Pergunte ao especialista

Pergunte ao especialista

pergunte_ao_especialista Pergunte ao especialista Perguntas ao Especialista

Para tirar as suas dúvidas sobre dedetização e pragas urbanas, o blog da Insetan separou uma seção para responder perguntas. O “Pergunte ao especialista” reúne respostas cedidas pela equipe Insetan para te ajudar a combater as pragas urbanas.

Pergunta enviada por Adriana Anacleto de Carvalho:

Estou com problemas com camundongos. Não descobri quantos são, mas ele ou eles estão passeando pela casa toda, mesmo nos locais onde não existem alimentos. Não estou deixando nada sobre a pia da cozinha e meu lixinho ficam fechado, meus armários não têm frestas suficientes pra eles entrarem e não existe vestígio de que tenham entrado, além disso não tenho nenhum animal em casa. Não sei de onde eles estão retirando alimento, já que tenho a impressão que se instalaram dentro de casa. Estou com dúvidas quanto ao modo de desinfecção das roupas, utensílios e objetos em geral e o que faço pra acabar com eles visto que não tenho como pagar uma empresa para tal. A minha preocupação é ainda maior por ter um bebê de seis meses. O que faço? Me auxilie, por favor!

Adriana,

Pode ser que tenha entrado num momento em que alguma porta de sua residência estava aberta, ou até mesmo vindo de modo passivo (“carona”) com algum material adquirido.

Se for realmente camundongo pode ter feito ninho em sofás, armários, forno de fogão, atrás de geladeira. Camundongos têm muita afinidade com o homem por isso a facilidade de conviver no interior de residências.

O ideal é realmente contratar uma empresa de controle de pragas para que seu problema seja resolvido. Caso não tenha condições verifique com a Regional responsável pela área de sua residência, porque algumas vezes eles prestam atendimento.

Quanto à higienização deve ser criteriosa. Recomendo que você faça o controle o quanto antes já que seu bebê está na fase de engatinhar no piso (este fato pode acarretar algum problema de saúde na criança). Lave toda roupa dos armários onde está verificando sua ação com abundância de sabão, se possível utilize algum alvejante e água quente como forma de esterilizar a roupa (principalmente da criança). No piso limpe-o com bastante cautela utilizando cloro ou outro similar.

Atenciosamente,

Viviane Alves de Avelar
Bióloga – Responsável Técnico
CRBio16.441/4-D
(31) 3423-2500 /  (31) 9361-8427

____________________________________________________________________________________________

Pergunta enviada por Adriana Anacleto de Carvalho:

Oi, Viviane. Obrigada pelas orientações. Tenho só mais uma pergunta: devo fazer a higienização de tudo em casa ou só verificar fezes, os utensílio da cozinha e objetos da casa toda. Limpo com cloro puro ou diluído e em que proporção? Ah, vou entrar em contato com o centro de zoonoses da minha cidade e verificar se eles realizam o serviço de desratização. Obrigada novamente!

Adriana,

Como você tem um bebê em casa, recomendo que seja feita higienização em tudo. Os roedores andam bastante e podem estar percorrendo algum outro caminho que você não tenha detectado.

Higienize com cloro puro, mas cuidado com seu bebê. O odor é forte e pode causar algum problema para ele. O ideal é que ele esteja em outro ambiente bem ventilado.

Atenciosamente,

Viviane Alves de Avelar
Bióloga – Responsável Técnico
CRBio16.441/4-D
(31) 3423-2500 /  (31) 9361-8427

____________________________________________________________________________________________

Pergunta enviada por Catia Andrea Eugenio Leal:

Durante a aplicação do veneno para matar o mosquito da dengue em minha casa, o cheiro me fez mal. Estou sentindo mal estar, estômago ruim não posso sentir cheiro algum. Quero saber o que fazer. O que usar para melhorar? Obrigada.

Cátia,

Não podemos precisar se foi realmente o produto aplicado o causador de seu mal estar. Saliento que, geralmente, os produtos utilizados para controle de mosquitos não desencadeiam esse tipo de reação por você relatada. Possivelmente você já possui uma sensibilidade maior a presença de qualquer tipo de odor (como, por exemplo, hipersensibilidade a perfumes) e em caso afirmativo poderia realmente causar desconforto da mesma forma e intensidade do desconforto causado por um creme ou até mesmo por perfume.

Para que seja diagnosticado de forma correta você deve ir até um médico de sua confiança e levar a ficha técnica do produto aplicado para que seja analisada e determinada a correlação da sintomatologia apresentada com as reações possíveis ao produto aplicado. Diante deste quadro seu médico determinará o melhor tratamento a ser realizado.

Sempre à disposição,

Viviane Alves de Avelar
Bióloga – Responsável Técnico
CRBio16.441/4-D
(31) 3423-2500 /  (31) 9361-8427

____________________________________________________________________________________________

Pergunta enviada por Luciana:

Gostaria de saber as principais orientações dos cuidados que devem ser tomados para um programa de controle de pragas tais como desinsetização, desratização e descupinização em locais que abrigam medicamentos. Obrigada.

Luciana,

O local de manipulação e acondicionamento de medicamentos deve ter um programa de controle de pragas rígido e preventivo.

O controle deve observar também as características construtivas e organizacionais do ambiente. Nas prateleiras de armazenamento devem ser utilizados processos alternativos de controle, como por exemplo, aplicação de gel inseticida.

Quando referimos ao controle de cupins deve ser realizada inspeção minuciosa de toda área para assim determinar a aplicação mais adequada à espécie infestante e diante desta determinação serão repassadas todas as questões referentes aos cuidados.

Com relação à desratização o ideal é que esta seja realizada no perímetro externo da edificação e que esta possua todo sistema de barreiras físicas impeditivas à entrada de pragas (não apenas roedores, mas também insetos, aracnídeos).

Sempre à disposição,

Viviane Alves de Avelar
Bióloga – Responsável Técnico
CRBio16.441/4-D
(31) 3423-2500 /  (31) 9361-8427

123 comments:

  1. bruna gabriela ferreira da cunha

    Olá, um rato entrou na minha máquina de lavar e fez cocô nas roupinhas do meu bebê [em todas praticamente]. Existe algum modo de desinfectar essas roupinhas????

    Reply
    1. insetan

      Boa tarde Bruna,

      O ideal em casos como o relatado é descartar as roupas já que se trata de um bebê. Caso não tenha como descartar, você pode efetuar a lavagem, fervura e até mesmo enxágue com lisofórmio. Após essa lavagem e enxágue com lisofórmio, você deverá efetuar nova lavagem.

      Não esqueça de efetuar uma lavagem bem criteriosa de sua máquina de lavar roupas antes de nova utilização.

      Agradecemos seu contato.

      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnica – CRBio 16.441/4-D
      (31)3423-2500

      Reply
      1. renilres santos

        Olá bom dia , gostaria de saber como faço. .meu sofá está com fezes e urina de rato , qual o produto posso usar para dedetetizar. Será que posso contrair doença usando o mesmo depois de dedetetizar?

        Reply
        1. Dedetização Insetan

          Renilres,

          Boa tarde,

          Para solucionar a infestação de roedores, deve ser realizado o serviço de desratização através de iscagem (iscas raticidas anticoagulantes registradas no Ministério da Saúde) por empresa especializada devidamente registrada nos órgãos competentes.

          Após o controle da área deve ser realizada higienização criteriosa de toda área utilizando produtos bactericidas (exempllo Lysoformio) de forma ampla e minuciosa.

          Caso esteja em Minas Gerais envio seu contato que temos a solução do problema apresentado.

