Pergunte ao especialista

Pergunte ao especialista

dedetizacao-insetan Pergunte ao especialista Perguntas ao Especialista

Biologa Viviane Alves de Avelar no trabalho

Todos nós temos perguntas sobre as pragas urbanas que afetam a nossa casa. Para isso, o blog da Insetan possui a seção “Pergunte ao especialista”, em que os profissionais da Insetan respondem as suas mais dúvidas com segurança e competência.

Você tem duvida? Pergunte ao especialista.

Veja as últimas enviadas para o nosso e-mail:

_____________________________________________________________________________

Pergunta enviada por Ângelo Lemos


Minha casa está com cupim de solo, que foi detectado por uma empresa. Gostaria de uma opinião: Qual seria a melhor técnica para se tratar perfuração nas paredes ou iscas? Como funcionam estas iscas?

Sr. Ângelo,

A primeira providência a ser tomada é a avaliação por um especialista (biólogo ou veterinário) para a correta identificação da espécie de cupim que está infestando a sua residência.
Identificada à espécie, decide-se então a melhor forma para combater os cupins em questão.
Ambas as técnicas que você citou são eficazes, se usadas de maneira correta e para a espécie correta.

Quanto às iscas, elas funcionam por atratividade, trazendo os cupins para se alimentarem dela e alimentar também a rainha da colônia. Assim, a colônia é exterminada por envenenamento.

OBS: como citado antes, é fundamental a correta identificação da espécie de cupim, pois as iscas não servem para todas elas.

Nossa empresa está à sua disposição para quaisquer outros esclarecimentos.
Abraços

Felipe Drummond de Marco/Medicina Veterinária/Departamento Técnico

_____________________________________________________________________________

Pergunta enviada por Alex Teixeira

Gostaria de saber se existem produtos (dedetização) para a prevenção contra escorpiões?

Obrigado.

Sr.Alex,

Sim, o grupo dos piretróides é eficaz no controle de escorpiões. Existem ainda os produtos microencapsulados, que também permitem fazer o controle desta praga.

Observação: para um bom controle de escorpiões, não basta fazer somente um trabalho químico, deve-se associar o combate com a criação de barreiras físicas e eliminação das fontes de alimento e abrigo.

Viviane Alves de Avelar / Bióloga – Responsável Técnico, CRBio 16.441/4-D

_____________________________________________________________________________

Pergunta enviada por Sionéia Ferreira Gonçalves Silva

Estou com intoxicação devido ao inseticida Alfacipermetrina usado pela secretaria de saúde nas cidades para evitar o mosquito da dengue. Estou esperando resultado do exame para confirmar. Eu gostaria de saber quanto tempo o veneno fica no local. E se for mesmo intoxicação,  eu vou poder voltar a ter contato com este veneno. Foi a primeira vez que passaram este produto na escola em que trabalho.

Sra. Sionéia,

A Alfacipermetrina é um piretróide que pode desencadear em pessoas sensíveis quadros alérgicos. É um produto não acumulativo no organismo sendo rapidamente degradado.

O tratamento para casos de intoxicação por esse composto é sintomático algumas vezes associados à utilização de anti-histamínicos.

Caso a pessoa tenha história alérgica, a mesma não deve permanecer no ambiente no momento da aplicação e seu retorno ao local deve ocorrer após 24 horas da aplicação. Depois desse período não há nenhum quadro intoxicativo associado a esse produto.

É importante seguir todas as orientações pré e pós desinsetizações líquidas, conforme explicitado anteriormente em nosso blog.

Sempre à disposição

Viviane Alves de Avelar / Bióloga – Responsável Técnico, CRBio 16.441/4-D

62 comments:

  1. genilda azevedo

    me intocsiquei com o produto usado em detetizacao no meu trabalho,minhas glotis fecharao tive ir ao hospital ; tomei fernegam injetavel e cortizona venal ; me sinto fraco o q dvo fazer?

    Reply
    1. insetan

      Genilda,

      Bom dia,

      Pelo relato acima parece-me que houve exposição a algum tipo de piretróide ao qual houve desencadeamento de reação alérgica ao qual foi revertida pela administração de medicação adequada.

