Pergunte ao especialista

Pergunte ao especialista

pergunte-a-biologa Pergunte ao especialista Dicas Perguntas ao Especialista

Biologa Viviane Alves de Avelar em atendimento a um cliente

Aqui no blog da Insetan, além das dicas relacionadas às pragas urbanas, você também pode contar com o espaço para tirar suas dúvidas. Na seção “Pergunte ao Especialista”, suas perguntas são respondidas por nossos especialistas (biólogos, veterinários e técnicos responsáveis) .Veja abaixo as últimas perguntas enviadas, participe você também!

Pergunta enviada por Patrícia Lopes

A dedetização para o controle de baratas em um condomínio deve ser realizada com que frequencia? E em caso de restaurante? Qual a toxicidade para os moradores de um condomínio que costuma realizar dedetizações com um intervalo menor que 3 meses?

Patrícia,

Desinsetizações em condomínios podem ser realizadas em intervalos médios de 4 a 6 meses entre as aplicações para controle de baratas. O controle de escorpiões deve obedecer a intervalos menores entre as intervenções (produtos microencapsulados específicos para escorpiões possuem um residual menor).

Controles em restaurantes devem ser feitos, em média, mensalmente, mas, para determinar com exatidão, toda área deve ser inspecionada para verificar a situação de infestação, assim como as questões estruturais da edificação que podem interferir no processo.

Não há nenhum problema em relação a toxicidade para os moradores nesta periodicidade de aplicação. Para ter completa segurança devem ser observadas questões relativas ao produto adequado (somente podem ser utilizados produtos Domissanitários – que possuem registro no Ministério da Saúde), além da segurança no momento da aplicação.

Ressalto que após 24 horas da aplicação de produtos domissanitários não possui nenhum problema de toxicidade para os moradores, inclusive para bebês.

Recomendo leitura do artigo postado em nosso blog intitulado: Orientações sobre desinsetizações líquidas

Atenciosamente,

Viviane Alves de Avelar

Bióloga – Responsável Técnico

CRBio16.441/4-D

Pergunta enviada por Rosangela Nicoletti:

Bom dia. Preciso de ajuda para acabar com uma infestação de pulgas em minha casa.
Eu tinha um gatil que hoje está desativado e foi com ele que vieram as pulgas. Tenho também uma cachorrinha de raça bem pequena e não consigo acabar com as pulgas que ficaram nela. Já passei frontiline e fizemos 2 dedetizações com um produto chamado deca plus. Acho que o intervalo entre as aplicações foi errado talvez.

Quero saber se existe um produto mais forte para ser passado na casa toda, móveis e também um outro remédio para passar nela?

Agradeço se puderem me ajudar.

Obrigada.

Rosangela,

A aplicação no animal deve ser monitorada e realizada por um médico veterinário de sua confiança e no mesmo dia da aplicação em sua residência. Aplicações em dias diferenciados propiciam reinfestações no animal ou na área que passou primeiramente pelo tratamento.

No ambiente, a aplicação deve ser realizada de forma minuciosa em toda área, enfatizando os pontos de “cama” dos animais, assim como possíveis frestas existentes nos assoalhos.

O produto utilizado é um piretróide de uso agrícola. Ele não é recomendado para uso domiciliar. No meio urbano só é permitido o uso de produtos domissanitários. A aplicação de produto domissanitário deve ser realizada por profissional capacitado e pode ser realizada de duas formas:

1) Aplicação única com produto de grande efeito residual para que possa atingir nosso indivíduo após eclosão de ovos e pupas.

2) Duas aplicações de produto não residual em intervalos médios de 10 dias entre as aplicações.

Entre em contato conosco que temos a solução do problema relatado.

Colocamo-nos à disposição para demais esclarecimentos, subscrevemos,

Atenciosamente,

Viviane Alves de Avelar

Bióloga – Responsável Técnico

CRBio16.441/4-D

Pergunta enviada por Silvia Lopes:
Tenho uma empresa de alimentos em construção de alvenaria, piso cerâmico, paredes azulejadas, equipamentos de inox, ferro e mármore.