          Reply
  2. juliano Manzoli

    Olá caro amigo. Nesses últimos dias, tenho tido problemas graves e até engraçados com camundongos, pois sou fumante e guardo meus maços de cigarro em uma gaveta de um armário, onde incrivelmente os ratos conseguiram entrar e eles, engraçadamente, comem os filtros do cigarro, mas não o fumo que este contém. Já tentei caçá-los com ratoeiras, mas peguei somente 2 e usei como isca o cigarro, mas agora eles não entram nas ratoeiras. E, ainda mais incrível, eles comem o veneno, aquele que pode ser vendido, e não morrem. E o que é ainda mais intrigante é que usei o pupular chumbinho, o qual tenho em quantidades garrafais por eu ser produtor rural e esse é um dos agrotóxicos utilizados em minhas lavouras, porém eles não comem, nem só o chumbinho e nem este misturado com queijo ralado. Gostaria de saber como consigo acabar com eles, talvez um nome de um veneno realmente eficiente, pois das outras maneiras não consegui e já te digo de antemão que, em minha cidade e nem nas proximidades da mesma, não tem dedetizadoras e nem quem faça tal serviço. Quanto a gatos, não possuo, pois sou criador de pássaros e os gatos acabariam atacando estes ao invés dos ratos. Por favor, me ajude. Responda o quanto mais depressa possível, pois esses animais têm me causado imensos estragos.
    Aguardo seu retorno e conto com vc.

    Reply
    1. insetan

      Boa tarde Juliano,

      O controle de camundongos, assim como o controle de demais roedores, deve ser realizado de forma adequada e sistemática. A adoção de controle químico deve estar associada a medidas de Manejo Ambiental adequadas, como adoção de barreiras físicas impeditivas à entrada e livre deslocamento de roedores e adequado manejo de lixo e demais resíduos.
      O controle mecânico realizado com ratoeiras quebra costelas não é eficiente, pois a liberação de feromônio de alarme nestas impede que novos roedores caiam em ratoeiras já utilizadas.
      Quanto ao controle realizado com chumbinho, além de proibido, é ineficiente, pois há associação da morte do indivíduo da colônia com a ingestão do alimento. Os roedores reprodutores ativos não ingerem mais o alimento misturado ao chumbinho e conseguem desencadear um processo de compensação de baixa de indivíduos da colônia, fazendo com que o número de filhotes seja maior que o número médio observado. Vale ressaltar, que o chumbinho não é raticida e sim um inseticida proibido para uso Domissanitário, sendo sua utilização permitida somente na agricultura. Este produto é extremamente tóxico e seu uso indevido é considerado crime.
      O controle de roedores deve ser realizado com produto domissanitário (anticoagulante), registrado no Ministério da Saúde e deve ser realizado por profissional legalmente habilitado. Acredito que na região onde mora possa encontrar uma empresa séria e legalmente habilitada.
      Caso tenha maiores dificuldades, entre novamente em contato com os dados de sua região para que possamos instruí-lo.
      Agradecemos o seu contato.

      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnica – CRBio 16.441/4-D
      (31)3423-2500

      Reply
      1. juliano Manzoli

        Olá amigo. Eu moro em Santo Antônio do Jardim e, por aqui, não contamos com pessoas habilitadas para esse tipo de serviço e espero que me arrume uma maneira eficaz de acabar com os ratos, pois minha casa está cada vez mais cheia deles e como citei acima não sei mais o que fazer para acabar com essa praga.

        Reply
        1. agencia

          Oi Juliano,

          entre em contato comigo pelo telefone (31) 3423-2500.
          Será um prazer ajudá-lo a se livrar dessas pragas.

          Viviane Alves de Avelar
          Responsável Técnica – CRBio 16.441/4-D
          (31)3423-2500

          Reply
        2. ruth

          Estou com problemas de ratos no forro da minha casa e agora eles estão descendo do mesmo o que eu posso fazer para acabar com eles ? Tirar o forro é uma solução ? ME ajudem pois estou grávida de 7 meses e preciso acabar com isso antes da minha bebê nascer .. Desde já agradeço ‘

          Reply
          1. Dedetização Insetan

            Ruth,
            Pela característica trata-se de rato de telhado (agilidade de escalar) e a retirada do forro é sim uma solução. Porém pode ser realizado o tratamento de colocação de iscas, que após os roedores se alimentarem morrerão, por volta de 7 dias. Nesse caso existe o risco de morrerem no forro e ter problema com mau cheiro e até mesmo moscas varejeiras(por decomposição). Caso queira orçamento favor informar contato para que nossa equipe de vendas retorne.
            Abraço.

  3. Lise

    Olá, estava estendendo as roupas da minha bebê (2 meses) e quando estava terminando, encontrei um cocô de rato dentro da máquina de lavar onde estavam as roupinhas. O que eu faço??? Jogo tudo fora? Ajude-me por favor!!!!

    Reply
    1. insetan

      Boa tarde Lise,

      O ideal em casos como o relatado é descartar as roupas já que se trata de um bebê. Caso não tenha como descartar, você pode efetuar a lavagem, fervura e até mesmo enxágue com lisofórmio. E após essa lavagem e enxágue com lisofórmio, você deverá efetuar nova lavagem.
      Não esqueça de efetuar uma lavagem bem criteriosa de sua máquina de lavar roupas antes de nova utilização.
      Agradecemos seu contato.

      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnica – CRBio 16.441/4-D
      (31)3423-2500

      Reply
  4. Amanda

    Boa tarde. Coloquei minhas roupas para lavar e quando fui tirar da máquina havia uma ratazana (viva) e então já descartei as calcinhas, fervi as roupas por 2 vezes e coloquei-as de molho no álcool 2 vezes também. O que mais devo fazer? Devo jogá-las fora??

    Reply
      1. Sarah

        Tem um rato na minha cozinha o que eu faço
        Pois já tentei de tudo me ajudem estou gravida de 5meses
        E tenho um filho de 3anos

        Reply
        1. Dedetização Insetan

          Boa tarde,

          O controle de roedores é realizado através da iscagem de produtos domissanitários anticoagulantes específicos. Os produtos devem ser aplicados por profissional capacitado e não há nenhum risco para sua gestação ou seu filho de 03 anos (as iscas devem ser depositadas em locais acessíveis a roedores e inacessíveis a criança).

          Caso esteja em MG envie seu contato telefônico que temos a solução para o problema apresentado.

          Reply
  5. Bianca

    Boa noite! Gostaria de saber como faço para dedetizar o meu fogão, pois descobri que havia ratos dentro dele. Fico no aguardo.

    Reply
  6. Lu

    O telhado de minha casa está infestado de morcegos, como resolver isso? Minha casa não é com laje, é forro de madeira, então o cheiro e o barulho são constantes. Tenho medo que transmitam doenças.

    Reply
  7. Felipe S Calheiro

    Olá, tive problemas com infestação de cupim no meu guarda-roupas e passei um exterminador de cupins da Sayerlake e matou os cupins e também desencadeou uma grise alérgica em mim e no meu filho de 5 anos. Depois de 7 dias, voltei as roupas ao armário, porém o cheiro ainda persiste, ainda que bem mais fraco. Como faço para acabar definitivamente com o cheiro desse veneno que é a base de óleo?

    Reply
  8. fernanda de melo ramos amorim

    Na minha máquina, tem um rato que está comendo todos os fios dela. Como faço para tirá-lo de lá sem usar veneno, pois tenho um gato. Ele tenta pegar, mas não consegue. Ajudem-me por favor!

    Reply
    1. agencia

      Boa tarde Fernanda,

      Ideal você contratar uma empresa controladora de pragas, devidamente registrada nos órgãos competentes, para realizar uma desratização adequada a esta situação, de forma a solucionar o problema sem nenhum tipo de risco para o seu gatinho.

      A empresa, depois de analisar o ambiente, poderá utilizar produto químico no local de acesso somente por parte do roedor (inacessível ao gato) ou até mesmo controle mecânico de roedores.

      Fale com uma de nossas Assistentes Comerciais pelo telefone 3423-2500, elas estão à sua disposição para lhe propor o melhor plano de serviço para solucionar o problema em sua máquina.