      Não há descrição de fraqueza associada a qualquer tipo de intoxicação por Piretróide. Esse quadro pode estar relacionado a mal estar pela reação alérgica ou alguma reação à medicação utilizada. Essa causa deve ser analisada pelo médico de sua confiança que realizou o atendimento; ele poderá determinar de forma mais adequada a causa de sua fraqueza e dar solução para o quadro.

      Sempre à disposição,
      Viviane Alves de Avelar
      Bióloga / Responsável Técnica
      CRBio16.441/4-D

      Reply
  2. Adriana Palma

    Há 6 dias fizeram um desinsetização nos armários dos quartos de meu apartamento. Fizemos uma limpeza após a dedetização com pano umedecido em água e deixamos os armários abertos. No entanto, até hoje está brotando uma substância branca, com aparência de pó na superfície da madeira. Limpamos esse pó algumas vezes, mas ele retorna e há um odor muito forte do veneno que nos impede de ficar no apartamento, pois começamos a ter dores de cabeça. Além disso na base dos armários está saindo uma subtância amarelada. Contatamos a empresa, mas eles não tomaram nenhuma providência até agora e dizem não saber o que fazer.
    Estamos preocupados com risco de intoxicação e não sabemos como proceder para que essa substância pare de brotar da madeira. Vocês teriam alguma sugestão?
    Agradeço desde já o auxílio.

    Reply
    1. insetan

      Adriana,

      A empresa contratada é obrigada a enviar para você a ficha técnica (bula) do produto utilizado para que você tenha a garantia de que o produto que foi utilizado é um produto Domissanitário (registrado no Ministério da Saúde), que tenha indicação para o controle do tipo de praga proposto e que você tenha segurança em casos de hipersensibilidade. Acredito que a empresa possa ter utilizado algum tipo de pó molhável em seu armário mas não há como diagnosticar adequadamente o problema somente com estas informações. Realize uma higienização criteriosa em todo armário utilizando produto de limpeza adequado, deixe o ambiente bem arejado para que o odor minimize e, primeiramente, entre em contato com a empresa que realizou o serviço solicite a ficha técnica do produto que foi utilizado, exija uma vistoria na área pelo Responsável Técnico da empresa e acompanhe todo o processo.

      Nossa equipe técnica está sempre pronta a auxiliar nossos clientes; caso precise de mais alguma orientação entre em contato conosco.

      Att,

      Viviane Alves de Avelar
      Bióloga / Responsável Técnica
      CRBio16.441/4-D
      Tel.: (31)3423-2500 / (31)9361-8427

      Reply
  3. nivone

    Pretendo fazer uma dedetização com empresa especializada em casa para combate de baratas, formigas e pernilongos. Na proposta, informaram que usarão inseticida piretróide microencapsulado (demand 2,5 CS), Pó químico seco permetrina e piretróides, gel e pó químico para formigas, e micropulverização e nebulização aérea de jardim, paredes internas e externas para pernilongos. Qual é o tempo seguro para que animais (gatos idosos) e crianças permaneçam fora do ambiente? Um gato “de rua” que ronda e dorme no meu quintal poderá ser intoxicado ou sentirá o “perigo” e se avastará voluntariamente? Grata.

    Reply
  4. bruno

    Eu trabalho numa empresa de dedetização e queria saber a respeitos dos produtos utilizados lá: Hidrometilnona, Sulfluramida, Deltametrina, Alfa Cipermetrina, Permetrina e DDVP – Diclorvós; na descupinização é usado o Permetrina e na desratização iscas parafinadas (grupo das Hidroxicoumarinas).
    Esses produtos fazem mal à minha saúde? Tenho contato com eles todos os dias e se tiver alguma reação contrária queria saber quais são.
    Desde já obrigado.

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      As informações sobre todos os produtos encontram-se nas Fichas Técnicas e Fispq’s individuais. O Responsável Técnico da empresa que você trabalha deve passar todas as orientações sobre os produtos que você manuseia e Segurança do Trabalho. Também devem ser seguidos todos os aspectos descritos no PCMSO da sua empresa, assim como a utilização dos EPI’s adequados para desempenho da sua função.

