Pergunte ao especialista

Pergunte ao especialista

Pergunte_ao_especialista Pergunte ao especialista Dicas Perguntas ao Especialista

Além das constantes dicas sobre o controle de pragas urbanas, a Insetan faz questão de reservar um espaço para que as pessoas enviem perguntas relacionadas à dedetização, descupinização, desinsetização e a desratização.

No espaço ‘Pergunte ao Especialista’, as perguntas são respondidas por nossa equipe (biólogos, veterinários e técnicos responsáveis). Confira as últimas dúvidas enviadas e aproveite para mandar suas perguntas para o nosso blog.

Pergunta enviada por Vinicius

Bom Dia,

Tenho uma fábrica de salgados e enfrento um grande problema com baratas pequenas (que medem até 2cm mais ou menos), que medidas poderiam acabar de vez com elas ? Elas se instalam no forro PVC, devo trocar o forro? Para qual tipo? O que faço? Já usei muito veneno, contratei empresas de dedetização e apliquei veneno diversas vezes.

Resposta para Vinícius

Caro Vinicius,

Pela sua descrição parece que sua fábrica está com problemas de Blatella germânica (barata paulistinha). Esta barata realmente é uma espécie comumente encontrada em área de manipulação de alimentos. Tem tamanho menor que a barata de esgoto (Periplaneta americana) por isso tem capacidade de se alojar em frestas bem pequenas e de difícil acesso.

Medidas como calafetação de orifícios, vãos e falhas na estrutura são medidas que auxiliam muito o controle. Além disso, é importante que se realize triagem de toda mercadoria para evitar que as ninfas entrem de forma passiva aumentando ainda mais a infestação. Somado a essas medidas deve-se adotar um programa de Controle Químico periódico e sistemático observando sempre todas as medidas de segurança e rodízio de princípios ativos.

Entre em contato conosco que temos a solução para a questão apresentada. Nossa equipe está sempre pronta para fornecer soluções para nossos clientes.

Pergunta enviada por Ricardo

Gostaria de saber se existe veneno para escorpião?

Caro Ricardo,

Há sim venenos registrados no Ministério da Saúde para controle de escorpiões. O controle de escorpiões deve ser individualizado e focado, pois o produto utilizado deve ser específico. Juntamente ao controle químico devem ser observados aspectos ambientais que favoreçam proliferação e alojamento destas pragas. Todo controle deve ser sistemático e focado.

Nossa equipe está sempre pronta a solucionar as questões de nossos clientes relacionadas ao Controle de Pragas Urbanas.

Sempre à disposição,

Equipe Insetan

Pergunta enviada por Oryzaephilus

Bom dia ,

existem larvas de formigas. Porque eu li em uma reportagem que os insetos que estão aparecendo em minha cozinha eram de larvas de formigas.

Boa tarde Oryzaephilus,

Interessante Nick, um coleóptero africano Oryzaephillus serratus.

Recomendo a leitura dos informativos sobre formigas constantes no endereço http://www.pragas.com.br/pragas/pragas.php que acredito ser engrandecedor aos seus questionamentos.

Nossa equipe está sempre à disposição.

47 comments:

  1. WELLINGTON MARQUES DE SOUZA

    EU GOSTARIA DE SABER O NOME DE INSETICIDAS UZADAS PARA MATAR ESCORPIÃO, CUPINS, ARANHAS E FORMIGAS OBRIGADO E AGUARDO RESPOSTAS

    Reply
    1. insetan

      Wellington,

      Bom dia,

      Os produtos por nós utilizados para estes controles são produtos registrados no Ministério da Saúde e de utilização específica Profissional. Entre em contato com a empresa de sua região, caso seja MG entre em contato conosco solicitando um orçamento que indicaremos os produtos mais adequados à solução de seus problemas.

      Sempre à disposição,
      Viviane Alves de Avelar
      Bióloga / Responsável Técnica
      CRBio16.441/4-D

      Reply
  2. erildo

    Olá, minha mãe mora sozinha, tem idade, o fato é, a casinha dela infestou-se de um tipo de baratinha bem pequena, já detetizamos a casa e nada, sempre voltam. O numero é incrível, estão em tudo: telefone, geladeira, forno etc. é como um formigueiro aberto, são muitas meeesmoooo, a noite na madrugada fica impossível transitar pelo banheiro, cozinha, tomam conta do asoalho. Oque me recomenda além de mudar de casa deixando tudo lá hehe.
    Obrigado.

