Pergunte ao especialista

Pergunte ao especialista

Especialistas em dedetização

Especialisas Insetan

Além das dicas sobre pragas urbanas, o blog da Insetan também reserva um espaço para você tirar suas dúvidas relacionadas à dedetização, descupinização, desinsetização e a desratização.

Na seção “Pergunte ao Especialista”, seus questionamentos são respondidos por nossos profissionais (biólogos, veterinários e técnicos responsáveis). Abaixo você confere as últimas perguntas enviadas, pergunte você também!

Pergunta enviada por José Lana:

Tenho um terreno no ‘Condominio Nossa Fazenda’ com aprox. 3.000 m2 de grama esmeraldas. Está aparecendo cupim (parece ser heterotermes tennuis). Qual o custo para combatê-los usando o sistema de voces? E qual é esse sistema?

Sr. José Lana,

Para uma avaliação correta do local é preciso uma vistoria do local para certificação da espécie citada e determinação correta de metodologia e valores. A identificação da espécie encontrada e forma/local infestante é fator primordial para determinação do controle exato.

Gentileza contatar-nos para agendamento de vistoria no local para podermos precisar os dados solicitados. Nossa equipe está sempre pronta para atendê-lo e encontrar a melhor solução para os problemas apresentados.

Atenciosamente,

Viviane Alves de Avelar / Bióloga – Responsável Técnico, CRBio 16.441/4-D

__________________________________________________________________________________________

Pergunta enviada por Amanda

Gostaria de saber se há algum problema em dedetizar minha casa já que estou grávida e perto do parto. O produto que normalmente é aplicado tem efeito colateral após 24h pra gestantes ou não?

Amanda,

O ideal é que você realize o serviço antes do bebê nascer, pois com o recém nascido em casa o deslocamento fica mais difícil.

Medidas de segurança devem ser observadas em todos os casos de controle de pragas. Em casos de gestantes, crianças, idosos, pessoas alérgicas e animais de estimação é ideal que fique fora do ambiente por 24 horas. Como você está grávida, essa recomendação deve ser obedecida, inclusive o acompanhamento do serviço de desinsetização líquida deve ser feito por outro adulto. Sua residência deve permanecer bem ventilada após a aplicação. Tomando essas precauções, você poderá retornar normalmente à sua residência. Ressalto que essa recomendação é para desinsetização líquida. Para serviços somente com gel não há necessidade de saída do local assim como nos trabalhos de desratização.

Recomendo que você entre em contato com nossa Central de Atendimento para que determinemos a melhor metodologia diante o ambiente a ser tratado e a infestação observada.

Atenciosamente,

Viviane Alves de Avelar / Bióloga – Responsável Técnico, CRBio 16.441/4-D

__________________________________________________________________________________________

Pergunta enviada por Melissa Souza

Olá! Estou aflita por causa de alguns ovos estranhos eliminados (já eclodidos) do bocal de uma lâmpada no teto de minha casa. Juntamente aos ovos aparece uma espécie de secreção que com o tempo endurece e se gruda ao chão. É muito estranho! Não sei que inseto poderia ser. Não tem aranhas nas paredes de minha casa e nunca vi nenhum inseto saindo do buraco desta instalação elétrica. Mando uma foto do tal ovo para vocês observarem. A foto não está muito boa, adianto. Estes ovos são grandes e se parecem com cascas de uvas quando chupadas. O ovo costuma mudar a coloração conforme o tempo em que foi eliminado no ninho. Ele está meio esverdeado na foto e com o tempo fica pretinho e seco. Na verdade não tenho certeza se são ovos, apenas suponho, pois não se parece com um inseto. Alguém poderia me ajudar?

Melissa,

Somente pela foto não há como determinar do que realmente se trata. A grosso modo visualmente falando parece que sua residência tem problemas com morcegos frugívoros (que se alimentam de frutos). Estes podem estar buscando seu alimento nas proximidades, se alimentando na sua residência e deixando cair os restos alimentares no seu piso, pois a foto está muito parecida com Jabuticaba.

Saliento que não há como precisar somente pela foto. Uma vistoria no ambiente teria um resultado positivo em relação ao seu questionamento. Nossa equipe está sempre à disposição para solucionar todos os problemas de nossos clientes.