      Reply
  5. Fernando

    Olá. Há algum produto eficaz no combate a aranhas e escorpiões e que seja seguro para ser aplicado em um residência que tenha um bebê recém-nascido?

    Reply
    1. agencia

      Bom dia Fernando,

      Para controle destas pragas deve ser utilizado produto domissanitário específico e com registro no Ministério da Saúde (formulações específicas para controle de escorpiões e aranhas).
      Além disso, recomendo a realização de controle de demais insetos para eliminar toda fonte de alimento de escorpiões.
      Importante salientar que a aplicação de produtos na rede elétrica deve ser realizada e de forma minuciosa. Deve também abranger o maior número de habitações vizinhas.
      Quanto ao bebê, as seguintes medidas de segurança devem ser obedecidas:
      – o bebê deve permanecer ausente do ambiente tratado com produto líquido por um período de 24 horas
      – manter o local tratado bem arejado
      – após esse período, realizar a higienização do ambiente para posterior retorno do bebê.

      Obrigada por nos enviar a sua dúvida.

      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnica – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

      Reply
  6. Marco Zanette

    Foi utilizado o inseticida DDVP na minha casa para eliminar aranhas e um cão da raça labrador se intoxicou com o produto. Parece que ela tem hipersensibilidade ao produto. Gostaria de saber quanto tempo o DDVP demora pra sair do ambiente.

    Reply
  7. Bruno Santos

    Trabalho em um local posta migrantes que está infestado de percevejos de cama. Qual melhor veneno e forma de combatê-lo?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Bruno, para o controle de percevejos de cama devem ser utilizados produtos devidamente registrados no ministério da saúde com metodologia de aplicação específica para esta praga. A presença dessa praga ocorre em colchões e sofás, locais que a aplicação de um produto incorreto pode deixar resíduos, oferecendo risco de intoxicação aos usuários. O controle desta praga é bastante preciso, sendo recomendado que você solicite a visita de um profissional com experiência no mesmo.

      Reply
  8. Marcos

    Eu tenho uma dúvida, meu vizinho dedetizou a casa dele e o meu sobrinho ingeriu insetos mortos que caíram na minha piscina. Isso pode ser prejudicial a saúde dele? Pode matar?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Boa tarde marcos, os inseticidas utilizados atualmente são de baixa toxidade para pessoas e animais de estimação, além de possuírem baixo poder de bioacumulação, ou seja, não são passados adiante através da cadeia alimentar.
      Se aparecerem sintomas como náuseas e vômitos, momentos após a ingestão, é recomendado que procure atendimento toxicológico (em Belo Horizonte, no Hospital João XXIII), caso contrário, pode ficar tranqüilo que não oferecerá riscos a longo prazo.

      Reply
  9. arthur ribeiro

    Boa noite, pedi a uma empresa para que colocasse veneno de cupim em minha casa,que me garantiu que em 72 horas eu poderia retornar À mesma, e o resultado foi que, oito meses depois ,eu ainda não consegui retornar,pois quando entro na casa,as minhas vistas ficam turvas,os lábios ficam pegajosos e o corpo inteiro fica adormecido,sentindo ainda um ardor interno;estou com um sentimento de desespero com relação a isso, já pesquisei e não obtive nenhuma resposta sobre o que fazer;minha pergunta é:Existe algum produto que possa tirar o veneno das telhas e madeiras da casa,algo que possa cortar o efeito do veneno?Por favor,preciso de uma resposta, muito obrigado!!!

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Boa noite, na verdade o que causa este odor é o solvente onde o “veneno” foi vinculado. Inseticidas geralmente são veiculados através da água, no caso de cupinicidas especificamente, é utilizado um solvente, como isoparafina, querosene ou solventes ecológicos, que auxilia na absorção do inseticida pela madeira. Estas substâncias são responsáveis pelo forte odor do tratamento realizado para cupins. Para sabermos melhor, seria necessário se informar quais produtos e solventes foram de fato utilizados neste caso. Alguns solventes mais modernos o odor se dissipa em até 7 dias, em outros mais antigos, como querosene convencional, o odor pode permanecer por longos períodos no ambiente. Verifique a fundo qual o solvente utilizado, já que o odor não tem sua origem no cupinicida e sim no veiculante utilzado.

