PRAGAS DOMÉSTICAS – Comumente encontradas em cozinhas e despensas, as traças são difíceis de serem combatidas e podem causar prejuízos

PRAGAS DOMÉSTICAS – Comumente encontradas em cozinhas e despensas, as traças são difíceis de serem combatidas e podem causar prejuízos

Não estamos sós. Além da família e amigos, nossas casas frequentemente recebem outros hóspedes. Estes, um tanto quanto indesejados. São as formigas, baratas, pulgas e outras pragas domésticas. Mal sabemos, mas quem as convida para nossos lares, somos nós mesmos, através de simples descuidos que, se evitados, podem contribuir para reduzir estas pragas em nosso lar.

Hoje falamos das traças, um inimigo de roupas, livros e que sempre podem ser encontrados atrás de armários. Estes insetos, pertencentes à ordem das borboletas, que se desenvolvem seguindo um processo de metamorfose, passando pelas fases de ovo, larva, casulo e adulto, são os bichos que conhecemos como traça. O responsável por danificar as roupas é a larva da traça.

Para evitar o aparecimento dessa larva, a limpeza regular de armários e gavetas é fundamental. O uso do aspirador de pó pode facilitar o trabalho, e além de eliminar a sujeira, é possível também acabar com ovos e larvas de traças, entre outros tipos de insetos.

Evitar acumular papéis, jornais, revistas, livros pode ser uma saída. Mas nem sempre é possível nos livrarmos de documentos ou outros papeis importantes, por isso mantenha-os sempre em local seco, limpo e que receba luz do sol.

O ambiente que as traças preferem caracteriza-se por ser úmido e com poeira. Folhas picadas de capim limão, também conhecido como chá-de-estrada, capim-cheiroso, capim-cidreira (não confundir com erva cidreira) podem rechear saquinhos de tecido e virar sachês perfumados que vão afastar as traças e ainda perfumar gavetas e armários uma vez que elas não se dão muito bem com aromas cítricos.

Outros tipos de sachês como os feitos com serragem de cedro, grãos de pimenta-do-reino, lavanda e cravo também são muito eficazes e perfumados. O cedro, especificamente, ainda ajuda a combater o mofo. Cascas secas de limão também cumprem bem o serviço.

De maneira geral, muitos insetos domésticos não gostam de cheiros cítricos. Então, use e abuse dos óleos de menta, lavanda e cravo para desodorizar sua casa e afastar possíveis pragas. Cultivar pés de hortelã (especialmente a hortelã-pimenta), alfazema, louro, manjericão cânfora também podem ser uma ótima solução para manter insetos longe da sua casa. Tanto os óleos diluídos em água quanto as plantas e sementes transformadas em chás podem ser borrifadas em locais estratégicos da casa com o auxílio de um frasco com spray.

Estas dicas são muito úteis em casos em que temos pequenas infestações em casa. Mas se as pragas domésticas já tiverem infestado todo o ambiente e estiverem fora do seu controle, não deixe de buscar auxílio profissional.

Com informações de R7 e Umcomo

Deixe seu comentário

60 + = 62