Estou tendo problemas com o aparecimento de um bichinho pequeno, marrom, com 3 mm de comprimento, que voa. Quando ele anda, estica um pescocinho e quando tocado encolhe este pescoço e fica com 2 mm, com as pontas de ambos os lados arredondadas.Levei-os a uma empresa dedetizadora em minha região e me disseram que é uma broca, que se alimenta de madeira e cereais.Os produtos cereais que utilizo têm giro rápido e não apresentam nenhum inseto. As únicas madeiras que posso ter dentro são as esquadrias de ar condicionado.

Tenho tentado usar inseticida em spray, mas não está resolvendo.

Gostaria de obter uma ajuda. Agradeço imensamente.

Silvia Lopes

Sìlvia,

Analisando a sua mensagem, acredito ser sim um coleóptero que se alimenta de cereais ou farináceos. Coleópteros que se alimentam de madeira também têm essas características citadas, mas há menor probabilidade, conforme descrição feita.

É importante salientar que cada espécie de praga possui hábito alimentar e de vida específicos e devem ser controlados observando a peculiaridade da praga. Encontramos Coleópteros que se alimentam de grãos em diferentes matérias-primas utilizadas na fabricação de alimentos. O importante é observar a matéria-prima que está servindo como fonte alimentar e descartá-la.

Após o descarte, o local de armazenamento deve ser higienizado e deve passar por uma aplicação espacial (atomização) em toda área. De acordo com a espécie também devem ser observados todos os locais de possíveis depósitos de pó, como canaletas, frestas em geral.

É importante salientar que um diagnóstico correto e preciso da área e da forma de aplicação mais adequada só poderá ser realizado após vistoria no ambiente, verificação de todos os aspectos estruturais do lugar e da identificação correta da praga. Essa identificação não é precisa através de descrição ou foto somente; esses dados auxiliam, mas não podem ser conclusivos.

Nossa equipe de profissionais está sempre disponível para ajudar nossos clientes. Caso necessite de mais alguma informação estaremos sempre ao seu dispor.

Atenciosamente,

Viviane Alves de Avelar

Bióloga – Responsável Técnico

CRBio16.441/4-D

52 comments:

  1. rosania

    minha casa esta enfetada de pulgas ja usei de tudo butox,triatox,nocalt nada funcionol meus dois cachorros estao infetados e agora as pulgas estao atacando a gente me ajude mande o nome de um remedio para que eu possa detetizar minha casa grata Rose

    Reply
    1. insetan

      Rose,

      Bom dia,

      O controle de pulgas deve ser realizado de forma sistemática e adequada. Esses insetos possuem quatro fases de vida (ovo – larva – pupa – adulto) e elas se desenvolvem da seguinte forma:

      – Ovos, Larvas e Pupas – no ambiente
      – Adulto – no animal;

      O tratamento do ambiente deve ser realizado no mesmo dia que o tratamento realizado no animal e o veneno utilizado no ambiente pode ser de grande efeito residual (realizando uma aplicação única) ou de pequeno efeito residual realizando duas aplicações seguidas em intervalos de médios de 10 dias.

      Realizando aplicação adequada (com produtos específicos e metodologia adequada) de veneno no ambiente e de medicamentos no animal você conseguirá sucesso no controle.

      Caso more em MG, entre em contato conosco que temos a solução para o questionamento levantado.

      Sempre à disposição,

      Viviane Alves de Avelar
      Bióloga / Responsável Técnica
      CRBio16.441/4-D

      Reply
  2. Gabriela

    Olá,na minha casa tem azulejos na parede e hé muita formiga dentro de uns buraquinhos,também em armarios e na sala,e dentro de um armario que é de Ferro está com um cheiro forte de barata,tem algum produto que possa passar na casa para matar essas pragas?me ajude o que faço?

    Reply
    1. insetan

      Gabriela,

      Bom dia,

      Formigas são realmente comumente encontradas sob azulejos e demais orifícios observados nos mais diversos ambientes. O controle de formigas deve ser sistemático e abrangente utilizando o produto adequado e complementar podendo ser nas formulações líquidas ou gel.