      Reply
  10. andre

    Muito bom o blog

    Reply
  11. Fernanda Souza

    Olá! Hoje a tarde o pessoal da vigilancia sanitária vai detetizar o bairro onde moro para combater focos do mosquito da dengue que foram encontrados aqui.
    gostaria de saber se tem algum problema deixar o meu cachorro na rua e quanto tempo dura o efeito do veneno no ar? Se eu tiver que colocar o cachorro pra dentro quanto tempo depois ele pode voltar para o quintal?
    obrigada!

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Animais domésticos são sensíveis à inseticidas, devido principalmente ao porte baixo e a massa corporal que é reduzida em relação a uma pessoa adulta.
      É recomendado sim, que seus animais de estimação permaneçam no interior da residente durante e aplicação e por um período mínimo de 04 horas após a aplicação, porém, este tempo pode variar de acordo com o produto que será aplicado. Procure informações mais detalhadas sobre o tipo de produto e a forma de aplicação que será utilizada juntamente com a vigilância sanitária de seu município.

      Reply
  12. Tiago Ferreira

    Trabalho dedetizando casas infestadas com barbeiros com alfacipermetrina,algumas vezes o inseticida entrou em contato com minha pele,gostaria de saber se isso pode me causar alguma doença no futuro ou posso me intoxicar devido o contato.

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Tiago,

      Bom dia,

      Não se deve utilizar nenhum tipo de produto químico sem as devidas normas de utilização e segurança. Para realizar preparo e a aplicação dos produtos o profissional deve, no mínimo, utilizar todos os equipamentos de prodteção individual. Saliento, que cada produto possui uma FISPQ (Ficha de Segurança do Produto Químico) e nesta estão descritos todos os equipamentos de segurança adequados ao princípio ativo a ser utilizado, assim como as implicação na saúde humana e animal.

      Sempre à disposição,

      Viviane

      Reply
  13. jonatas

    Eu trabalhei 01 ano em uma empresa de detetização, trabalhava com varios tipos de veneno como(vectocel,clerat e o pior deles era o ddvp) muitas vzs usava o ddvp para matar marimbondos e ja trabalhei algumas vzs sem mascara de proteçao, meu medo é de depois de algum tempo desenvolver algum tipo de cancer ou algum outro problema de saude, sera que corro esse risco?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Jonatas,

      Medidas de segunça através do uso de Equipamentos de Proteção Individual são fatores primordiais para utilização de qualquer produto químico. A máscara de proteção é apenas um item obrigatório para o manuseio de qualquer tipo de princípio ativo. Os produtos domissanitários atuais possuem baixa toxicidade e os estudos feitos em relação à toxicidade deles nos tranquilizam em relação ao desenvolvimento de câncer. No entanto, mesmo assim os aspectos de segurança descritos nas FISPQ’s não devem ser descartados.

      Obrigada por nos enviar a sua dúvida.

      Reply
  14. Raphael Siqueira

    Olá! Estou com problemas de escorpiões e aranhas em minha residência. Fui informado que vão fazer a detetização usando o inseticida deltek 2,5. ele pode ser aplicado dentro da residencia ou apenas no perimetro? tenho uma criança recém-nascida e por isso estou preocupado. Se aplicar dentro da residencia é melhor a aplicação nas paredes ou no chão? Obrigado!

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Raphael,

      O controle de escorpiões deve ser realizado com produto apropriado e a aplicação, feita de forma abrangente e bem minuciosa. O Deltek é um inseticida piretróide (deltametrina) microencapsulada e possui registro para o controle desta praga. Para a completa solução da infestação, a aplicação interna (inclusive em rede elétrica com produto na forma de pó) deve ser realizada.

      Salientamos, que independente do produto a ser utilizado no controle de escorpiões em sua residência, o seu bebê deve permanecer fora do ambiente por um período mínimo de 24horas.

      Caso esteja em Belo Horizonte, entre em contato conosco que temos a solução para a questão apontada, com total segurança para você e sua família.