      Obrigada por nos enviar a sua dúvida.

      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnica – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

      Reply
  9. Letícia

    Olá, minha casa estava com muitas pulgas, fizemos uma dedetização (inclusive nos armários e guarda-roupas) e agora queria saber se posso usar as roupas que foram dedetizadas normalmente?

    Reply
    1. agencia

      Bom dia Letícia,

      Antes da utilização de qualquer roupa e/ou utensílio que teve contato com produtos químicos utilizados em desinsetizações (produtos domissanitários), é necessário que os mesmos passem por uma higienização criteriosa.

      Obrigada por nos enviar a sua dúvida.

      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnica – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

      Reply
  10. BERNARDO RIBEIRO

    Prezados, estou tendo problemas com escorpiões na minha casa e tenho um bebê de 5 meses. Vou fazer a dedetização e gostaria de saber quanto tempo devo ficar fora de casa com o meu bebê?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Bernardo,
      Já respondemos uma dúvida semelhante à sua neste post: http://www.dedetizacaoinsetan.com.br/perguntas-ao-especialista/quanto-tempo-esperar-para-retornar-a-um-ambiente-dedetizado/
      Obrigada pelo contato!

      Reply
  11. Tábata

    Olá. Estou com um sério problemas de traças em casa. Meu namorado e eu vemos muitas daquelas ainda em pupas e procuramos exterminar, mas ultimamente temos encontrado traças já adultas pela casa, em roupas na área de serviço e calçados. Temos parquet na casa toda e nele há frestas, temos também um sofá no qual não tenho acesso ao seu interior para limpeza. Estamos neste apartamento há uns seis meses apenas e as pupas já apareciam logo nos primeiros dias, por isso acredito ser um problema que o imóvel já possuía. Não suportamos mais essa infestação e estamos pensando até em contratar uma dedetizadora aqui em Porto Alegre.
    ***A questão é a seguinte: o que devo fazer com as roupas e demais coisas do roupeiro e armários durante a dedetização? Há algum produto que possa ser aplicado em roupeiros, armários sem que causem danos a papéis e roupas? Qual a melhor forma de armazenar papéis de estudo, uma vez que os temos em grande quantidade aqui em casa? Agradeço imensamente desde já!

    Reply
    1. agencia

      Bom dia Tábata,

      O controle de traças é abrangente e minucioso e deve ser realizado no interior de todos os armários e demais locais de alojamento, utilizando produto domissanitário líquido.

      Para a aplicação, os armários devem estar vazios. Necessária a lavagem de todas as roupas como forma de eliminar as traças existentes em roupas pouco utilizadas.

      Recomendo que vocês entrem em contato com a Associação dos controladores de pragas de sua região e solicitem uma listagem das empresas devidamente legalizadas para que enviem um orçamento para a solução do problema apresentado.

      Obrigada por nos enviar a sua dúvida.

      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnica – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

      Reply
  12. ANA CÉLIA DE SOUSA

    Oi e bom dia! Mandei dedetizar o meu estabelecimento, mas agora o cheiro não passa e isso já tem 22 dias. O que eu faço pra sair o cheiro de veneno?

    Reply
    1. agencia

      Boa tarde Ana Célia,

      Para que possamos identificar exatamente a causa do odor, seria preciso saber que tipo de serviço foi feito e qual o produto utilizado para a realização do controle em seu apartamento.
      Produtos domissanitários para controle de baratas, formigas e escorpiões não possuem odor permanente no ambiente. A recomendação é que o ambiente permaneça ventilado como forma de exalar o odor exalado no momento da aplicação.
      Geralmente, o único odor mais persistente é o odor do solvente utilizado na preparação da calda para tratamento de peças de madeira (controle de cupins de madeira seca, brocas em peças de madeira).
      Recomendo verificar com a empresa prestadora do serviço sobre o produto utilizado para que possamos nortear melhor a solução.

      Agradecemos seu contato.

      Viviane Alves Avelar
      Responsável Técnico – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

      Reply
  13. Marcel Ramos

    Tenho problema com moscas e pernilongos devido a uma área de alagamento e secagem fora dos dias de chuva, que no momento não posso sanar. O que quero saber é se tem alguma solução paliativa para diminuir ou estancar que esses insetos venham a se reproduzir.

    Reply
    1. agencia

      Boa tarde Marcel,
      Mosquitos em áreas abertas com lagos ou lençóis de água permanentes são ocorrências comumente observadas. O lago poderá passar por tratamento larval para minimizar a infestação, mas dificilmente será zerada. O mais adequado para um diagnóstico preciso da situação é a realização de uma vistoria técnica no ambiente para determinar as possibilidades de controle (ou, se for a situação, a impossibilidade deste). Caso esteja em Belo Horizonte ou Região Metropolitana, entre em contato com uma de nossas Assistentes Comerciais para que seja agendada uma visita para verificação de viabilização de tratamento do seu ambiente.

      Agradecemos o contato.

      Viviane Alves Avelar
      Responsável Técnico – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

      Reply
  14. SHIRLEY

    Oi. Hoje, aplicarão veneno para matar mosquito da dengue aqui en casa e acabei deixando janelas abertas e retirei meu gatinho do local. Fiquei uns minutos lá fora, mas ao entrar, o cheiro ainda está lá. Isso pode fazer mal a mim e ao meu bichinho?

    Reply
    1. agencia

      Boa tarde Shirley,

      A permanência do ambiente ventilado é recomendação essencial para o processo de retorno ao ambiente desinsetizado com produtos líquidos. Caso o odor ainda esteja presente, ligue ventiladores e permaneça com o ambiente aberto para facilitar a circulação de ar.
      Outras recomendações sobre aplicação de produtos líquidos:
      – Crianças, gestantes, Idosos, Pessoas Alérgicas e Animais de Estimação precisam permanecer fora do ambiente por 24 horas.
      – Adultos sem história alérgica podem retornar ao ambiente após decorridas 04 horas.

      Agradecemos seu contato.

      Viviane Alves Avelar
      Responsável Técnico – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

      Reply
  15. cris

    Gostaria de saber quais os cuidados devo tomar durante e após uma descupinização e dedetização contra traças e baratas. Quantas horas os animais devem ficar fora de casa? Quantas horas depois posso limpar? E como limpar? Obrigada

    Reply
    1. agencia

      Boa tarde Cris,

      Para aplicações líquidas, os cuidados a serem tomados são:
      – Crianças, gestantes, Idosos, Pessoas Alérgicas e Animais de Estimação precisam permanecer fora do ambiente por 24 horas.
      – Adultos sem história alérgica podem retornar ao ambiente após decorridas 04 horas.
      – O ambiente precisa permanecer ventilado.
      – A limpeza pesada é recomendada após decorridas 72 horas. Esta limpeza pode ser realizada da forma habitual da residência.
      – Após 04 horas, pode ser passado um pano úmido.
      Para aplicações de produtos na forma de iscas sólidas e de gel, não há nenhum tipo de recomendação especial (apenas que as iscas não devem ser retiradas do local).

      Agradecemos seu contato.

      Viviane Alves Avelar
      Responsável Técnico – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

      Reply
  16. liberaci perin

    Por favor, preciso saber qual o risco do contato físico com um veneno que acredito ser de rato (cilindros na cor azul)? Usei luvas para abrir uma caixa DDE louças antigas que estava cheia deste veneno e, ao lavar as mãos com as luvas percebi que estavam furadas. E quanto às louças, só lavá-las com água sanitária é o suficiente?

    Reply
    1. agencia

      Boa tarde Liberaci,
      Os raticidas não causam nenhum tipo de intoxicação por contato. Todos agem por ingestão e a toxicidade está diretamente ligada ao porte físico do animal ingestor. A higienização adequada das mãos e utensílios é a medida adequada.