      Com relação ao controle de baratas, a primeira coisa que deve ser considerada é a espécie de barata infestante para que o controle seja efetivo a esta espécie. Caso você resida em MG, entre em contato conosco que temos todas as soluções para os problemas apresentados.

      Sempre à disposição,
      Viviane Alves de Avelar
      Bióloga / Responsável Técnica
      CRBio16.441/4-D

      Reply
  3. Samuel Oliveira

    Trabalho na FUNASA e a pouco dias comecei a trabalhar com alfacipermitrina, tenho quadro de renite alérgica, depois que borrifei algumas casas comecei a sentir o parte do meu corpo arder, boca seca, as narinas arde, e as vezes dor de cabeça, sera que sou alérgico ao inseticida ou e porque comecei a manusear agora.(obs) trabalhamos com os equipamento de proteção tudo certinho.

    Reply
    1. insetan

      Samuel,

      Possivelmente você seja hipersensível a Piretróide. A utilização de equipamentos de proteção individual (verifique que seu EPI possui CA – Certificado de Autorização, expedido pelo Ministério do Trabalho) minimiza enormemente o desencadeamento de reações alérgicas a este composto. Lacrimejamento, Rubor facial, coriza, tosse e espirros são alguns sintomas desencadeados por hipersensibilidade. Saliento, que estes sintomas também são desencadeados por outros fatores e doenças. O ideal é que você procure auxílio médico com a ficha técnica do produto utilizado, solicite que seja realizado alguns testes alérgicos para se certificar sobre a possibilidade de hipersensibilização.

      Caso necessite de mais algum auxílio gentileza contatar nossa equipe técnica.

      Att,

      Viviane Alves de Avelar
      Bióloga / Responsável Técnica
      CRBio16.441/4-D
      Tel.: (31)3423-2500 / (31)9361-8427

      Reply
  4. gisele

    Boa tarde,gostaria de saber qual tipo de remédio que posso colocar nos meus armários
    pois chamei um técnico e ele detectou um bichinho que entra dentro dos meus cereais e voa . Gostaria de eu mesma passar um produto para exterminá-los.
    Obrigada.

    Reply
    1. insetan

      Gisele,

      Somos empresa especializada em serviços de controle de pragas urbanas. O controle deve ser realizado de forma profissional para que se atinja a eficiência desejada e esperada. Para tanto é necessário que se utilize produtos profissionais e de uso restrito a empresas especializadas. Esses produtos não podem ser vendidos a consumidor final pois tem que ser monitorados e adequadamente preparados por um Responsável Técnico.

      Para que você consiga solucionar os problemas pontuados entre em contato conosco e faça um orçamento para realização dos serviços em sua área.

      Nossa equipe está sempre pronta a atende-lo.

      Att,

      Viviane Alves de Avelar

      Bióloga / Responsável Técnica

      CRBio16.441/4-D

      Tel.: (31)3423-2500 / (31)9361-8427

      Reply
  5. Giuliano Leite

    Boa tarde!

    Estou com problemas de carrapatos nos meus cachorros. Não consigo controlá-los com front line ou algo do tipo. Me indicaram o Deca Plus para a pulverização no ambiente e não neles. Posso diluí-lo em uma proporção menor, pois ví que ele é perigoso.

    Grato

    Reply
    1. insetan

      Giuliano,

      O controle de carrapatos deve ser realizado forma abrangente tanto no animal quanto no ambiente, pois esse ectoparasita possui uma fase de seu ciclo de vida ocorrendo no ambiente. Deve ser realizado no mesmo dia e de forma adequada (somente controle no animal não é suficiente).
      O controle do animal deve ser realizado em uma clínica de sua confiança e o controle do ambiente por uma empresa especializada, que possui todo know how necessário. Deve ser realizado com produtos domissanitários adequados a esse tipod e controle.
      Entre em contato conosco para que possamos orçar um controle em seu ambiente.

      Reply
  6. natalia

    ola! estou muito preocupada! aqui na minha região esta tendo muito escorpião .hoje encontrei um em cima da cama da minha filha o que faço estou muito preocupada. me disseram que não adianta detetização,e perder dinheiro. não mata eles. ja pensei ate em comprar 2 galinhas,que são os seus predadores. me ajude por favor. obrigada. natalia!!!