      Obrigada por nos enviar a sua dúvida.

      Reply
  15. Wandré Teixeira

    Bom dia.

    tenho uma cadela de 1 ano e meio e ela está infestada de carrapatos.. me informaram que aplicar 5ml de Alfacipermetrina em 10lts de água e banhá-la com o produto resolveria.

    Gostaria de saber se essa quantidade indicada é segura.. e quais as consequÊNCIAS DE FAZER ISSO CASO A CADELA ESTEJA PRENHA..

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Wandré,

      O tratamento no animal deve ser realizado por proficcional médico veterinário. A utilização de qualquer tipo de produto sem acompanhamento pode interferir na saúde de seu animal. Vale ressaltar, que o dia em que for realizado o tratamento no animal deve também ser realizado o tratamento no ambiente por empresa especializada registrada nos órgãos competentes e esta deve utilizar produto Domissanitário (registrado no Ministério da Saúde) específico para este controle.

      Reply
  16. Ane Caroline

    Olá, EU apliquei no MEU QUINTAL deltametrina EM pó hoje, EM QUANTO TEMPO posso SOLTAR MEU cão NO QUINTAL SEM QUE HAJA RISCOS DE intoxicação DA PARTE DELE?
    APLIQUEI MEIO quilo pois o QUINTAL é grande E MEU cão é UMA pit bull DE aproximadamente trinta QUILOS.

    GRATA

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Ane Caroline,

      Bom dia,

      O seu cão não poderá ingerir ou deitar sobre o produto aplicado. A aplicação de p´´o não deve ser realizada de forma aleatória e disseminada pelo piso. O ideal é você higienizar essa área antes do contato de seu animal. Há animais, mesmo de grande porte, que possuem sensibilidade dérmica e, o contato com este produto pode desencadear processo alérgico.

      Reply
  17. Aline Rosa

    Olá ontem minha casa foi dedetizada. Minha mãe ficou próximo a casa e está com adormecimentos no rosto ex. Narinas boca … Eles usaram 3 tipos para baratas formigas e voadorez. Como já se passaram 24 horas e minha mãe ainda está com os sintomas estou PREOCUPADA. Histamin
    Ajuda?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Para esclarecer de forma adequada sobre possíveis reações ao serviço realizado, precisamos saber de forma efetiva quais produtos foram utilizados. Os produtos domissanitários usualmente utilizados não desencadeiam esse tipo de reação. Vale solicitar a empresa que realizou o controle a ficha técnica e ficha de segurança dos produtos para análise médica e averiguação da reação apresentada.

      Reply
  18. wesley

    ola boa tarde!!!gostaria muito da ajuda de vcs, na minha cidade ta tendo uma infestaçao de escorpiao , fora a prevençao existe produtos quimicos q matao esse inseto? pesquizei na net e ouvi falar no bifentol 200 , sera q realmente funciona?vcs sabem mi indicar um produto q realmente funcione contra escorpiao?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Existem várias formulações com registro no Ministério da Saúde para utilização no controle de escorpiões. O produto citado é uma das formulações registradas e eficaz no controle. Porém, não apenas o produto correto faz com que o controle seja efetivo. A soma da aplicação tecnicamente adequada com o Manejo Ambiental efetivo é que permitem sucesso no processo.
      O controle de Pragas deve ser realizado por profissional capacitado de empresa legalmente habilitada.
      Caso esteja em MG envie seu contato telefônico que temos a solução para o problema apresentado.

      Reply
  19. Henrique

    Bom dia,

    por quanto tempo dura o efeito do ddvp100?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      O organofosforado Diclorvos (DDVP) possui apenas efeito de choque sendo degradado em até 24horas após sua manipulação. Saliento, que são biodegradáveis e sua ação vai diminuindo com exposição de calor, sol, etc.

      Reply
  20. arao souza

    qual veneno mais indicado contra pernilongos que afastem eles por varios dias ?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Arão,
      Não há veneno, que tenha esse efeito por vários dias. Nenhuma formulação permanece no ar e os mosquitos tem grande capacidade de vôo e deslocamento ativo. Ou seja, não há nenhuma formulação de permaneça no ambiente e que impeça a entrada no ambiente de mosquitos originados de áreas não tratadas. Somente a implantação de barreiras físicas é eficiente nesses casos.