      Agradecemos seu contato.

      Viviane Alves Avelar
      Responsável Técnico – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

      Reply
  17. joão

    Bom dia, hoje deparei-me com um barulho vindo de uma das minhas gavetas do meu quarto, parece uma espécie de arranhões, e por experiências passadas, penso (certeza) que é um rato/camundongo. Eu tenho pavor deses animais. O que faço? Existe alguma maneira de matá-lo sem evitar contato? Agradeceria a ajuda.

    Reply
    1. agencia

      Boa tarde João,
      Estes ruídos observados podem sim ser ruídos de camundongos (espécie de roedor comumente encontrada no interior de residências).
      Caso você esteja em Belo Horizonte ou na Região Metropolitana, entre em contato com uma de nossas Assistentes Comerciais pelo telefone 3423-2500. Elas estão à sua disposição para lhe propor o plano de serviço mais adequado para a solução do problema apresentado. Caso não esteja em BH, procure uma empresa controladora de pragas legalmente habilitada de sua região e solicite uma visita para confirmação do problema e determinação da solução mais adequada para seu ambiente.

      Agradecemos seu contato.

      Viviane Alves Avelar
      Responsável Técnico – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

      Reply
  18. Vanderlucia

    Boa noite. Estou com sério problema com ratos em minha casa. Sou vizinho de um deposito de ração de animais, então sempre aparecem alguns ratos. Mesmo eu tendo todo o cuidado com o lixo, eles ainda aparecem. Quero a ajuda de um especialista para saber como evitar esses roedores e, como vou reformar minha casa, quero saber se tem como na construção eu já tomar algumas providencias.
    Agradeço a contribuição.

    Reply
    1. agencia

      Bom dia Vanderlúcia,

      O controle de roedores deve ser amplo e deve incluir, inclusive, a área de depósito de ração animal existente nas proximidades de sua residência.
      A realização de controle somente em sua residência irá amenizar o problema, mas a solução só será alcançada quando da realização conjunta de controle.
      Ração animal é um excelente alimento (atrativo) para roedores e o depósito desta mercadoria deve possuir programa de manejo ambiental com barreiras físicas efetivas em toda a sua extensão.
      Durante a reforma de sua residência, verifique a implantação de barreiras físicas em portas, ralos e muros. Estas medidas serão muito valiosas para sua residência e irão potencializar o controle químico realizado.
      Caso esteja em BH ou Região Metropolitana, entre em contato com uma de nossas Assistentes Técnicas Comerciais. Elas estão à sua disposição para lhe propor o plano de controle mais adequado para a solução deste problema.

      Obrigada por nos enviar a sua dúvida.

      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnica – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

      Reply
      1. Junior

        Um rato defecou em cima de um prato e uma colher que estavam na pia. Porem não sei se ele urinou nos demais talheres. O que devo fazer.. ??? Como faço pra limpa los? Lavo normalmente ou tem alguma forma de limpar sem essas substâncias diferentes.

        Reply
        1. Dedetização Insetan

          Junior,
          Recomendamos que você efetue a higienização mais criteriosa desses objetos. Faça uma higienização convencional com produtos de limpeza usual; após esta faça ova higienização com produto de alto teor bactericida tipo Lysofórmio e em seguida conclua com nova higienização utilizando água e sabão.
          Abraço.

          Reply
  19. Alessandra

    Olá. Moro há 1 mês numa casa alugada e aqui tem pragas como pernilongo, baratas e aranhas. Faço minha dedetização contra pernilongos e baratas. Uso difusor elétrico com pastilhas e para baratas, iscas. Não tenho visto baratas por enquanto, mas pernilongo vejo todos os dias. Fecho as janelas dos quartos cedo, uso cobra nas portas, mas mesmo assim não resolve.
    E apareceu um escorpião marrom no banheiro do quarto suíte e parecia estar morto.
    O que devo fazer, chamar a vigilância sanitária da cidade?
    Obrigada.

    Reply
    1. agencia

      Bom dia Alessandra,

      Para o controle de escorpiões deve ser utilizado produto específico registrado no Ministério da Saúde (formulações específicas para o controle desta praga).
      O controle deve ser realizado a cada 03 (três meses) e a aplicação de produtos na parte elétrica não pode ser desconsiderada.
      Quanto à infestação por mosquitos (pernilongos), recomendo a adoção de barreiras físicas (telagem de janelas, por exemplo), pois impedirão que estes insetos desloquem-se de áreas vizinhas não tratadas para o interior de sua residência. A aplicação de produtos químicos para esta praga é pontual e não elimina os mosquitos existentes em áreas vizinhas. A forma de locomoção deste inseto facilita seu livre deslocamento para diversas áreas.

      Obrigada por nos enviar a sua dúvida.

      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnica – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

      Reply
  20. Maria de Fatima elias

    Estou com várias caixas armazenadas há 1 ano, de uma mudança com muitas roupas. O problema é que há uns 6 meses apareceram ratos e estava difícil eliminá-los, mas recentemente não vimos mais nenhum. A questão é que não sei se eles fizeram ninho ou entraram nas caixas. Gostaria de saber como devo tratar estas roupas, uma vez que a quantidade de roupas é muito grande para jogarmos tudo fora. Que cuidado devo ter para lavá-las? Possuo uma lava-e-seca, isto já é suficiente? Após o uso da máquina, poderei continuá-la usando? Existem roupas, como casacos, que não podemos usar cloro.
    Desde já agradeço a atenção.

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Olá, Maria!

      Recomendo primeiramente abrir as caixas e examinar todas as roupas para verificar danos ou presença de urina e fezes. Para isso recomendo que utilize uma máscara de proteção. Após verificação do estado, faça higienização de toda roupa contaminada com produtos de limpeza concentrado. Faça um primeiro enxágüe com Lysoformio ou produto similar e faça um segundo enxágüe com os produtos corriqueiramente utilizados.

      Obrigada.

      Reply
  21. dayene

    O meu caso foi o seguinte minhas calcinhas estavam no sexto de roupa suja quando peguei elas pra lavar todas estavam com o fundo ruido o que fazer com elas ?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Diversos insetos podem atacar roupas armazenadas, com destaque para traças, podendo acontecer também ataque de baratas e cupins. Tente realizar uma limpeza no cesto, armários e locais onde as roupas ficam armazenadas. Caso persista o problema, contratar um trabalho com um profissional experiente será a melhor opção.

      Reply
  22. Daiane

    socorRoo por favor me ajudem!
    Minha casa esta Empestada de raTos, e meu avo colocou chumbinho na minha casa, eu tenho um cachoRro de 5 meses, enta sai de casa e vim passar ums dias aqui na casa da minha avo, mais eu tô com medo de voltar pra casa. Eu vou lavar a casa toda, posso passar o dia todo lavando, vou colocar agua sanitaria, cloro e tudo que eu poder. Eu vou conseguir limpar totalmente o ambiente? Ou mesmo depois de limpar ainda pode haver vestigios? Eu tô com muiTo medo, eu tô muito nervosa. Me ajudem por favor.

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Daiane, a utilização de raticidas carbamatos (conhecido como chumbinho) é proibida por lei. Sua aplicação quando realizada, é feita adicionando o produto a um alimento comum aos roedores. O produto é altamente tóxico para animais de estimação. Sugerimos que seja retirado de forma cuidadosa todo o vestígio deste produto, associada a limpeza da residência para não correr riscos de intoxicação de animais.

      Salientamos que a proibição na utilização deste tipo de produto não é apenas devido a sua alta toxidade e grande risco de acidentes mais também por sua baixa eficiência. Controle realizado com produtos de óbito imediato (chumbinho) favorecem um fenômeno vulgarmente conhecido como efeito bumerangue. Esse fenômeno ocorre quando há associação de
      machos reprodutores e a queda populacional com a ingestão de determinado alimento e o aproveitamento de cio nas fêmeas, acarretando ninhadas com número maior de filhotes. Ou seja, a utilização destes produtos acarreta em aumento no número de filhotes na colônia, resultando em um efeito inverso onde ocorre aumento na quantidade de roedores presente em sua
      residência.