    Att: Erildo

    Reply
    1. insetan

      Erildo,

      Possivelmente a residência de sua mãe está infestada de baratas Blatella germânica. Esta barata possui um tamanho menor (por isso alojam em pequenas frestas) e deslocam-se facilmente de modo passivo (entram nas edificações por meio de carona – entrada em embalagens de outros materiais).

      O controle deve ser realizado com produtos domissanitários (Registrados no Ministério da Saúde) e de forma minuciosa e abrangente em toda residência. O fato de sua mãe ser uma pessoa idosa, devem ser observados alguns aspectos de segurança quando da realização de controle através de produtos líquidos (desinsetizações líquidas).

      Verifique em nosso site as referências sobre pragas para certificar, através de imagens, qual barata tem sido encontrada na residência.

      Entre em contato conosco, através de nossa Central de Atendimento, para podermos orçar a solução para o problema apresentado.

      Att,

      Viviane Alves de Avelar
      Bióloga / Responsável Técnica
      CRBio16.441/4-D
      Tel.: (31)3423-2500 / (31)9361-8427

      Reply
  3. Aline Akemi

    De acordo com suas respostas anteriores, acredito que o tipo de barata q está me incomodando é as baratas Blatella germânic, já fiz dedetização e nada resolveu como faço para elimina-las? Vcs vendem algum produto para me ajudar? Moro em Rio Branco no Acre e nao posso obter um contato pessoal com vcs.

    Reply
    1. insetan

      A aplicação de forma adequada em cada ambiente é a forma mais eficiente de controle de baratas (Blatella germanica ou outra espécie infestante). O adequado é você entrar em contato com uma empresa séria de sua região para realizar o controle de forma adequada. Converse com responsável Técnico da empresa contratada e explique todas as questões referente a infestação de seu ambiente que ele realizará a determinação adequada de metodologia e produto a ser utilizado.

      Reply
  4. vanessa pereira isidoro

    gostaria de saber se eu colocar forro de pvc da rato e barata

    Reply
    1. insetan

      Vanessa,

      Instalação prejudicial de fôrro de PVC está ligada ao tipo de ambiente. Em ambientes de fabricação de alimentos e grande circulação de mercadorias, há sim a possibilidade de alojamento de baratas no interior da estrutura ou mesmo sobre o fôrro. Quanto a roedores, se não houve nenhuma fresta de ligação (falha estrutural) ao meio externo, fica mais difícil o trânsito e o alojamento destes sobre a estrutura. Caso hajam frestas que possibilitem a entrada de roedores, há sim grande possibilidade de trânsito destas pragas sobre o fôrro. Como relatei acima, cada ambiente deve ser tratado de forma individual e, para que possamos esclarecer de forma mais adequada seu questionamento, precisaríamos de maiores informações.

      Reply
  5. Kelly

    Olá boa tarde.

    Moro ao lado de um mercado e também açougue, nos últimos meses , os ratos, e baratas estão aparecendo muito, na minha casa que é ao lado do mercado. Insuportável a situação, de noite se parar na varanda ( do lado de dentro porque nem da varanda ficamos mais porque da medo de aparecer um rato ) vemos os ratos no mercado. Gostaria de saber se ao realizar uma dedetização funciona, quais os riscos, se existe uma garantia e qual periodo, se pode indicar uma dedetizadora, aguardo resposta por favor!

    Reply
  6. Diana Margarete Gréches

    Olá, estou sofrendo em casa com a infestaçao do tipo de barata paulistinha. Já usei e contratei métodos de dedetizaçao, mas até agora nada…cheguei a comprar e aplicar um produto chamado K-Otrine, mas nada…aerosol se tornou sobremesa para elas e o gel aplicado pela dedetizadora foi apenas uma brincadeira (paga é claro). Elas se concentram na pia, nos vários armários da cozinha, e agora querem invadir todos os lugares da casa…náo sei mais o que fazer!!! Meu apto é muito limpo, nunca deixo restos de alimentos exposto. Por favor, quem pode me ajudar??!!! Moro há 06 anos nesse apto e isso nunca havia acontecido antes. Obrigada,