      Reply
  21. Sávio Silveira

    Boa tarde.
    a Prefeitura utilizou alfatek 200 sc (alfacipermetrina 20% e 80% de substâncias inertes) para desinsetizar uma repartição da secretaria de saúde. Dois dias após, os funcionários retornaram à atividade e apresentaram queimor na face, náuseas e lacrimejamento. Desde então, sempre que se lava o local, os sintomas ressurgem, apesar da dedetização ter ocorrido Há mais de 1 mês. Pelo que conheço dos piretróides, é pouco provável que provoquem os sintomas após tanto tempo. poderia estar relacionado à diluição errada ou aos 80% de produtos inertes com composição não informada pelo fabricante em sua fispq? Não consegui a bula pela internet. Onde posso conseguir?
    Desde já, muito obrigado pelo seu parecer.
    Sávio.

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Sávio,
      Bom dia,
      Alfatek é um inseticida domissanitário indicado para o controle de baratas, barbeiros e mosquitos. Os produtos domissanitários são biodegradáveis e seguros para utilização em ambientes urbanos. A recomendação de segurança é que pessoas alérgicas, idosos, gestantes, crianças, pessoas com histórico alérgico e animais domésticos permaneçam fora do ambiente por um período de 24horas. Após esse período pode haver retorno ao local com segurança. É recomendável que os ambientes desinsetizados com formulações líquidas permaneçam arejados para que haja a circulação do ar e eliminação de qualquer odor.
      Não há nenhum risco desses sintomas serem causados pelo produto após decorrido tanto tempo da aplicação. Você consegue acessar todos os dados do produto no site da fabricante Rogama.
      Sempre à disposição,

      Reply
  22. ruan

    BOM DIA POSSO MISTURAR ALFA-CIPREMETRINA CON DICLORVOS?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Ruan,
      Bom dia,
      Toda formulação e mistura de produtos, deve ser realizada e supervisionada por um profissional técnico de empresa especializada. A ocorrência de formulações e misturas de forma equivocada, pode acarretar episódios de hipersensibilidade e intoxicação.
      Sempre à disposição.

      Reply
  23. maria jose dezidera

    bom diA , minha casa foi detetizada 2 vezes com infestaçao de miquim, o tecnico fez vistoria e falou que ta limpa não tem mais nada foi usado inceticida demand e falram para lavar só depois de 72 horas que o produto age e cria uma pelicula que se ainda tiver algum ovo do miquim quando ficar adulto ele chegar no chao o veneno mato deram garantia de 6 meses, gostaria de saber se posso ficar tranquila que os miquim vão continuar morrendo se ovo estourar e ficarem adutos/

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Bom dia Maria José,
      O controle de ectoparasitas (carrapatos e pulgas) é realizado com duas aplicações em intervalos médios de 10 dias entre elas. Para total eficiência é necessário que o animal existente no ambiente seja tratado por um médico veterinário de sua confiança nos mesmos dias em que o ambiente passar pelo tratamento.
      O produto utilizado é de excelente qualidade porém, como todos os domissanitários são biodegradáveis e há dependência de tratamento animal concomitantemente com o ambiente, não há como garantir que o ambiente seja não seja reinfestado.
      Atenciosamente,

      Reply
  24. Amélia

    olá,
    Existe algum modo de combater baratas em casa que não prejudique meu cachorro de estimação? ou existe alguma substância que possa ser inserida dentro dos ralos, longe do contato com o cão? Suspendi a aplicação que costumava fazer do inseticida em spray (sem cheiro) desde a chegada do animal e, desde então, não encontrei informação sobre isso.
    grata.

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Amélia,
      Boa tarde
      Existem várias formas de controle de baratas de forma segura e eficiente. Cada tipo de barata é controlado de forma diferente devido ao hábito de vida ser diferente entre as espécies. Porém, independente do tipo de barata ou de aplicação é importante que o produto utilizado seja domissanitário (registrado no Ministério da Saúde) e que o produto seja aplicado por profissional devidamente capacitado de empresa legalizada. Caso esteja em MG envie seu contato telefônico que temos o controle eficiente e seguro para sua área.