      Não permita a utilização de produtos proibidos por lei. Em caso de infestação por roedores procure uma empresa especializada.

      Reply
      1. thalita

        Por favor, fui viajar e quando cheguei minhas roupas estavam cheias de xixi de ratos. O que que faço para recuperar minhas roupas sem pegar doenças?

        Reply
        1. Dedetização Insetan

          Olá Thalita, pode levar normalmente suas roupas com água e sabão, se possível use uma

          solução de água sanitária (cuidado para não usar demais e manchar) para desinfestação das

          roupas. A água sanitária atua como um bactericida mais eficiente que o álcool.

          Microorganismo ligados às doenças de ratos não sobrevivem por longos períodos fora do corpo

          do hospedeiro e são mortos pela ação de sabões, detergentes e do hipoclorito de sódio

          (presente na água sanitária).

          Reply
  23. denise

    Bom dia!

    O meu grande problema são as traças. Tenho uma edícula em minha casa e as traças dominaram já esse quartinho. Como ficam apenas caixas não estava me importando tanto porém ultimamente minhas roupas apareceram alguns furos e acredito que sejam das traças que comem minha roupa quando estendo as roupas no varal. Em meu armário não encontrei nenhum vestígio delas. Mesmo assim devo me preocupar?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Bom dia Denise, estes animais se adaptam muito bem aos diferentes ambientes, a infestação

      se iniciou na edícula, porém, sem o controle adequado, pode ocorrer a disseminação da praga

      para outros pontos de sua residência, já que os adultos possuem grande mobilidade. Solicite a

      visita de um especialista para o controle eficiente desta praga no seu caso em específico, sem

      o controle a população irá aumentar assim como o incômodo gerado por estes animais.

      Reply
  24. thayssa nunes

    Que horas posso usar um ambiente que foi detetizado com inceticida e como devo limpalo pois tenho um filho de um ano e ja anda por toda casa

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Normalmente é recomendado, para crianças, idosos, gestantes e pessoas com histórico alérgico um

      intervalo de pelo menos 24 horas após a aplicação para a reentrada no ambiente, sendo que, deve-se deixar o

      ambiente o mais arejado possível. Para demais pessoas sem histórico alérgico a reentrada pode ser feita 04

      horas após a aplicação, também deixando o ambiente o mais ventilado possível durante e após a aplicação.

      Para a limpeza, já pode ser feita com pano úmido (não utilizar produtos) 04 horas após a aplicação para

      remover o excesso. Limpeza rotineira com produtos químicos pode ser feita 72 horas após a aplicação.

      Lembrando que os tempos de reentrada são estimados a partir de aplicações com produtos domisanitários

      de baixa toxidade registrados no ministério da saúde e liberados para o controle de pragas urbanas. Sempre

      contrate empresas especializadas e de sua confiança para realizar serviços de desinsetização.

      Reply
  25. LUCIANA Queiroz

    olá! Tive problemas com marimbondos, na aplicação o rapaz usou 3 vidros do inseticida ALCANCE na ÁREA de 4 metros quadrados, mas O cheiro É muito forte. Fiquei fora por 15 dias e dexei as janelas ABERTAS. não adiantou, então contratei um empresa para higienização do COMODO. o cheiro DIMINUIU mas ainda sinto incomodo. As roupas q estava nos armários estão todas com cheiro? Tem algum produto para limpeza do ambiente e das roupas. A permanência no local pode causar algum problema para o meu bebe de 10 meses? O q devo fazer?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Olá Luciana, na Insetan não trabalhamos com este produto, além do que, para vespas, abelhas e marimbondos, o controle deve ser feito de maneira a retirar os ninhos, já que a captura ou morte destes animais é proibida por lei. A retirada é autorizada mediante laudo de especialista onde é constatado que a presença de um certo ninho oferece risco de acidentes às pessoas. Como não trabalhamos com este produto, que não é um produto de uso restrito à instituição especializadas, não temos como mensurar seus efeitos. Recomendamos que entre em contato com a empresa que realizou o serviço, informando todo o ocorrido, poderão te informar melhor sobre os procedimentos pós aplicação.

      Reply
  26. Mayara

    Olá! Hoje encontrei fezes de aproXimadamente 1 cm e coloracão preta na sala da minha casa! Quando cheguei na cozinha notei que tinha um batata doce roida. Achei as fezes grandes para ser de um rato. Voces podem me ajudar?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Mayara, não podemos afirmar, mas pela descrição pode sim se tratar de um roedor. As fezes de roedores da espécie Rattus rattus, mais conhecido como rato preto ou rato de telhado, possuem em média 1 cm, e fezes de Mus musculos, o famoso camundongo de gaveta possui média de 0,5 cm. O roedura é outro sinal que nos faz acreditar se tratar de um roedor de pequeno porte. Solicite um orçamento para seu caso específico através do número (31) 3423 2500. De maneira alguma utilize produtos proibidos por lei (como chumbinho, mão branca, mil gatos…) que, além de proibidos são muito perigosos e não irão solucionar o seu problema.

      Reply
  27. LARISSA

    Trabalho em um órgão público e estamos realizando um estudo para contratação de empresa para realizar controle sanitário.

    a minha dúvida é se existe algum procedimento para retirada de ninhos e filhores e qual seria?

    att
    Larissa

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Neste questionamento Larissa, você não diz de que animal se refere ao perguntar da retirada de ninhos e filhotes. Se for referência à animais protegidos como pombos, morcegos e pardais, a retirada deve ser realizada por órgãos especializados. É recomendado nestes casos que seja observado o local de acesso destes animais que estes sejam vedados para impedir que a entrada aconteça novamente.

      Reply
  28. Tamara

    encontrei um rato morto dentro da máquina de lavar roupas, bem no local onde coloca-se as roupas.como higienizar corretamente?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Utilize solução de água sanitária para a higienização, com uma média de 1 copo (200 ml) para cada 5 litros de água, enxágüe após 10 minutos.

      Reply
  29. Soraia

    Tive um problema com carrapatos e a 6 dias vieram detetizar. Contratei uma empresa de nome. Qso fomos limpar achei vários mortos pequenininhos. Mas hj vi 3 pequenininhos vivos a detetizadora vai voltar amanha pra detetizar novamente. É normal ter que detetizar novamente?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Sim, a desinsetização específica para pulgas e carrapatos requer no mínimo duas aplicações. A segunda aplicação se faz necessária para eliminar os indivíduos que chegam a eclodir dos ovos após a primeira aplicação.

      Reply
  30. carol

    Olá, estou com um problema e não sei o que fazer porque todos os dias embaixo do meu fogão aparece um farelo amarelo tipo espuma, achei que fosse rato mas depois como não tem rastros nenhum dele descartei essa possibilidade, mas comecei a pensar que poderia ser cupim porque minha porta está infestada deles. Há a possibilidade de cupim estar comendo alguma coisa do fogão? Me ajudem.

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Olá carol, provavelmente não são cupins não. Cupins que deixam aquele “pozinho” (que na verdade são pelets fecais) são restritos às peças e se alimentam apenas de material celulósico, que não é caso de fogões que são montados com peças de metal e componentes sintéticos. Nos fornos de fogões é comum a presença de espumas que servem como isolante térmico, de modo que, dependendo da idade do fogão pode estar ocorrendo a deteriorização desta espuma, o que resulta na presença do farelo amarelado. Solicite a vistoria de um especialista em manutenção de fogões que poderá fazr a substituição do isolante se for o caso e solucionar seu problema.

