Pergunte ao Especialista: Barbeiro

Pergunte ao Especialista: Barbeiro

dedetizacao-bh Pergunte ao Especialista: Barbeiro Perguntas ao Especialista Seja bem-vindo à seção “Pergunte ao Especialista”. Aqui, você tira todas as suas dúvidas sobre insetos e pragas urbanas; é só você mandar suas perguntas para a gente.

Dúvida:

Li uma reportagem sobre o \”Barbeiro\”, que é uma praga atinge não só o Brasil. Além da contaminação de alimentos como o Açaí o risco direto aos humanos é grande. Não poderia ser evitado o contato com as pessoas simplesmente com tela já que o controle químico depende de custo e logísticas difíceis fora do alcance de muitos? (pergunta enviada por Angelo)

Resposta:

Angelo,

Bom dia,

A ordem Hemíptera é uma ordem que compreende mais de 65.000 espécies que possuem hábitos de vida diferenciados entre si.

O sucesso do controle de qualquer tipo de praga é sempre uma soma de atividades que se complementam de forma segura e eficiente. Nenhuma atitude isolada será realmente eficaz ao controle.

Pelo seu relato, acredito que esteja falando de Triatomínios, Panstrogylus ou Rhodnius, que são alguns gêneros vetores do protozoário Trypanosoma cruzi causador da doença de chagas.

Para o controle deste “barbeiro”, medidas apenas físicas não são suficientes. Há necessidade de medidas culturais, químicas e também de infraestrutura. Quanto melhor a estrutura da edificação menos vulnerável será ao alojamento do barbeiro, o que não impede sua entrada, mas dificulta o alojamento (quanto maior quantidade de frestas, maior a possibilidade de entrada e alojamento).

Quanto à contaminação oral, é possível acontecer quando ingerimos alimentos contaminados com fezes de triatomínios infectados (penetração do parasito pela mucosa da boca íntegra ou lesada). Para quediminua o risco da contaminação por alimentos, o controle químico junto ao manejo adequado e correto dos alimentos é a forma mais correta e adequada de ação.

Deixe seu comentário

- 3 = 1