Início > Dicas > Pergunte ao especialista


Notícias

Pergunte ao especialista

Postado em: Dicas, Perguntas ao Especialista


Especialistas em dedetização

Especialisas Insetan

Além das dicas sobre pragas urbanas, o blog da Insetan também reserva um espaço para você tirar suas dúvidas relacionadas à dedetização, descupinização, desinsetização e a desratização.

Na seção “Pergunte ao Especialista”, seus questionamentos são respondidos por nossos profissionais (biólogos, veterinários e técnicos responsáveis). Abaixo você confere as últimas perguntas enviadas, pergunte você também!

Pergunta enviada por José Lana:

Tenho um terreno no ‘Condominio Nossa Fazenda’ com aprox. 3.000 m2 de grama esmeraldas. Está aparecendo cupim (parece ser heterotermes tennuis). Qual o custo para combatê-los usando o sistema de voces? E qual é esse sistema?

Sr. José Lana,

Para uma avaliação correta do local é preciso uma vistoria do local para certificação da espécie citada e determinação correta de metodologia e valores. A identificação da espécie encontrada e forma/local infestante é fator primordial para determinação do controle exato.

Gentileza contatar-nos para agendamento de vistoria no local para podermos precisar os dados solicitados. Nossa equipe está sempre pronta para atendê-lo e encontrar a melhor solução para os problemas apresentados.

Atenciosamente,

Viviane Alves de Avelar / Bióloga – Responsável Técnico, CRBio 16.441/4-D

__________________________________________________________________________________________

Pergunta enviada por Amanda

Gostaria de saber se há algum problema em dedetizar minha casa já que estou grávida e perto do parto. O produto que normalmente é aplicado tem efeito colateral após 24h pra gestantes ou não?

Amanda,

O ideal é que você realize o serviço antes do bebê nascer, pois com o recém nascido em casa o deslocamento fica mais difícil.

Medidas de segurança devem ser observadas em todos os casos de controle de pragas. Em casos de gestantes, crianças, idosos, pessoas alérgicas e animais de estimação é ideal que fique fora do ambiente por 24 horas. Como você está grávida, essa recomendação deve ser obedecida, inclusive o acompanhamento do serviço de desinsetização líquida deve ser feito por outro adulto. Sua residência deve permanecer bem ventilada após a aplicação. Tomando essas precauções, você poderá retornar normalmente à sua residência. Ressalto que essa recomendação é para desinsetização líquida. Para serviços somente com gel não há necessidade de saída do local assim como nos trabalhos de desratização.

Recomendo que você entre em contato com nossa Central de Atendimento para que determinemos a melhor metodologia diante o ambiente a ser tratado e a infestação observada.

Atenciosamente,

Viviane Alves de Avelar / Bióloga – Responsável Técnico, CRBio 16.441/4-D

__________________________________________________________________________________________

Pergunta enviada por Melissa Souza

Olá! Estou aflita por causa de alguns ovos estranhos eliminados (já eclodidos) do bocal de uma lâmpada no teto de minha casa. Juntamente aos ovos aparece uma espécie de secreção que com o tempo endurece e se gruda ao chão. É muito estranho! Não sei que inseto poderia ser. Não tem aranhas nas paredes de minha casa e nunca vi nenhum inseto saindo do buraco desta instalação elétrica. Mando uma foto do tal ovo para vocês observarem. A foto não está muito boa, adianto. Estes ovos são grandes e se parecem com cascas de uvas quando chupadas. O ovo costuma mudar a coloração conforme o tempo em que foi eliminado no ninho. Ele está meio esverdeado na foto e com o tempo fica pretinho e seco. Na verdade não tenho certeza se são ovos, apenas suponho, pois não se parece com um inseto. Alguém poderia me ajudar?

Melissa,

Somente pela foto não há como determinar do que realmente se trata. A grosso modo visualmente falando parece que sua residência tem problemas com morcegos frugívoros (que se alimentam de frutos). Estes podem estar buscando seu alimento nas proximidades, se alimentando na sua residência e deixando cair os restos alimentares no seu piso, pois a foto está muito parecida com Jabuticaba.

Saliento que não há como precisar somente pela foto. Uma vistoria no ambiente teria um resultado positivo em relação ao seu questionamento. Nossa equipe está sempre à disposição para solucionar todos os problemas de nossos clientes.

Atenciosamente,

Viviane Alves de Avelar / Bióloga – Responsável Técnico, CRBio 16.441/4-D

Foto enviada por Melissa


2 Responses to Pergunte ao especialista

  1. Jucimario Lima says:

    Estou constituindo uma empresa de desinsetização, gostaria de saber se posso ter como técnico da empresa um Técnico Agrícola.

    • A RDC nº 52 do Ministério da Saúde diz em sua seção III – “Definições” o seguinte:
      “X – responsável técnico: profissional de nível superior ou de nível médio profissionalizante, com treinamento específico na área em que assumir a responsabilidade técnica, mantendo-se sempre atualizado, devidamente habilitado pelo respectivo conselho profissional, que é responsável diretamente: pela execução dos serviços; treinamento dos operadores; aquisição de produtos saneantes desinfestantes e equipamentos; orientação da forma correta de aplicação dos produtos no cumprimento das tarefas inerentes ao controle de vetores e pragas urbanas; e por possíveis danos que possam vir a ocorrer à saúde e ao ambiente;”
      Ou seja, o Conselho de Classe de seu profissional é que permitirá ou não a atuação dele em sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Faça seu orçamento

Ligue agora

31 3423 2500

ou

ligamos para você