      Reply
  31. Renata

    um cheiro ruim começou a sair da maquina de lavar, depois de dias procurando, fomos encontrar Um rato morto na parte da inferior da maquina, JÁ estava com larvas, só conseguimos retira-lo jogando ÁGUA com a MANGUEIRA, pois era IMPOSSÍVEL alcançar o lugar onde ele estava, usamos luvas. caiu uns pelos no cesto de lavagem; o que devo fazer, não usar mais esta maquina??

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Renata, realize a limpeza da máquina com água e sabão ou detergente, posteriormente faça uma desinfestação com uma solução de água sanitária, deixando agir por pelo menos 10 minutos, posteriormente enxague e pode utilizar o aparelho normalmente.

      Reply
  32. Giovanna Mendonç

    OLA, GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA LIMPAR Meus Calçados, coloquei alguns tênis numa caixa e alguem da minha casa colocou essa caixa no quartinho de bugigangas que temos, e estamos com problemas de camundongos, principalmente ali, enfim, queria sabe como detetizar esses calçados sem danificar eles? esse rato roeu a caixa e entrou e estava vivendo la, encontrei tudo cheio de fezes, e nao queria joga-los fora, sao novos.

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Giovanna, realize a lavagem normal dos calçados, pode utilizar uma solução à base de água sanitária para a desinfestação (cuidado para não manchar). Entre em contato através do número (31) 3423 2500 e solicite um orçamento para seu caso específico, sem a eliminação dos roedores ai presentes o fato irá se repetir cada vez com maior frequencia, já que a população de roedores só aumentará.

      Reply
  33. THAIs

    Olá!!
    Bom do nada um monte de Ratos enormes entraram em Ninha casa, sabe os grandes de esgotos q d x em quando vemos correndo na rua, então, lavei com agua sanitária e cloro em gel e muito álcool a casa toda, tive q durmir fora por causa do cheiro, voltei só no fim do dia seguinte e ainda tinha cheiro, tenho uma filha de 7 meses q já esta engatinhando, tenho Eva no chão e lavei como lavei a casa, mas os mordedores dela estavam no chão com os demais brinquedos, devo jogar fora ou tem alguma forma de limpar sem colocar a vida da minha filha em risco!? Pensei em por os brinquedos na agua sanitária depois no álcool depois passar agua fervendo, mas os pelúcias? Os mordedores devo jogar fora né!!! ??? Quando tempo sobrevive a bactéria na urina do rato uma vez expedida?? Obrigada

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Olá, a bactéria causadora da leptospirose morre facilmente por desidratação no ambiente e pelo contato com detergentes, sabões e desinfetantes. O procedimento adequado para desinfestação é este mesmo que você descreve, limpeza com sabão, desinfestação com água sanitária deixando agir por alguns minutos e posterior enxague. Para as pelúcias pode tentar uma lavagem à seco. O risco é muito baixo, riscos existem apenas em locais com alta infestação de roedores e higiene precária. Tente identificar o local que está servindo de acesso a estes roedores e realize o bloqueio através de concreto ou tela de aço. Em caso de infestação presente, solicite um orçamento através do número (31) 3423 2500 para seu caso específico. Em hipótese alguma utilize produtos proibidos como chumbinho e outros raticidas carbametos, solicite sempre assistência técnica de uma empresa especializada.

      Reply
  34. rafaela

    Entrou um camundugo no meu fogao o que eu faco agora jogo o fogao fora
    ……

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Rafaela,

      Faça uma desratização e retire o roedor do interior do fogão. Contate uma empresa de manutenção e peça uma higienização completa e minuciosa do utensílio. Caso não seja possível a desinfecção a substituição é uma alternativa tendo em vista a possibilidade do roedor ter urinado ou defecado em partes internas eliminando microorganismos patogênicos.

      Reply
  35. Tatiana

    Ola! Mudei para uma cada recem construida, num bairro onde sei que ha ratos, pois tem muitos terrenos baldios. Meu vizinho de fundo esta tendo problemas com ratos. ContRatei uma empresa especializada para fazer uma dEdetizacao contra baratas, formigasce outros insetos. 2 dias depois encontrei 2 fezes e um canudo roido dentro de uma gaveta. E outras 2 no armario do Quarto. Chamei a empresa, pois achei que eram de rato. O agente disse ter certeza que nao eram fezes de Rato. Que eram de lagartixa e que uma barata ou traca poderia ter roido o canudo. Mesmo assim ele instalou 2 armadilhas com cola na cozinha, e porta iscas do lado de fora da casa. Gostaria de saber se na sua opiniao o que ele disse faz sentido. Se fiz bem em adotar estas medidas e tb se as iscas e a cola podem atrair ratos para mInha casa. Moro muito longe de bh. Obrigada! Estou morrendo de medo de ter um rato aqui!!! Tati

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Tatiana,

      Você pode identificar o tipo de praga através da análise das fezes:

      Fezes compridas, afiladas e com estrutura branca em uma das extremidades costumam ser fezes de lagartixa
      Fezes bem pequenas semelhantes a grãos de arroz, de coloração escura e sem estrias – fezes de camundongos
      Fezes bem pequenas semelhantes a grãos de arroz, de coloração escura e com estrias – fezes de barata de esgoto.

      As armadilhas adesivas não atraem rodores. Possuem apenas uma espécie de cola que, caso o roedor caia ele fica aderido, não consegue se desvecilhar e é levado ao óbito. São descartáveis e caso o roedor fique preso a armadilha deve ser descartada.

      Reply
  36. Priscila

    Boa tarde minha mae ficou com meus filhos uma de 5 e um de 2 e meio esse sábado passado e foi num tio meu que estava detetizando a casa de carrapatos e ti ha um cheiro do veneno depois disso meu filho menor passou mal vomitou e ai levamos no pronto socorro e a dra disse que provavelmente comeu muito ele tomou BROMOPRIDA e ficou domingo e segunda bem porem ontem anoite vomitou outra vez mais não tinha comido muito! Será que pode estar intoxicado?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Priscila,

      Para comentar sobre qualquer tipo de reação referente a aplicação de produtos químicos a primeira coisa que deve ser enviada é a ficha técnica do produto utilizado. O que pode ser generalizado nessa questão é que produtos Domissanitários não costumam dar nenhum tipo de náusea; as reações estão associadas a processos alérgicos. Verifique o que foi utilizado que poderei ajudar de forma mais adequada.

      Fora isso, qualquer tipo de controle com produtos líquidos requerem cuidados especiais onde crianças, idosos e alérgicos devem permanecer fora do ambiente por uma período de 24horas. Ou seja, suas crianças não poderiam estar no ambiente durante o processo e nas 24horas subsequentes.

      Reply
  37. Robson Marinho

    Olá gostaria de saber como faço pra acabar com os pombos da minha casa, ela estava fechada e muitos pombos fica lá e tenho uma bebê recém nascida, gostaria de saber como façopara limpar eessa casa pra volta a morar nela , obrigado!

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Pombos são aves protegidas por Lei Federal do Ibama sendo seu controle proibido. A medida que pode ser realizada é a repelência do local e eliminação dos locais de pouso e nidificação através de implantação de barreiras físicas e eliminação de fonte de alimentos.

      A limpeza do ambiente deve ser realizada de forma convencional , inclusive na área de fôrro caso esteja ali alojados.

      Sempre à disposição,

      Reply
  38. Sandra

    Bom dia!

    Por favor, chegando em casa, fui tirar a blusa de frio e encontrei um conjunto de ovinhos rosa (ate parecia um broche). To cansada de tanto pesquisar, mas não cheguei a uma conclusão de qual bicho seria.

    por favor, desvendem este mistério para mim pois agora estou preocupada.!!!

    obrigada

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Sandra,

      Bom dia,

      Não tenho como precisar a origem desses ovinhos encontrados em sua blusa. Porém, posso supor que esse conjunto de ovinho encontrados sejam ovos de hemípteros. Os ovos destes insetos parecem caixa de abelhas e algum em tom rosado e, a medida que ocorre a maturação a colocação vai sendo alterada. Geralmente verificamos a ocorrência de ovos deste inseto em paredes, janelas próximas a vegetação.