    Reply
    1. insetan

      Natália,

      O controle de escorpiões deve ser realizado através de uma soma de atividades. O Manejo Ambiental com a retirada de todos os locais de abrigo deve ser realizado assim como todo correto Manejo do lixo e demais resíduos de modo a evitar formas de atratividade de baratas (alimentos preferenciais de escorpiões na área urbana) e por conseqüência os escorpiões.
      Somado a essas atividades deve ser adotado um controle químico com produto registrado no Ministério da Saúde para controle de Escorpiões (há vários produtos testados e registrados pelo Ministério da Saúde para o controle desta praga).
      Quanto o controle natural utilizando galinhas pode ser utilizado mas não é eficaz devido a diferença de horários de atividades (a galinha possui hábito diurno e o escorpião noturno). A galinha só consegue predar o escorpião quando, durante o ato de ciscar o encontra.

      Reply
  7. FERNANDO OLIVEIRA

    PRECISO SABER QUAL O HORARIO DE FAZER A DETETIZACAO EM LANCHONETES E COMERCIO OBRIGADO..

    Reply
  8. Roberta

    Olá, eu tenho uma casa grande, que está INFESTADA de carrapatos, já tive dois cachorros e eles morreram por causa disso… Só que eu preciso de um cão de guarda, mas tenho medo que aconteça o mesmo com ele, então queria saber se dedetização é eficaz, e com que frequencia devo fazer essa dedetização.

    Reply
  9. DANIEL FERNANDES

    Quantas vezes ao ano e necessário uma dededização para acabar com pragas comum do dia a dia, (baratas, aranha, formigas, ratos etc.) sendo um local comercial sem manipulações de alimentos. E qual tem mais eficacia o ecológico ou o toxico. Desde já agradeço.

    Reply
  10. Isabella

    É possível para uma indústria de alimentos que ela própria faça o seu controle de pragas ou é obrigatória a contratação de uma empresa especializada?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      O auto serviço é proibido pela legislação vigente. Toda prestação de serviços de controle de pragas urbanas deve ser realizado por empresa especializada e legalizada conforme RDC nº 52 do Ministério da Saúde. Entre em contato com nossa Central de Atendimento que possuímos condições especiais para serviços em empresas do setor alimentício: http://www.dedetizacaoinsetan.com.br/contato/

      Reply
  11. Arthur

    Sou síndico e meu funcionário realiza a dedetização de 15 em 15 dias. Isso pode ser prejudicial? Esse tempo curto pode nos acarretar problemas? Grato.

    Reply
  12. Claudio Gregório de Almeida

    Olá, boa noite. Gostaria de saber se você me indica um veneno para matar carrapatos.

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      O controle de ectoparasitas (pulgas e carrapatos) deve ser realizado de forma abrangente e adequada devido às características biológicas destas pragas. O controle ambiental deve ser sincronizado ao controle nos animais para evitar risco de novas infestações no ambiente e nos animais. Os produtos químicos utilizados devem ser determinados e de responsabilidade do Responsável Técnico da empresa contratada. Contate nossa Central de Atendimento através do telefone (31) 3423-2500 que especificaremos todos os aspectos de controle num orçamento para o tratamento ambiental da área infestada.

      Reply
  13. mary

    Os inseticidas podem ser aplicados na área de produção de uma fábrica?

    Reply
  14. kassia

    Acabei de colocar a mão no gel de dedetização e levei a mão à boca. Tem algum risco?

    Reply
    1. agencia

      Boa tarde Kássia,

      Não há nenhum risco, pois você já realizou a higienização. O risco para contato com gel se dá por meio da ingestão do produto. Portanto, fique tranquila.

      Obrigada por nos enviar a sua dúvida. Atenciosamente,

      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnica – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

      Reply
  15. Pietra

    Olá, alguém pode me ajudar? A gatinha do meu irmão está cheia de pulgas e ela sobe em tudo. Eu queria saber se as pulgas podem ou não ficar em pessoas e em cobertores e sofás!