      Reply
  25. Robson

    Olá. E alfa cipermetrina pode causar dano em plantas quando aplicada nelas?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Robson,
      Boa tarde,
      Os produtos utilizados em plantas devem ser específicos para esse fim. Existem formulações de Piretróides domissanitários que se utilizados em plantas podem sim causar danos e existem produtos agrícolas que são apropriados para esse fim. Somente um agrônomo de sua confiança, verificando o tipo de planta a ser aplicado o produto e também o tipo de praga a ser controlada, poderá determinar o produto adequado. Somente a nomenclatura do princípio ativo não permite uma resposta concreta de seu questionamento.

      Reply
  26. Kelly c p silva

    Olá, eu preparei o k-otrine e deixei uma semana preparado para depois aplicar porque não sabia que deveria aplicar em 24h. Será que ainda mata as batatas ou perde totalmente a eficácia?
    Obrigada.

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Kelly,
      Bom dia
      – Os produtos químicos devem ser utilizados em até 24horas após o preparo.
      – Em relação a aplicação ressaltamos que o produto utilizado em ambiente domiciliar são os denominados produtos Domissanitários (Registrados no Ministério da Saúde) e devem ser aplicados por profissional capacitado de empresa especializada devidamente legalizada. Por questões de segurança e eficácia, não podem ser utilizados em auto serviço.
      – Formulações agrícolas não podem ser utilizadas em ambiente urbano por questões de eficácia e segurança de manipuladores e animais não alvos.
      Salientamos que sejam observados os aspectos de segurança.
      Caso esteja em MG envie seu contato que temos a solução para o problema apresentado.
      Sempre à disposição,

      Reply
  27. Beth

    Meu quintal quando chove aparecem caramujos africanos ENORmes.existe algum veneno que possa acabar
    COM eles.

    Reply
    1. rodrigo

      O conrole de caramujos deve iniciar pela catação manual constante (utilizando os devidos equipamentos de proteção) dos indivíduos adultos e de seus ovos (que ficam sob a camada de terra). Produtos químicos só devem ser utilizando quando se observam danos significativos na área.

      Reply
  28. Karina Garcia

    Me ajude!! eu e minha cachorra acho que estamos intoxicadas com um remédio chamado demand , de detetizar pulgas. Meu olho está queimando e ela passou mal, vomitou, e está com o olho caído. O que eu faço. Isso mata a cachorra?

    Reply
    1. rodrigo

      Demand é um produto domissanitário utilizado com grande eficiência de controle ambiental. Nenhum produto domissanitário pode ser utilizado em humanos ou animais não alvos (cães por exemplo); além disso, não pode haver ingestão de produto que por ventura possa ter empoçado na área aplicada. Para aplicação de produtos domissanitários líquidos algumas questões de segurança devem ser observadas:
      Antes do tratamento domissanitário
      § Retirar dos armários de cozinha: alimentos, louças e utensílios, colocando-os sobre a mesa e cobrindo-os com forro.
      § Retirar dos armários dos quartos: roupas das prateleiras (toalhas, cobertores, travesseiros, etc.) e roupas em cabides, principalmente em casos de infestações com traças, já que se faz necessária a pulverização em todo o armário.
      § Os aquários devem ser vedados com forro plástico.
      § Todas as caixas de esgoto, de luz, de incêndio e de telefone, ralos e passagem de água pluvial devem estar em condições de serem destampadas.
      § Pessoas alérgicas, crianças, idosos e gestantes não devem estar presentes no momento da aplicação, bem como animais e plantas sensíveis.
      Após o tratamento domissanitário
      § O ambiente desinsetizado deve permanecer ventilado por um período mínimo de 60 minutos.
      § Aplicar produtos de limpeza somente após 72 horas. Após 4 horas, é permitido passar um pano úmido.
      § Pessoas alérgicas, crianças, idosos, gestantes, animais domésticos e plantas sensíveis devem permanecer fora do ambiente por um período mínimo de 24 horas. As demais pessoas, por um período mínimo de 4 horas.
      Esses cuidados devem ser tomados para que a aplicação de inseticidas seja eficiente e sem riscos de incidentes.
      Em caso de dúvidas, consulte nossa Central de Atendimento: (31) 3423-2500.
      Atendimento Toxicológico: João XXIII: 0800-722-6001.
      Em relação aos sintomas em caso de hipersensibilidade podemos relacionar os aspectos de hipersensibilidade alérgica (coriza, bochechas avermelhadas, espirros, tosse).