      Caso você possua imagem nos envie que podemos responder esse questionamento com maior precisao.

      Reply
  39. Alexandra

    Tenho um roedor em minha cozinha.Já coloquei cola em cartão pra ver se pega mas não está a resultar.Tenho também armadilhas em madeira e umas feitas pir nós em garrafa. Nada tem resultado. Como posso saber se o rato fez ninho? Desse ninho podem vir mais ratos? Em quanto tempo? Mesmo não verificando movimento ou fezes do bixo nos armários com alimento, devo deitar essa comida para o lixo? Me ajuda por amor de Deus. Estou grávida de gémeos, tenho uma filha com 12 anos e não posso usar a minha cozinha nem pra cozinhar…

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Alexandra,

      Bom dia,

      Há sim a possibilidade de ter havido formação de ninho no interior de sua residência. A medida mais adequada para solucionar esse problema é a avaliação e o controle feito por profissionais capacitados. O ambiente deve ser inspecionado e; a partir da análise do ambiente deverá ser adotado a melhor técnica de controle de roedores.

      Caso esteja em MG envie seu contato telefônico que temos a solução para o problema apresentado.

      Reply
  40. Jerusa

    Ola
    Estou apavorada
    Encontrei a 3 dias ratinhos dentro DD casa
    E minha casa eh pequena
    Encontrei coco dele no armário da cozinha aonde tem louças
    Tenho um bebe de dois anos e brinca muito ni chão .meu esposo matou um com uma ratoeira
    Mas sujou minha pia
    Nem mexo mais la
    Si coloquei qboa
    Agora minha sobrinha esteve ontem aqui e pegou na esponja e no sabão
    Bem aode vi ele
    Tenho medo de mais de pegarmos a doença transmitida por ele
    Não higienizei a casa pois não sei o que mata a bactéria
    Meu bebe não estou deixando muito em casa e também nem deixo ele mais no chão
    Preciso de uma orientação em como limpar isso tudo
    As louças armarios e tal
    Pois terei que pedir pra meu esposo limpar
    Pois tenho demartite de contato então não posso usar luvas
    Ai outra preocupação
    Pois meus dedos tem cortes tbm
    Gente estou preocupada de mais
    Obg pela atencao

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Jerusa,

      Bom dia,

      Você deverá higienizar os utensílios e armários com produtos de limpeza convencional e em seguida com produto bactericida tipo Lysofórmio. Utilize luvas em todo processo pois o produto utilizado poderá acarretar reações tendo em vista seu problema dérmico.

      Os enjôos não há nenhuma ligação com o fato ocorrido.

      Reply
  41. Jerusa

    Sem se falar que estou com enjôos já
    Deve ser piscicologico Ne??

    Rsrs
    Brigadinho

    Reply
  42. João MARCOS SILVA

    BOA tARDE,

    COMPREI UMA CASA QUE ESTA FORA DE USO A MAIS O MENOS 5 ANOS, QUANDO CHEGUEI NA CASA NOTEI QUE A MESMA ESTA COM 2 MORCEGOS DENTRO DO BANHEIRO GOSTARIA DE SABER COMO POSSO FAZER PARA OS MESMOS IREM IR EMBORA E NAO VOLTAR MAIS?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      João,

      Boa tarde,

      Abra toda a casa e a ilumine bem. Você pode utilizar qualquer produto que possua odor forte que eles serão repelidos . Para que não entrem novamente você deverá adotar barreiras físicas no local de entrada. Deve haver verificação dos acessos e implantação de barreiras adequadas.

      Reply
  43. Aline

    Boa noite,
    Moro em um apto no 3 andar (ultimo andar) e ontem quando fui limpar a VARanda do quarto, encontrei um escorpião dentro do balde de água do ar condicionado. Fiquei em pânico, pois minha filha de 2 anos dorme nesse quarto. Apesar de estar do lado de fora, estou muito preocupada se pode haver mais escorpiões.
    O telhado no lado de fora é aparente e moro no último andar. Dentro de casa temos laje.
    Moro nesse apto há mais de 10 anos e durante Esse tempo, encontrei 2 escorpiões, 1 muito pequeno na parede da cozinha há alguns anos atrás e outro morto no meu closet esse ano … Tenho pavor de escorpião.
    Minha dúvida é o que fazer, se pode haver mais escorpiões em casa, se é possível ter escorpiões no telhado ou na laje de cobertura … Enfim, estou desesperada!qObrigada desde já!
    Aline

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Aline,

      O controle de escorpiões deve ser realizado em intervalos periódicos (intervalos médios de 03 meses), com produtos domissanitários específicos registrados no Ministério da saúde para controle de escorpiões. O controle deve ser realizado por empresa especializada devidamente legalizada nos órgãos competentes.

      Não há como precisar o número de indivíduos existentes na edificação pois deslocam-se tanto ativamente por rede hidráulica e elétrica como passivamente (entrada passiva por “carona”).

      Se estiver em MG, nos passe seu telefone para contato porque temos soluções para seu problema.

      Abraço.

      Reply
  44. franciele

    Ola bom dia. Minha vizinha chamou os especialistas em abelhas e eles tiraram o ninho que estava no forro dela,mas porem elas ficaram atordoadas e voaram pra todo lado minha casa ja estava fechada mas elas ficaram la fora e estao ate agora,tem muitas aqui na frente e la atras de casa. Moro em um sobrado e atras e na frente tem vidros com a metade aberta por isso elas vieram. Oq devo fazer para elas irem embora? Nao tenho inseticida nem nada.

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Olá Franciele!

      Abelhas são insetos protegidos por Lei Federal do Ibama. A eliminação é considerada crime inafiançável.

      O único controle que pode ser realizado é a implantação de barreiras físicas impeditivas a sua entrada e alojamento assim como a remoção de sua colméia para outro ponto.

      Não há nenhuma medida a ser realizada para controlar esses indivíduos que estavam voando no ambiente externo.

      Reply
      1. natachay

        ,bom dia …

        Eu queria sabe oqe eu fasso para limpa a caixa d’agua eu mw mudei. A pouco tempo aqui e ontem eu achei larva da dengue na agua oque vses me orienta a fazer ?

        Reply
        1. rodrigo

          Oriento contratar uma empresa idônea de sua cidade para realização da lavagem e desinfecção da caixa d’água.

          Reply
  45. aline

    oiii estou com um serio problema a 3 meses com carrapatos ja nao sei mais oq fazer ja chamei detetizadora para isso ja vieram 2 duas vezes e aplicaram mas continuo com esse bichos maltitos o incrivel é q minha mae mora ao lado e nao tem nada la e nem nos cachorros dela os meu ja tiveram mas agora nao tem e os bichos ainda continuam por aqui oq posso fazer moro num terreno grande com muita grama e algumas arvores e etou em contruçoes vc me indica algo ja usei fipronil dissser o melhor e nada

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Olá, Aline!

      O controle de carrapatos deve ser realizado de forma ampla e abrangente, aplicando-se produto líquido em todo piso e frestas existentes em alisares, pias, frestas de azulejos, etc. Esta aplicação deve ser repetida em intervalo médio de 10 dias e nesses mesmos dias deve ser realizado tratamento no animal de estimação existente na edificação, por profissional veterinário de sua confiança. O tratamento ambiental deve ser realizado por empresa legalmente capacitada por profissional adequado.

      A Insetan resolve esta questão para você!