    Reply
    1. agencia

      Boa tarde Pietra,

      Sim, as pulgas podem permanecer nas cobertas em que o animal tem acesso, principalmente quando dos estágios imaturos de seu desenvolvimento.
      O controle de ectoparasitas (pulgas e carrapatos) deve ser realizado de forma minuciosa e abrangente. Deve ser aplicado produto específico em todos os locais de alojamento das formas intermediárias (ovos, larvas e pupas): frestas de todo o piso. A aplicação deve ser realizada como se estivéssemos “regando” todo piso e devem ser realizadas 02 aplicações em intervalos médios de 15 dias.
      Nos dias da aplicação ambiental o animal deverá ser tradado numa clínica veterinária pois ele estará infestado pelas formas adultas que poderão reinfestar o ambiente.
      Fale com uma de nossas Assistentes Comerciais, pelo telefone 3423-2500, elas estão à sua disposição para lhe propor o plano de serviços mais adequado para solucionar este problema.

      Obrigada por nos enviar a sua dúvida. Atenciosamente,

      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnico – CRBio 1.441/4-D
      (31) 3423-2500

      Reply
  16. Bruna

    Boa tarde, o piso do meu apartamento é todo de taco de madeira e estou com infestação de pulgas. Já dedetizei o apartamento, já usei vários tipos de antipulgas no meu cachorro (frontline, revolution, oral) mas, nada adianta, pois a casa está infestada. Então, me indicaram lavar a casa com Deca plus, funciona? Por favor, me ajudem! Tenho um cachorro, uma filha de 2 anos e estou grávida, então não posso correr o risco de passar mais produtos tóxicos que não vão resolver o problema! Obrigada!

    Reply
    1. agencia

      Boa tarde Bruna,

      O controle de ectoparasitas (pulgas e carrapatos) deve ser realizado de forma minuciosa e abrangente. Deve ser aplicado produto específico em todos os locais de alojamento das formas intermediárias (ovos, larvas e pupas): frestas de todo o piso. A aplicação deve ser realizada como se estivéssemos “regando” todo piso e devem ser realizadas 02 aplicações em intervalos médios de 15 dias.
      Nos dias da aplicação ambiental, o animal deverá ser tradado numa clínica veterinária, pois ele estará infestado pelas formas adultas que poderão reinfestar o ambiente.
      Fale com uma de nossas Assistentes Comerciais, pelo telefone 3423-2500, elas estão à sua disposição para lhe propor o plano de serviço mais adequado para resolver este problema.
      Obrigada por nos enviar a sua dúvida. Atenciosamente,

      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnico – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

      Reply
  17. Alessandra

    Bom dia! Meus cachorros e gata estão com pulgas.
    Nunca tiveram antes, mas mudamos para um apartamento com chão de taco e elas já estavam lá há tempos sem que pudéssemos saber.
    Gostaria de saber se o Decaplus for usado, meu filho de 1 ano e 6 meses poderá ter contato normal com o ambiente.
    Eu me preocupo porque ele sentará no chão e levará as mãos ao chão e em seguida à boca. Depois que o produto for aplicado e tiver secado, ele continua oferecendo riscos para o bebê?

    Reply
    1. agencia

      Boa tarde Alessandra,

      Nenhum tipo de produto veterinário é recomendado para utilização domissanitária. Em residências devem ser utilizados produtos domissanitários registrados no Ministério da Saúde. O produto Decaplus é de uso exclusivamente veterinário e, portanto, não deve ser utilizado em sua casa.O controle de ectoparasitas deve ser realizado por empresa especializada e precisa haver duas intervenções em um intervalo médio de 15 dias entre as aplicações.Caso esteja em Belo Horizonte ou Região Metropolitana, entre em contato com uma de nossas Assistentes Comerciaia, elas estão à disposição para lhe propor o plano mais seguro e adequado para solucionar o problema apresentado.

      Obrigada por nos enviar a sua dúvida.