    Margarete Gréches

    Reply
  7. Luiz

    Tem baratas no meu forro de madeira, quando acordo amanheço todo roído. Existe algum remédio caseiro com ingredientes fáceis de achar?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      A solução ideal é a desinsetização abrangente e minuciosa em toda área da residência, realizada por uma empresa especializada e legalizada. Entre em contato conosco, temos a solução para o seu problema: http://www.dedetizacaoinsetan.com.br/contato/

      Reply
  8. Gonçalo

    Boa tarde. Tenho um problema com baratas na altura de maior calor que é a maior parte do verão. são baratas grandes e aparecem sempre no wc. já fiz o teste de fechar todos os ralos e janela e mesmo assim aparecem e não consigo descobrir de onde. moro num r/c e a fossa está no meu terraço…já experiementei todo o tipo de veneno e armadilha mas não desaparecem…que faço?

    Reply
  9. Patricia

    Ola! Apareceu no banheiro da casa da minha mãe umas larvas. O forro é de PVC. O que são essas larvas?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Patrícia,
      Não temos como identificar o problema apresentado apenas com a informação que você nos forneceu. A identificação da praga mencionada necessita de mais detalhes e informações para que seja adequada. Entre em contato com nossa Central de Atendimento para que possamos viabilizar essa identificação: http://www.dedetizacaoinsetan.com.br/contato/

      Reply
  10. Mônica Valporto

    Tenho observado nos últimos três dias aparecimento de mini larva branquinha na minha cozinha, parece um bicho de goiaba, mas magrinha. Primeiro apareceu no azulejo, depois novamente no repinte do azulejo e hoje haviam três delas no teto e uma no rejunte. Sou maníaca por limpeza, os armários são limpos toda semana, assim como a geladeira. Cozinho raramente, a lata do lixo é limpa 2 vezes ao dia. Já pesquisei se há algum produto estragado e nada encontrei. Estou preocupada e neurótica, pois tenho TOC de limpeza, arrumação, higiene, e essa larvas estão me enlouquecendo. O que pode ser?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Mônica,
      Apenas com a descrição que você forneceu não há como dizermos ao certo o que são essas larvas, pois existem diversas pragas que possuem fase larval semelhante às características relatadas. Além dessa hipótese temos fases intermediárias de formigas que também são de cor clara e parecem larvas pequenas. Para determinar com exatidão o tipo de infestação observada em sua residência temos que identificar adequadamente o tipo de praga infestante. Contate nossa Central de Atendimento para que possamos viabilizar a forma mais adequada de identificar a espécie: http://www.dedetizacaoinsetan.com.br/contato/

      Reply
  11. Guilherme

    Olá, me chamo Guilherme, estão aparecendo larvas pequenas no banheiro e eu gostaria de saber o que são e como combatê-las!

    Reply
    1. agencia

      Boa tarde Guilherme,

      Não há como identificar estas “larvas” apenas com esta informação. Para a correta identificação de qualquer espécie, é necessário que sejam analisadas todas as características do exemplar em Lupa e/ou Microscópio. Se você mora em BH, pode nos encaminhar exemplares destas “larvas” para que sejam identificadas e assim ter a indicação do melhor método para combatê-las.

      Obrigada por nos enviar a sua dúvida. Atenciosamente,

      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnica – CRBio16.441/4-D
      (31) 3423-2500

      Reply
  12. Francisca Mota

    Olá. Boa Noite.
    Moro ao lado de um terreno baldio há 8 meses e, nesse período, já encontramos 8 escorpiões. Agora tenho uma bebê de 4 meses e estou com muito medo da mesma ser picada por um desses. O que eu faço para que esse bichinho não entre em minha casa e aconteça um acidente com minha bebê?

    Reply
    1. agencia

      Boa tarde Francisca,

      A primeira ação a ser tomada é a manutenção do terreno vizinho, que deve permanecer roçado e sem nenhum tipo de restos de material e/ou lixo.

      A implantação de barreiras físicas é medida de grande importância. Além disso, recomendo a contratação de uma empresa especializada e devidamente registrada nos órgãos competentes para realizar o Controle Químico (com produto específico registrado na ANVISA). Fale com uma de nossas Assistentes Comerciais pelo telefone 3423-2500, elas estão à sua disposição para lhe propor o melhor plano de serviço para a solução deste problema.

