetuada pela empresa e poderá constar no CERTIFICADO OU COMPROVANTE DE EXECUÇÃO DO SERVIÇO ou em documento à parte.

 

6 comments:

  1. AMANDA

    UM TÉCNOLOGO EM GESTÃO AMBIENTAL, OU AGRICULTOR PODE SER RESPONSÁVEL POR UMA DEDETIZADORA?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Amanda,

      Segundo RDC n.º 52 da ANVISA ele determina como aptos a responsabilidade técnica:

      “Seção III

      Definições

      Art. 4º Para efeito deste regulamento técnico, são adotadas as seguintes definições:

      X – responsável técnico: profissional de nível superior ou de nível médio profissionalizante, com treinamento específico na área em que assumir a responsabilidade técnica, mantendo-se sempre atualizado, devidamente habilitado pelo respectivo conselho profissional, que é responsável diretamente: pela execução dos serviços; treinamento dos operadores; aquisição de produtos saneantes desinfestantes e equipamentos; orientação da forma correta de aplicação dos produtos no cumprimento das tarefas inerentes ao controle de vetores e pragas urbanas; e por possíveis danos que possam vir a ocorrer à saúde e ao ambiente;”

      e

      “CAPÍTULO II

      DOS REQUISITOS PARA FUNCIONAMENTO

      Seção II

      Da Responsabilidade Técnica

      Art. 8º A empresa especializada deve ter um responsável técnico devidamente habilitado para o exercício das funções relativas às atividades pertinentes ao controle de vetores e pragas urbanas, devendo apresentar o registro deste profissional junto ao respectivo conselho.

      §1° Considera-se habilitado para a atividade de responsabilidade técnica, o profissional que possua comprovação oficial da competência para exercer tal função, emitida pelo seu conselho profissional.

      §2° A empresa especializada deve possuir registro junto ao conselho profissional do seu responsável técnico.”

      Ou seja, o conselho Regional que você efetuará seu registro que determinará sua capacitação para a função requerida.

      Reply
  2. Fabiano J R Silva

    Bom dia! qUAL SERIA UMA CORRETA DESCRIÇÃO DA FUNÇÃO DO PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELA APLICAÇÃO DOS PRODUTOS? OU SEJA, A PESSOA QUE IRÁ FAZER A DEDETIZAÇAO. QUAL É O CARGO OFICIAL QUE ESTA PESSOA DEVE SER REGISTRADA?
    OBRIGADO!

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Fabiano,

      Podem haver vários cargos dependente da descrição da atividade. Pode ser registrado como Controlador de Pragas, Dedetizador, Encarregado de Controlador, etc. Para escolha correta é necessário primeiramente haver uma descrição das atividades.

      Reply
  3. thedy

    boa tarde UM mei PODE EMITIR UM LAUDO OU CERTIFICADO DE PRESTAÇÃO
    DE SERVIÇO OU SOMENTE UMMICROEMPRESA?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Thedy,

      Qualquer empresa precisa seguir todos os aspectos listados na RDC n.º 52 da ANVISA. Cumprindo todos os aspectos a empresa está habilitada. Cumprindo esses aspectos a emissão de documentos torna-se regular.

      Reply

Deixe seu comentário

42 + = 48