      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnica – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

      Reply
  18. Roberta Fernandes

    Bom dia.
    Tenho 05 cachorros, meu terreno é grande, eles estão infectados com pulgas e carrapatos. Desejo saber o nome de um veneno que possa aplicar neles e no ambiente para acabar com estas pragas.
    Obrigada.

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Roberta, os produtos registrados no ministério da saúde são de venda restrita devido à necessidade de treinamento para aplicação. Procure uma empresa especializada para verificar seu caso em particular. É importante ressaltar que o controle destas pragas só é eficiente se realizado tratmento no ambiente e tratamento veterinário nos animais. Agende uma visita com profissional treinado e aproveite para levar seus animais em uma casa veterinária de sua confiança. Combatendo pulgas e carrapatos no ambiente e nos animais você conseguirá livrar sua casa destas pragas.

      Reply
  19. valdeir barbosa

    oLA bom dia,

    trabalho em uma empresa de técnico em segurança do trabalho e estamos com um grande problema com animais peçonhentos, principalmente escorpiões e lacraias no alojamento, precisamos fazer a dedetização de quanto em quanto tempo para exterminarmos esse animais ?
    qual o tipo de veneno que podemos usar?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      É recomendado que o serviço de desinsetização para estas pragas seja realizado com periodicidade mínima trimestral. O produto a ser utilizado deve ser registrado no ministério da saúde e com uso recomendado e autorizado para a praga alvo. Estes produtos possuem venda restrita a empresas e entidades especializadas, já que sua manipulação e utilização podem ser feitas apenas por profissionais treinados.

      Reply
  20. Alexandre

    Bom dia.

    tenho um restaurante e o comercio do lado que lida com estoques com caixas etc vivem jogando naftalina em grande quantidade.
    baratas e outros bichos correm pra se refugiar no meu restaurante.
    já perguntei se eles estão detezindando, para q eu tbm faça a minha e evite esse contrangimento.
    mas eles sempre negam.

    O que posso fazer e qual a responsabilidades deles?

    obrigada

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      A nafitalina é um repelente químico, não leva os insetos ao óbito, o que pode fazer com que estes animais se refugiem em outros locais como edificações vizinhas. Alguns estabelecimentos, como do setor alimentícios e medicamentos são obrigados a realizarem o controle períodico de pragas, outros não. No caso de depósitos, se estocam alimentos ou medicamentos precisam sim realizar o controle, caso não, o controle seria feito por bom senso. Realize a desinsetização periódica de seu estabelecimento e utilize de técnicas para impedir o acesso e a proliferação de insetos no local, como instalação de telas em ralos, calhas e janelas, mantenha o local sempre limpo e organizado, realize triagem de mercadoria eliminando caixas de papelão e de verduras antes de estocar em seu depósito, matenha os resíduos sólidos armazenados em recipientes com tampa até receberem a destinação adequada, evite acúmulo de materias em desuso e substitua os desgastados, vede possíveis frestas e aberturas em azulejos e sob pias. Estes cuidados são responsáveis pelo controle de 80% de possíveis infestações no seu restaurante.

      Reply
  21. Mercia

    Olá
    Estou MUITO ASSUSTADA ONTEM EU TINHA POSTO UMAS toalhaS DE BANHO NA MAQUINA PRA LAVAR, TINHA FALTADo ÁGUA EU DEIXEI PRA LAVAR HOJE QUANDO EU FUI POR SABÃO NA maquina PERcEBI QUE TINHA MUITOS COCÔ DE RATO Encima DAS ToALHAS TIREI AS TOALHAS AOs POUCOs E tinha MAIS COCÔ ENTRE UMA TOALHA E OUTRA coloquei A MAQUINA PRA lavar COM 2 LITRO DE CANDIDA, Ñ SEI COMO aquele RATO CONSEGUI ENTRA NA MAQUINA O QUE FAÇO JOGO AS TOALHA FORA? TENHO pavor DE RATO . É UM RATO só QUE TEM NA LAVANDERIA O qUE faço?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Boa tarde, realize a lavagem normal nas toalhas e pode realizar também a desinfecção com uma solução de água sanitária (cuidado para não manchar). Através da observação do tamanho das fezes é possível identificar a espécie de roedor presente. No caso de ser espécie do gênero Rattus (ratazanas ou ratos pretos), a presença é associada a mais de um indivíduo, já que estes vivem em colônia. No caso de camundongo (da espécie Mus musculos) pode se tratar de um ou um casal de indivíduos. A correta identificação da espécie irá implicar na melhor metodologia de controle a ser adotada. Solicite uma visita para seu caso específico através do número 3423 2500. De maneira alguma utilize de produtos proibidos por lei para o controle de roedores.