      Obrigada por nos enviar a sua dúvida. Atenciosamente,

      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnica – CRBio16.441/4-D
      (31) 3423-2500

      Reply
  13. ozeias

    Boa tarde. Tenho um laticínio e gostaria de saber se é possível fazer dedetização dentro do local. Que tipo de produtos usar? Tem aparecido umas borboletinhas pequenas como aquelas que ficam no banheiro. Gostaria de ajuda. Obrigado.

    Reply
    1. agencia

      Boa tarde Ozeias,

      O controle de pragas em indústria alimentícia deve ser realizado conforme especificações das legislações vigentes (RDC 275 e RDC 216 – ambas da ANVISA, que regulamentam a Indústria de Alimentos e RDC 52 da ANVISA, que regulamenta o setor de Controle de Pragas Urbanas).

      Atendendo às legislações citadas, este controle deve ser realizado de forma individualizada, adequada e específica para o seu laticínio, por empresa especializada e devidamente registrada nos órgãos competentes.

      Fale com uma de nossas Assistentes Comerciais pelo telefone 3423-2500, elas estão à sua disposição para lhe propor o melhor plano de serviço para a solução deste problema em sua indústria.

      Agradecemos o envio de sua dúvida. Atenciosamente,

      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnica – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

      Reply
  14. tatiana

    Nesse último ano, apareceu uma borboleta pequena que entra em sacos de mantimentos e come o alimento que está dentro. Tiramos, limpamos e ela volta a aparecer na próxima semana. Já reparei que em períodos do ano como agora elas estão em forma de larva.

    Reply
    1. agencia

      Boa tarde Tatiana,

      Existem algumas “traças de cereais” que infestam facilmente grãos, cereais, chocolates e farináceos.
      Para o efetivo controle destas pragas de grãos, são necessários: a) o descarte dos materiais contaminados (pacotes de mantimentos infestados) no lixo; e b) juntamente a realização de atomização no interior do armário onde estavam guardados os mantimentos contaminados.
      Não se esqueça de que, para realizar a atomização, o armário deverá estar vazio.

      Fale com uma de nossas Assistentes Comerciais pelo telefone 3423-2500, elas estão à sua disposição para lhe propor o melhor plano de serviço para a solução deste problema.

      Obrigada por nos enviar a sua dúvida. Atenciosamente,

      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnica – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

      Reply
  15. Leonardo

    Boa noite, estou com ratos no forro da minha casa e venho colocando veneno há uma semana. Mas, a quantidade de rato parece aumentar, não sei o que fazer.
    Obs: o veneno é de dedetizador.

    Reply
    1. agencia

      Boa tarde Leonardo,

      O controle de roedores é um controle minucioso e deve ser realizado de forma tecnicamente adequada. Não é um controle de ação imediata e realmente demanda tempo para ser alcançado.
      A Insetan tem a solução para este problema. Caso você esteja em Belo Horizonte ou Região Metropolitana, entre em contato com uma de nossas Assistentes Comerciais pelo telefone 3423-2500, elas estão à sua disposição para lhe propor o plano de serviço mais adequado para esta situação.
      Obrigada por nos enviar a sua dúvida. Atenciosamente,

      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnico – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500
      .

      Reply
  16. carla Cristina

    Boa noite! Eu tenho um grave problema com baratas voadoras. Ela são grandes e se alojaram no forro de madeira da minha cozinha e gabinete da pia. Não durmo com a casa suja em hipótese nenhuma, tiro sempre o lixo, limpo toda a casa, já usei vários inseticidas e não consigo acabar com elas. Preciso que me digam o que fazer urgente. Não aguento mais essa situação. Moro em São Paulo, capital. Me ajudem, por favor.
    Aguardo resposta. 

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Bom dia, Carla.

      As baratas conhecidas como “voadoras” (Periplaneta americana) são baratas que vivem essencialmente na rede de esgoto e se deslocam por encanamentos, dirigindo-se para locais protegidos e com acesso à fontes de alimentos.