      Reply
  46. Paula Antunes

    Eu quase não utilizo as panelas da minha cozinha e como estou de férias decidi tirá-las para limpar e me deparei com centenas de pequenos bichinhos no interior de quase todas as panelas e tampas. Não sei dizer que inseto é, tentei fotografar mas não aparecem direito. É um inseto muito pequeno, parece que tem pequenos ovinhos e se locomovem rapidinho. Fiquei apavorada e não sei o que devo usar para não prejudicar a minha saúde mas combater estes insetos indesejáveis.
    Por gentileza me ajude.
    Desde já agradeço a atenção

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Oi Paula!
      A identificação de insetos através de descrição e até mesmo por fotos é bastante complicada. A recomendação é que nos encaminhe uma amostra para análise, você pode utilizar um recipiente com tampa, com um pouco de álcool para encaminhar as amostras.

      De maneira geral, a limpeza dos utensílios pode ser feita normalmente com detergente sem risco a sua saúde. Pode também realizar a desinfestação mergulhando os utensílios em uma solução com um pouco de água sanitária, não precisa deixar por muito tempo, 1 minuto é o suficiente.

      Pode ser necessário também realizar a desinsetização dos armários, já que pode haver a presença de insetos ou até mesmo de ovos em cantos e frestas. Para este serviço é recomendado a utilização de produtos de uso profissional com a aplicação correta realizada por pessoal treinado. Para solicitar seu orçamento ou agendar a análise de suas amostras pode entrar em contato pelo número (31) 3423-2500.

      Reply
  47. Mayra

    Como combater aquelas baratas pequenas no carro??? Está infestado.

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Oi Mayra!

      O controle de baratas em veículos é realizado nos mesmos moldes de controle em residências. Deve ser realizado por empresa especializada utilizando produtos domissanitários. Veículos de passeio são controlados com produtos na forma de iscas gelatinosas. Veículos utilitários podem ser controlados através de associações de formas de aplicações (associação de modalidades – iscagem, pulverização, atomização e formulações – domissanitários líquidos ou géis).

      Caso esteja em MG envie seu contato telefônico que temos a solução para o problema apresentado.

      Reply
  48. Vanilza graças costa cruz

    tem um ratinho fazendo coco e xixi dentro da minha máquina de lavar,só tiro o coco por cima da agua e coloco o sabao na agua e coloco as roupas e deixo bater ate a cintrifugaçao e agora to com medo pq to com medo de estar contaminada pelo xixi e coco do rato pior q é roupa de tda familia e tenho um netinho de 8 meses estou apavorada e eu estou tomando amoxilina pra infecçao de sinuzite e remedio pra coluna e nao melhora será q estou contaminada pelo xixi do rato me ajuda pelo amor de deus to com medo as vezes eu passo as roupas e as vezes nao me ajuda por favor

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Vanilza,

      As roupas podem sim estar contaminadas por urina e fezes de roedores. A máquina precisa passar por processo de descontaminação antes de ser utilizada. Recomendo que faça a retirada das fezes, faça um ciclo completo de lavagem da máquina apenas com água, sabão e alvejante. Após esta realize uma higienização com produto com alto teor bactericida tipo Lysofórmio e em seguida faça novo ciclo de lavagem da máquina com água e sabão. As roupas devem ser passadas.

      Em relação ao seu problema de saúde não parece ter ligação com roedores. Recomendo procurar um médico especialista para que ele possa fazer os ajustes necessários para que o medicamento tenha o efeito esperado.

      Abraço.

      Reply
  49. Ana Paula

    Entrou um rato no meu armário deixou fezes em cima de alguns objetos e urina, os que havia urina coloquei fora, gostaria de saber se os outros objetos que eu não joguei fora se eu lavar somente com água sanitária e sabão é possível matar as bactérias, visto que mesmo encontrado fezes em cima de alguns destes objetos eu não os descarteis.

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Ana Paula,

      Recomendo que você efetue a higienização mais criteriosa desses objetos. Faça sim essa higienização citada. Após esta faça ova higienização com produto de alto teor bactericida tipo Lysofórmio e em seguida conclua com nova higienização utilizando água e sabão.

      Abraço.

      Reply
  50. Jessica

    Ola viajei no fim de semana ai quando cheguei fui abrir a maquina e tinha um rato morto dentro dela e cheio de fezes.
    Joguei água quente e um pouco mais de 1 litro de cândida. E coloquei pra lavar a maquina.
    Fiz o certo ou precisa fazer mais algum cuidado.
    Obrigada desde já

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Jessica,
      Recomendo que faça a retirada das fezes, faça um ciclo completo de lavagem da máquina apenas com água, sabão e alvejante. Após esta realize uma higienização com produto com alto teor bactericida tipo Lysofórmio e em seguida faça novo ciclo de lavagem da máquina com água e sabão.
      Abraço.

      Reply
  51. ALice

    Boa noite,
    Tenho pavor de lagartixa, e elas insistem em aparecer na minha varanda. o que eu faço para que elas não apareçam mais?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Alice,
      Lagartixas são répteis, não são consideradas pragas urbanas e são extremamente úteis no equilíbrio ecológico da área em que se encontram. Alimentam-se de grande diversidade de insetos (mosquitos, aranhas, besouros, etc.) e não causam nenhuma enfermidade ao ser humano.

      Reply
  52. Vitor Nascimento

    Bom dia,

    Gostaria de saber ao realizar uma contratação de uma empresa terceirizada no serviço de dedetização, quais os pontos que devo observar desta empresa para contrata la.

    Aguardo retorno,

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Vitor,
      Além dos aspectos legais constantes na RDC n.º 52 da ANVISA (Alvará Sanitário, Licença Ambiental, Registro no Conselho de Classe, Responsável Técnico, Produtos registrados no Ministério da Saúde, etc.) é conveniente você verificar a tradição da empresa, indicada pelo tempo que ela está no mercado, pois é um indicador da seriedade na prestação do serviço. Certificações de qualidade como ISO 9001 também indicam alta qualidade do serviço.
      Abraço.

      Reply
  53. Marcelo augusto de souza freitas

    Olá, meu carro estÁ no tempo e com os vidros quebrados, como estamos em época de chuva molhou O estofamento, mas nao acomulou Água, Só está humido ainda. Há risco do mosquito da dengue proliferar lá?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Marcelo,
      O mosquito só prolifera (deposita os ovos) em água limpa parada. Portanto sem risco. Sugerimos que coloque um plástico nos vidros/janelas para evitar o acúmulo de água.
      Abraço.

      Reply
  54. CAROL

    Boa TARDE, GOSTARIA DE SABER COMO EU DESINFETO AS MINHAS ROUPAS, POIS MEU GUARDA ROUPA DEU CUPIM/TRAÇA E COMPREI OUTRO, MAS NÃO QUERO CORRER O RISCO DO CUPIM/TRAÇA ESTEJA EM MINHAS ROUPAS AINDA E ENTREM NO MEU NOVO GUARDA ROUPA.

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Carol,
      Não há risco de contaminação humana por ação de cupins/traças. Se você efetuar a lavagem normal das roupas você estará com as peças descontaminadas.
      Para eliminar estas pragas o controle deve ser realizado de forma técnica adequada.

      Reply
  55. marcella

    Olá. a algumas semanas diversos filhotes de lagartixas começaram a aparecer na minha casa. São bem pequenas. Da semana passada pra essa, foram 8. sei que elas não fazem mal, mas o problemas é que a maioria eu encontrei andando no chão. preciso espantá-las, pois está insupottável andar olhando pro chão com medo de pisar em alguma, ou dela entrar nas minhas roupas. outro dia deixei a toalha no chão e ela tinham 2. pq tão pequenas e de repente?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Marcella,

      Pode ter havido reprodução em seu ambiente ou até mesmo algum desequilíbrio que possa ter causado essa explosão populacional.

      Não há nenhum produto específico para repelência. Somente implantação de barreiras físicas impeditivas a entrada e livre ciruculação (rodos nas frestas inferiores das portas, silicone e/ou borracha nos acessos de portas e janelas).

      Reply

Deixe seu comentário

86 - 85 =