Atenciosamente,

Viviane Alves de Avelar / Bióloga – Responsável Técnico, CRBio 16.441/4-D

Foto enviada por Melissa

8 comments:

  1. Jucimario Lima

    Estou constituindo uma empresa de desinsetização, gostaria de saber se posso ter como técnico da empresa um Técnico Agrícola.

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      A RDC nº 52 do Ministério da Saúde diz em sua seção III – “Definições” o seguinte:
      “X – responsável técnico: profissional de nível superior ou de nível médio profissionalizante, com treinamento específico na área em que assumir a responsabilidade técnica, mantendo-se sempre atualizado, devidamente habilitado pelo respectivo conselho profissional, que é responsável diretamente: pela execução dos serviços; treinamento dos operadores; aquisição de produtos saneantes desinfestantes e equipamentos; orientação da forma correta de aplicação dos produtos no cumprimento das tarefas inerentes ao controle de vetores e pragas urbanas; e por possíveis danos que possam vir a ocorrer à saúde e ao ambiente;”
      Ou seja, o Conselho de Classe de seu profissional é que permitirá ou não a atuação dele em sua empresa.

      Reply
  2. Jon anderson

    Moro em apartamento e tenho um filha de 3 meses. Ultimamente à noite tem aparecido muito murium, já pesquisei e não encontro solução para esta praga. Meu vizinho diz não aparecer nenhum na casa dele. Tenho um planta na varanda, ela pode ser o criadouro? Tapetes e outros lugares podem esconder os mosquitos? Por favor me ajude!!!

    Reply
    1. agencia

      Boa tarde Jon,

      Primeiramente gostaria de verificar se há algum outro nome dado a este animal que você tem encontrado, pois acredito que MURIUM seja algum nome regional e não tenho conhecimento do que se trata. Qual a cidade de sua residência? Caso seja alguma espécie de mosquito, pode haver criadouros em áreas verdes próximas, pois mosquitos machos alimentam-se de seiva vegetal. Pode também haver algum local adequado para desova (local com algum acúmulo de água).
      Para ajudá-lo de forma mais adequada, gostaria que enviasse algum outro nome da praga observada.

      Obrigada por nos enviar a sua dúvida. Atenciosamente,

      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnica – CRBio16.441/4-D
      (31) 3423-2500

      Reply
  3. isabela

    Estou grávida de 17 semanas e fiz uma dedetização com iscas para formigas seguindo todas as recomendações. Porém, uma das caixas de iscas molhou e o veneno estava pingando. Ao limpar com papel, esbarrei esse papel no meu dedo, lavei imediatamente com água e sabão, mas tenho medo pelo meu bebe, ele corre risco?

    Reply
    1. agencia

      Boa tarde Isabela,

      Não há nenhum risco para você e/ou para o bebê. Iscas na forma de gel podem trazer algum problema caso sejam ingeridas. A contaminação (intoxicação) se dá por ingestão e a quantidade ingerida necessária para ocorrer algum problema é proporcional ao peso do ingestor. Portanto, você pode ficar tranquila.

      Obrigada por nos enviar a sua dúvida. Atenciosamente,

      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnica – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

      Reply
  4. Mauro queiroz

    Prezados srs(as), tenho cães e uma gestante em casa, qual as técnica e produtos melhores para dedetizar minha residência, salientando que estamos tendo carrapatos na casa? Preciso retirar os cães? Minha esposa deve ficar quanto tempo fora da casa?
    Gratos.
    Mauro@eggomoveis.com

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Bom dia Mauro,

      O controle de ectoparasitas (pulgas e carrapatos) deve ser realizado em duas etapas no intervalo médio de 10 dias entre as aplicações. No mesmo dia do agendamento do controle, deve ser realizado na clínica veterinária de sua confiança o tratamento dos animais domésticos existentes.

      Para efetividade do controle, deve ser aplicado produto específico em todo o piso de forma a atingir todas as frestas existentes (locais de alojamento formas imaturas da praga). Devem ser utilizados produtos líquidos domissanitários (produtos registrados no Ministério da Saúde com indicação para controle da praga alvo).

      A gestante precisa permanecer fora do ambiente tratado por um período de 24horas. Esta mesma orientação deve ser seguida em casos de crianças, idosos, pessoas alérgicas e animais de estimação. Adultos sem história alérgica podem retornar ao ambiente após decorridas 04 horas da aplicação. E o ambiente deve permanecer bem ventilado.

      Obrigada por nos enviar a sua dúvida.

      Reply

Deixe um comentário

28 + = 32