      Recomendo que você entre em contato com uma empresa controladora de pragas devidamente legalizada no estado de SP e solicite um controle efetivo para esta praga em sua residência. Caso tenha dificuldades em localizar uma empresa, verifique junto à Associação Paulista dos Controladores de Pragas, que lhe fornecerá uma lista das empresas legalizadas (http://www.aprag.org.br/).

      Obrigado por nos enviar a sua dúvida.

      Reply
  17. carla Cristina

    E no calor aí é que a coisa fica feia quando acordo de madrugada da pra ouvir o barulho das baratas. No forro durante o dia elas não aparecem mais a noite aparece e não são poucas não são muitas preciso de uma solução o mais rápido possível.

    Reply
  18. Ellen rosane

    BOM DIA. ME MUDEI RECENTEMENTE PARA UM APARTAMENTO EM UM CONDOMÍNIO FECHADO COM MUITAS ARVORES E PLANTAS. MEU APARTAMENTO FICA NO TERRENO E CONSEQUENTEMENTE FICO PROXIMA A UMA DAS CAIXAS DE ESGOTO.
    IDENTIFIQUEI QUE TEM MUITAS BARATAS NO CALOR POIS TODOS OS APARTAMENTOS TEM TELAS, INCLUSIVE O MEU. POREM É QUE ESTOU ACHANDO BARATAS DENTRO DA MINHA CASA, daquela de esgoto. a casa possui alguns interruptores sem espelhos (tampa de proteção) e o teto de todo apartamento é feito de “forro” (o apartamento todo tem sanca de gesso). coloquei aqueles venenos em gel em um canto da parede do banheiro porque vi uma baratinha entrando por la (onde havia falta de rejunte) e um dia depois apareceu varias baratas maiores mortas no meu lustre, quando abri o lustre e vi o vao entre a sanca e o teto havia varios tipos de baratas mortas. minha duvida é se eu aplicar arraze no forro e tampar todos os buracos elas vao sumir ou é PROVÁVEL que elas comecem a sair pelos meus lustres e interruptores?
    a antiga moradora disse que uma vez coloclou arraze um uma saida do interruptor e de la sairam mais de 20 baratas. ja tampei o buraco mas tenho pavor de baratas a ponto de entrar em estado de choque. poderia me auxiliar por gentileza.

    Reply
    1. Victor Felipe

      Ellen,

      Boa tarde,

      O controle de baratas deve ser realizado de forma abrangente. Para potencializar o controle em toda extensão hidráulica do condomínio deve ser tratada periodicamente. Para solucionar o problema de sua unidade recomendamos aplicação minuciosa e ampla, com produtos domissanitários (Registrado no Ministério da Saúde) por empresa especializada. A utilização de produtos domésticos não é recomendada nesse caso.

      Caso esteja em MG envie seu contato telefônico que temos a solução para o problema apresentado.

      Reply
  19. Gisele

    Boa noite! Tenho observado há dias o aparecimento de baratas mortas em minha casa. Nunca tinha visto uma barata na minha casa, agora toda manhã quando me levanto em algum cômodo da casa encontro uma barata morta. São aquelas enormes q voam. Estou ficando desesperada e com medo, porque será q estão aparecendo mortas se já li que elas são muito resistentes?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Olá Gisele!

      Pelas características de seu relato essas baratas que vem aparecendo em sua residência tratam-se de Periplaneta americana (barata de esgoto). Essas baratas deslocam-se facilmente pela rede hidráulica e saem pelo ralos e caixas em busca de alimento. O fato de aparecerem mortas pode ser ação de algum produto inseticida aplicado em sua residência. Os produtos domissanitários (registrados no Ministério da Saúde) possuem residualidade média de 3 meses no ambiente. Para um controle mais efetivo é recomendável o controle (por empresa especialidade) em intervalos regulares.

      Se estiver em MG, passe seu telefone pelo comercial@insetan.com.br ou ligue (31) 3423-2500. Podemos ajudar a resolver o seu problema.