      Reply
  22. Tamires

    Olá, gostaria de saber como faço para acabar com uma infestaçao de bichos do mofo, a 1 ano venho tentando eliminar esses bichos, mas nao estou conseguindo, pq eles se reproduzem muito rapido, e ficam em todos os meus moveis, nao tem mofo aqui em casa, surgiram pq morava numa casa muito umida, troquei de casa mais os bichos ficaram nos moveis.gostaria de uma dica de algum produto. Obrigada.

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Olá, Tamires!
      Acredito que o inseto que você denomine como bicho do mofo se trate de Psocóptera. O controle deve ser realizado de forma minuciosa, por empresa tecnicamente adequada pois alojam-se em frestas de acabamentos de armários embutidos, carpetes e demais locais onde se observa alto grau de umidade. Necessitam de bolor para sua alimentação.
      Envie seu contato telefônico que temos a solução para o problema apresentado.
      Abraço.

      Reply
  23. Thais

    Estou com muitos insetos em casa..lacraias ..formigas …. besouro..como faço?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Thais,
      Caso esteja em MG, envie seu contato telefônico que a Insetan tem a solução para o controle de pragas de sua residência.

      Reply
  24. Michel

    Qual o MELHOr veneno para combater o mosquito da dengue . As larvas e melhor veneno líquido ou em pó. E qual veneno? Desde já agradeço.

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Michel,
      O controle de mosquitos deve ser realizado com uma somatória de ações que se complementam. A eliminação de criadouros é o ponto primordial. Os produtos químicos para tratamento focal (controle de larvas) podem se apresentar em diferentes formulações (Grânulos impregnados, BTI, formulações líquidas). A indicação do tratamento deve ser realizada pelo Responsável Técnico da empresa controladora.

      Reply
  25. Carolina

    Estou com varios bichinhos minusculos andando nas minhas paredes, moveis e ate nas panelas embaixo da pia. Reformamos o apartamento a pouco Tempo e consertamos uma das paredes mais umidas, porem mEsmo apos reformado e pIntado eles voltaram a aparecer no mesmo lugar e em outrOs que nunca haviamos visto. Coloquei aparelho anti mofo key west e secar nos armarios, mas Eles continuam aparecendo. Chamei uma empresa para analise e o biologo disse que realmente e bicho do mofo e que eles farao a aplicacao De Bifentrina pulverizando em todas as paredes de todos os comodos. Voces acham que vai resolver?! Ou que vcs me sugerem?! Obrigada!!

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Carolina,

      Apenas pela descrição acima não consigo precisar exatamente a espécie desses “bichinhos” observados. Seria necessário uma avaliação mais adequada in loco para que verificando a amostra seja determinado o controle adequado.

      Supondo que a infestação seja por Psocóptera o mais importante é a técnica adequada de aplicação com produto domissanitário.

      Caso esteja em MG envie seu contato que temos a solução técnica adequada.

      Reply
  26. Bruna

    Bom dia, GOSTARia de saber se o uso de sbp spray na casa fornece risco ao meu bebe ? Caso fique resíduos nos moveis e etc

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Bruna,
      Bebês não deve ser expostos a nenhum tipo de produto químico devido a sensibilidade geral de seu organismo. A questão respiratória quando da aplicação do produto é mais significativa que os pequenas gotículas de resíduos que por ventura possam cair (a não ser que você tenha aplicado diretamente sobre o mobiliário significando uma quantidade maior e mais significativa de resíduo).
      Evite aplicar produtos químicos na presença de seu bebê.

      Reply

Deixe seu comentário

43 + = 48