Piolho de pombo pode sobreviver em outros ambientes?

Piolho de pombo pode sobreviver em outros ambientes?

Um leitor do Blog da Insetan tem problemas com piolhos de pombo em casa. A dúvida dele é se os ovos destes insetos parasitas conseguem eclodir, se desenvolver se proliferar dentro de caixas de papelão.
A especialista em controle de pragas urbanas e responsável técnica da Insetan, Viviane Avelar, explica que os piolhos de pombos são insetos pertencentes a ordem Mallophaga (que também são conhecidos por mastigarem pelos e penas. São insetos pequenos, com 1 a 11 mm, não têm asas e têm corpo achatado piloso com aparelho bucal mastigador bem forte).
Quando estes piolhos se reproduzem, colocam os ovos no corpo do hospedeiro, colado em pelos ou penas. Dos ovos nascem as ninfas que já têm um aspecto semelhante aos adultos (4 a 7 dias na fase de ovo, 15 a 20 na fase de ninfa e, depois, torna-se adulto (após duas trocas de casca – ecdises).
“Como regra, desde que nascem permanecem num só hospedeiro; no entanto, quando dois animais ficam em contato entre si, podem passar de um para o outro”, explica a bióloga.
Estes insetos se alimentam-se de pelos (espécies pilívoras) e de escamas da pele. As espécies penívoras ingerem produtos retirados das penas. Algumas espécies podem ingerir sangue que aflora na pele ferida do hospedeiro. As malófagas dos pombos são as que mais nos preocupam nos centros urbanos e são duas espécies mais encontradas parasitando essas aves: a Mallophaga columbicola e a Columbicola columbae.
“As malófagas não atacam o ser humano e nem transmitem doenças aos animais; contudo, quando a infestação nos pombos (por exemplo, com ninhos nos forros das casas, especialmente se houver frestas), for muito grande, o prurido que causam em seus hospedeiros é exasperante e eles se coçam sem parar, provocando queda desses insetos de seu corpo.”

Dessa forma é comum encontrarmos esses insetos aos milhares naquele ambiente e que podem cair desse forro nos recintos abaixo. Quando isso acontece, as malófagas rapidamente procuram se abrigar entre dobras de tecidos que possam existir nesse recinto.“Imagine o que vai acontecer se elas caírem em um quarto de dormir ou mesmo em uma sala onde haja sofás e quetais”, ilustra a especialista, “quando bate a hora da fome, essas malófagas procuram o que comer e talvez subam pelo corpo de alguma pessoa (especialmente se ela estiver dormindo) e vão tentar mordê-lo em busca de alimento. Obviamente não encontram o que procuram, mas daí o mal e o incômodo já está feito. Principalmente se esse hospedeiro errático for alérgico à picadas e mordidas de insetos. Como os ovos são colados às penas não é costumeiro encontra-los em outros locais fora o animal parasitado, como em caixas de papelão.

10 comments:

  1. Cleverson camargo Martins

    Peguei piolhos de pássaros aquele branquinho oq faço para elimina .

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Cleverson,

      Piolhos de aves são ectoparasitas de diversas espécies de aves. Para controlar de forma efetiva há de se realizar barreiras físicas impeditivas e entrada e nidificação das aves na área da edificação. É imprescindível a realização de remoção e limpeza de todo fôrro, beirais de madeira; retirando todos os ninhos e resíduos existentes. Após esse procedimento, deve ser realizada uma desinsetição específica em toda área, inclusive nas paredes para eliminar toda a infestação existente.

      Para o tratamento das picadas deve-se procurar um dermatologista de sua preferência que indicará o medicamento adequado ao seu caso.

      Reply
  2. Bruno Lopes Marques

    Impressão minha ou a pergunta não foi respondida? tenho esta mesma duvida.

    trabalho em um local que tem forro de pvc (com frestas) e que de vez em quando ouvimos passaros em cima. estou com muitas picadas no corpo e a dermatologista desconfia de piolho de pombo. a pergunta é: algum desses piolhos podem ter se escondido no tecido da minha roupa e terem se instalado na minha casa? eles sobreviveriam na minha casa sem nenhum hospedeiro? depois que tivessem na minha casa, em quanto tempo morreriam?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Bruno,

      Dificilmente poderia ter havido esse transporte passivo e consequente reprodução de piolho de aves desta forma relatada. Se houver infestação em seu ambiente de trabalho pode até ser que você tenha sido picado no local e então desencadeado alguma reação alérgica.

      Não tenho como precisar se há ou não infestação em seu local de trabalho ou até mesmo em sua residência. Também não há como determinar se essas “picadas” foram feitas por piolhos de aves.

      Reply
  3. Maria Nascimento

    Acredito que esta havendo uma infestação de piolho de pombos no meu quarto. Eu e meu filho ESTAMOS com muitas mordidas e PRURIDO pelo corpo. Fui ao dermatologista e a princípio, achavam ser alergia a ácaro. Só que eu comecei a encontrei MINÚSCULOS insetos na minha cama, travesseiro, enfim, DESFIZ de Tudo que havia no quarto mas os INSETOS estão lá. Consegui pegar um com uma fita adesiva. Tirei uma foto e ampliei. Parece muito com piolho de pombo. Infelizmente não sou profissional da área e não tenho essa certeza. Vocês poderiam Ajudar?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Maria,

      Você pode sim nos enviar a imagem para tentarmos realizar a identificação. Ressalto, que uma identificação adequada deve ser realizada utilizando lupa e o material deve estar intacta. Envie sua imagem via e-mail (tecnico@insetan.com.br) que vamos verificar a viabilidade de identificação e determinação da metodologia de controle mais adequado.

      Reply
  4. Vera

    Boa noite . Meu APArtamento está com infestação de piolhos de pombos , já usei k-otrine e como não resolveu paguei UMa empresa para vir dedetizar . Já fazem três dias que foi dedetizado e os piolhos estão por todo local inclusive no meu corpo. Sinto pulando e me PICANDO. Estou desesperada. Por FAVor me ajudem.

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Prezada Vera,

      O controle de piolhos de pompo consiste na remoção dos ninhos, e aplicação de inseticida líquido especifico para eliminação dos pilhos que ficaram no ambiente. Não sei qual foi o procedimento adotado pela empresa contrata por você, mas caso esteja em Belo Horizonte ou região deixe seu contato somos empresa especializada em controle desses insetos.

      Reply
  5. Gabriela

    Olá. Minha casa está infestada por piolhos de pomba. Já retirei o local onde as pombas estavam se alojando. Fiz e faço higienização constante em casa,mas tanto eu quanto meus filhos, continuamos a sentir as picadas.
    Por favor,me ajude.

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Prezada Gabriela,

      O controle desses insetos resume-se na eliminação dos ninhos, vedação dos acesso e controle químico especifico para eliminação dos piolhos que circulam no ambiente.
      Caso esteja em belo Horizonte ou região deixe seu contato, somos especialista no controle de aves e eliminação de sue ectoparasitas (piolhos etc.)

      Reply

Deixe seu comentário

- 7 = 1