      Reply
  20. Elisandra

    Ola, Estou aflita,
    Acordo Sempre no meio da madrugada com um barulho intrigante no forRo de pcv. Eu e minha familia achamos que é a nojenta dA barata, a impressao que dá é que estao Escavando, “ciscando”, arranhando nao Sei!
    Que tipos de bichos de alojam em foRros de pVc!
    Se é barata so pode ser daS grandes pq o barulho é alto e esta em varios pontos do tEto.
    Uma coisa introgante, qdo colocamos luz, o ruido parece sumir, me ajudem a desvendar esse misterio, que bicho esta provocando esse barulho e como maTa-lo.
    Gostaria de recrber a resposta tb por email . Obrigada

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Olá, Elisandra!
      O ruído observado pode ser desencadeado por diversos tipos de atividades de animais. Pode estar havendo alojamento de roedores, aves ou morcegos nesta área. Para infestações de roedores a medida primária a ser tomada é a realização de processo de desratização com produto domissanitário anticoagulante. Após esse processo recomendamos o fechamento de aberturas, impedindo o livre deslocamento de pragas de áreas externas ao forro. Para aves e morcegos a repelência deve ser adotada de forma imediata. O fechamento de vãos é medida primordial.
      Caso esteja em BH envie seu contato telefônico que temos a solução para o problema apresentado.
      Abraço.

      Reply
  21. Suelen Thaina

    Minha casa e de telha e com forró pvc. Mas a pouco tempo estamos escutando barulhos pela tarde. Anoite é as vezes de manhã acreditamos que não seja um animal que tenha feito ninho. Pois não há cheiro. Nem urina escorrendo em lugar algum e como se ele só fizera uma visita e vai enbora que animal pode ser? Moro em uma área urbana porém atrás tenho um grande mato. Árvores uma área grande. Que tipo de produto posso usar p espantar?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Oi Suelen!

      Podemos imaginar várias situações para este caso. Duas são mais de comum ocorrência. Pode estar ocorrendo a presença de morcegos ou até mesmo de roedores da espécie Rattus rattus, conhecido como rato preto ou rato de telhado. Para ambos os casos, uma boa alternativa é identificar por onde estes animais estão tendo acesso e vedar estes pontos. Morcegos são protegidos por ele e sua morte ou captura considerado crime ambiental. Para roedores, os produtos mais eficientes são de venda restrita e a utilização deve ser realizada por profissionais treinados. Em caso de infestação presente de roedores a recomendação é contatar uma empresa especializada. Pode solicitar um orçamento para seu caso em específico pelo telefone (31) 3423 2500.

      Reply
  22. LEANDRO ENCOMODADO

    Olá!!
    Em cima do FORRó de pvc do meu quarto PRINCIPalmente na madrugada aparecem ruídos tipo serrano tic tic tic TIC TIC tic TIC TIC as vezes PARECE ser RATos as vezes tenho certeza ser baratas pois um dias desses vi um bigodinho fininho descendo no canto das PAREDes como se tivesse procurando algo aqui em baixo o que fazer ??? Pelo amor de deus minha mulher tá grávida e não DORme mais direito

    Reply
    1. rodrigo

      Para verificar corretamente do que se trata há necessidade de verificação in loco dos indícios. Apenas o relato acima não é suficiente para identificação do problema.

      Reply
  23. Bruna

    Ola na mimha residencia vem aparecendo vario escorpioes amarelos mas moro aki a seis anos e nunca encotrei nenhum agora q meu forro de madeira caiu o beiral comecou aparecer tenho ralos tds com telas e caixa de esgoto tampada podem estar n meu forro

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Bruna,

      Os escorpiões deslocam-se de forma ativa e podem se alojar nos mais diversos ambientes. Pode haver deslocamento por encanamento elétrico, hidráulico entre outras formas.

      Reply
  24. Stefani Costa

    Olá!
    Em novembro do ano passado instalei um forro de PVC no meu quarto, o qual colocado isopor entre o forro e a telha. Acontece que de uns dias pra cá tenho notado pela luminária, a existência de formigas daquele tipo vermelha e pequena. Tô preocupada porque elas saem da luminária embutida e caem em cima da minha cama. Tô recém operada e com um bebê de apenas 6 dias, que é a minha maior preocupação. Me ajudem, por favoooor.

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Stefani,

      Há controles dessa pragas que não oferecem nenhum tipo de risco para você e seu bebê. Para tanto é necessária aplicação de formulações de iscas gelatinosas específicas ao controle de formigas. Caso esteja na RMBH envie seu contato telefônico que temos a solução eficaz e segura para o seu problema.

      Reply

Deixe seu comentário

8 + 2 =