      Reply
  29. Marcos

    Foi utilizado 2 inseticidas diferentes em um club da minha cidade, um de nome Fendona, e outro de nome bifentol, o 1 me disseram que era pra controlar baratas, foi usado na parte de dentro e outro ESCORPIÕES, na parte externa, ambos nao tem cheiro, mas qual é o melhor, e quanto tempo ainda fica no local agindo? os ”caras NÃO me responderam”;

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Marcos,

      Ambos os produtos possuem muito boa qualidade e realmente possuem baixo odor. Os produtos domissanitários são biodegradáveis e permanecem no ambiente por um período médio de 03 meses podendo ter esse tempo alterado conforme ação de temperatura, incidência solar, ação de produtos de limpeza.

      Sempre à disposição,

      Reply
  30. jOSE pAULO

    GANHEI UM POUCO DE UM INSETICIDA CHAMADO DVVP, PORÉM JA PREPARADO, OU SEJA, JÁ DILUIDO EM AGUA, ELE AINDA CONTINUA TENDO EFEITO SE FICAR GUARDADO POR ALGUNS DIAS,?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      José Paulo,

      Após a diluição esse composto se degrada em até 24horas. A exposição a luz, produtos de limpeza faz com que essa degradação seja ainda mais rápida. Assim como como qualquer produto químico o descarte apropriado é fundamental. O produto não pode ser descartado na rede de esgoto; a destinação deve ser adequada devolvendo ao fornecedor ou enviando para incineração.

      Reply
  31. jOSÉ pAULO

    pARA REALIZAR PROCEDIMENTO PARA ELIMINAR AS BARATINHAS ALEMÃNZINHAS EM UM HORTIFRUTI (sACOLÃO) É NECESSÁRIO REMOVER TODAS AS MERCADORIAS DAS BANCAS, POIS ELAS TÃO PROCRIANDO RAPIDO DEMAIS, E RODANDO DE DIA, E PRA TODO LADO, O TREM TA FEIOOO, COMO DEVO ME PREPARAR PARA A REALIZAÇÃO DO PROCEDIMENTO?E QUE TIPO DE INSETICIDA É USADO, SE TEM CHEIRO, E QUE SE DEVE FAZER AO TERMINO DA DESINSETIZAÇÃO?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      José Paulo,

      O melhor a se fazer nesses casos é uma inspeção técnica adequada e detalhada para traçar a melhor estratégia de controle e então determinar o produto e o tipo de aplicação adequados. Caso esteja na RMBH envie seu contato que nossa equipe está pronta para traçar a melhor estratégia para solucionar a infestação relatada.

      Reply
  32. Nicole pinheiro

    Olá, minha casa está com ‘lipocelis’.
    A empresa de dedetização já pUlveriZou o ambiente duas vezes e os bichinhos continuam aparecendo.
    Eles utilizaram o ‘alfacipermeTrina’.
    Esse é o remÉdio inDicado para ‘lipocelis’???
    Obrigada!

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Prezada Nicole,

      Para o controle de Liposcelis spp. são necessárias algumas observações primeiramente a biologia desse inseto, por exemplo, se existe umidade ou mofo ao qual ele esteja associado e se desenvolvendo.

      Quanto a efetividade do produto utilizado pela empresa contratada, não posso avaliar, uma vez que não conheço a forma de preparação e aplicação adotada.

      Caso não haja efetividade dos trabalhos até então realizados e você esteja em Belo Horizonte ou região, envie seu contato que temos a solução para o problema apresentado.

      Reply

Deixe seu comentário

2 + 6 =