Pergunte ao Especialista: Como posso acabar com os escorpiões?

Pergunte ao Especialista: Como posso acabar com os escorpiões?

Seja bem-vindo à seção “Pergunte ao Especialista”! Aqui você tira todas as suas dúvidas sobre insetos e pragas urbanas. Mande suas perguntas para a gente!

escorpiao_amarelo Pergunte ao Especialista: Como posso acabar com os escorpiões? Perguntas ao Especialista

 

Dúvida:
Moro na cidade de Americana, em São Paulo, me mudei faz seis meses para uma chácara onde há uma quantidade imensa de escorpiões. Já fui picada três vezes e não procurei o médico; já meu padrinho foi picado, não aguentou de dor e teve que ir para o hospital. Eu tenho três filhos e tenho muito medo deles serem picados. Comprei muitos tipos de veneno, deu uma diminuída, mas ainda continua tendo (há uns tempos atrás matamos seis num único dia). O que devo fazer? Que tipo de veneno devo usar para dar fim nessas pragas? Aguardo resposta. Obrigada.
Pergunta enviada por Tábata

Resposta:
Os escorpiões são animais carnívoros e alimentam-se, no meio urbano, basicamente de baratas (insetos que devem ser controlados juntamente aos escorpiões). O controle deve ser realizado somente com produtos domissanitários que possuem registro na ANVISA para controle de escorpiões, pois estes têm capacidade de perceber a existência de inseticidas comuns no ambiente e podem permanecer no interior de suas “tocas” por um período de até um ano e meio sem se alimentar. Junto a esse controle devem ser adotadas medidas físicas como telagem de ralos e eliminação de fontes de abrigo para que o ambiente torne-se impróprio ao alojamento de pragas oriundas de ambientes não tratados.
Entre em contato com uma empresa de controle de praga que atue em sua região para obter um serviço profissional.

4 comments:

  1. janete

    moro em paranagua no pr ontem fui lavar a louca e encontrei um escorpiao dourado. Em cima da pia fiquei preopada pois numca tive essa esperiencia tenho filhos e meu quintal nao tem piso como posso dar fim a esses inveryebrados??por favor me ajudem estou desesperada.

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Janete, de imediato você pode agir em alguns pontos através do manejo do ambiente de maneira a dificultar o acesso e permanência destes animais na sua residência. Procure manter seu quintal limpo, livre de entulhos como pedras, madeira e vegetação densa. A instalação de telas em ralos e caixas elétricas, de esgoto e gordura impedem o acesso destes animais. Escorpiões são atraídos principalmente por baratas, de forma que o combate às baratas auxilia diminuindo a possibilidade de incidência de escorpiões. A recomendação para controle é realizar o tratamento com freqüência mínima semestral através de empresa especializada que irá utilizar produtos registrados no Ministério da Saúde e com uso recomendado para controle de baratas e escorpiões.

      Reply
  2. Kenia

    MINHA CASA É NO INTERIOR DO ES, PERTO DE UMA MATA PEQUENA, A CIDADE ENCONTRA-SE CHEIA DE GRILOS E COMEÇARAM A APARECER COM FREQUENCIA ESCORPIOES NA VIZINHAÇA, DE TAMANHOS SIGNIFICATIVOS. TENHO UM CACHORRO DE GRANDE PORTE E DE UMA HORA PRA OUTRA ELE COMEÇOU A FAZER FEZES E URINA NOS PORTÕES DE ENTRADA. TODOS OS VIZINHOS ESTÃO ENCONTRANDO EM SUAS CASAS ESCORPIOES E NA MINHA GRAÇAS A DEUS AINDA NÃO ENCONTREI. SERÁ QUE TEM A VER COM O QUE O MEU CACHORRO ESTA FAZENDO?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Kênia,

      O comportamento de seu cão é geralmente observado em machos que encontram-se demarcando território. Nada tem a ver com infestação e/ou repelência a escorpiões.

      Esses escorpiões encontrados possivelmente estão adentrando as residências em busca de alimento (que como relatado tem sido encontrados com abundância – infestação de grilos).

      Recomendo que procurem uma empresa devidamente legalizada de sua região para que seja realizado um controle adequado, com produto domissanitário específico (registrado no Ministério da Saúde) e então seja observado o controle dos escorpiões. Recomendo, que juntamente a esta medida sejam realizadas medidas ambientais que eliminem os focos de alojamento destas pragas no interior das edificações.

      Reply

Deixe seu comentário

+ 38 = 43