Pergunte ao Especialista

Pergunte ao Especialista

dedetizacao-bh Pergunte ao Especialista Perguntas ao Especialista

Seja bem-vindo à seção “Pergunte ao Especialista”. Aqui, você tira todas as suas dúvidas sobre insetos e pragas urbanas; é só você mandar suas perguntas para a gente.

Dúvida:

Gestante com problema de morcegos em casa. Oferecida limpeza e dedetização com hipoclorito de sódio e carbonato de sódio. Riscos? Cuidados? (pergunta enviada por Ceres)

Resposta:

Ceres,

O controle (eliminação) de morcegos só é permitido para espécies hematófagas (que não são observadas no meio urbano). As espécies encontradas no ambiente urbano são espécies insetívoras (alimentam-se de insetos) ou frutívoras (alimentam-se de frutos) e estas não podem ser eliminadas.

O controle que pode ser realizado é a repelência através da confecção de barreiras físicas no locais de entrada e alojamento destes. Além disso, podem ser utilizados artifícios que deixam forte odor no ambiente, que causam irritabilidade e, por consequência, repelem estes dos locais observados. É importante ressaltar que morcegos possuem grande adaptabilidade a odores sendo necessária a troca deste artifício com frequência.

A limpeza por si só não alterará em nada a possibilidade de alojamento destes em seu ambiente. A utilização de hipoclorito (cloro) é importante no processo de limpeza mas não relevante.

Dúvida:

Como faço para combater as formigas, já pulverizei vários produtos e utilizei o gel,mas elas insistem em aparecer, desde já, muito obrigado. (pergunta enviada por Willian)

Resposta:

Willian,

O controle de formigas domésticas deve ser realizado de forma bem criteriosa, utilizando o método adequado a cada ambiente. A associação líquido + gel é adequada mas cada formulação deve ser aplicada em local determinado e não podem ser aplicadas conjuntamente.

As formigas possuem hábito de forrageamento muito intenso e sua capacidade de deslocamento é grande; o qe pode estar ocorrendo em seu ambiente (existência de ninhos em locais próximos ao seu ambiente e elas estarem apenas forrageando no seu).

Entre em contato com nossa Central de atendimento para que possamos individualizar o tratamento de sua área e assim, solucionar o problema apresentado.

Dúvida:

Olá! Infelizmente  apareceu um ratinho, parece camundongo em nossa cozinha. Moramos  em casa, no bairro Ana Lúcia. Isto foi ontem, bem cedo: 6h manha. Tentamos mata-lo, mas não conseguimos. Chamamos  uma dedetizadora que fazia plantão 24 h  e  eles vieram. Aplicaram 7 pontos de um gel  azul escuro amarrado  com arames sob os moveis da cozinha. No outro dia (hoje, o mesmo camundongo apareceu no mesmo horário. Só que sumiu. Parece q  ele  se escondeu  atrás  de um  armário  da cozinha. Os venenos são  estas mesmos? A firma disse  que vai monitorar  seg feira.   Estou mto preocupado.  (pergunta enviada por Neder)

Resposta:

Neder,

Pelo relato feito pode ser sim camundongo, pois este tem habito homofpilico e é facilmente encontrado em interior de residências (interior de armário, atrás de fogões, geladeiras, interior do forro de sofá, etc.) e o produto utilizado parece ser isca bloco (quadrado azul endurecido, com odor de parafina).

Todos os produtos químicos registrados no Ministério da Saúde para controle de roedores atuam por ingestão e o óbito do roedor ocorre entre 5 a 7 dias após a ingestão. Fora os compostos químicos que podem ser utilizados o controle pode ser feito de maneira mecânica (somente roedores de pequeno porte) através de armadilhas adesivas.

Para que haja ingestão mais rápida da isca química utilizada é necessário que esta seja bem palatável ao roedor o que os blocos não o são pois possuem uma camada de parafina para suportar  ambientes com alto grau de umidade. Não recomendamos isca bloco para interior de residência pois o consumo é demorado acarretando maior tempo para visualização do óbito.

Entre em contato com nossa Central de Atendimento para que possamos individualizar o controle de roedores de sua residência.

Dúvida:

Olá!

Sou do interior da Paraíba e aqui ouvimos com frequência que não existe dedetização para ratos.Tenho cachorros em casa e preciso ter cuidado no combate aos roedores.Gostaria de saber qual veneno é utilizado na dedetização. (pergunta enviada pelo Fábio)

Resposta:

Fábio,

O controle de roedores existe e é extremamente eficaz. A desratização, assim como qualquer outro controle de pragas só pode ser realizado utilizando produtos registrados no Ministério da Saúde. Os produtos para controle de roedores, tem diferentes formulações mas todos são anticoagulantes, causando hemorragia interna nos roedores e levando-os ao óbito de 05 a 07 dias após a ingestão.

Crianças, assim como os animais domésticos não podem ingerir as iscas por isso o processo de desratização deve ser realizado de forma adequada e bem cautelosa.

Conta-te uma empresa de sua região, verifique todos os itens necessários conforme RDC em anexo para contrata-la.

Dúvida:

Qual é a durabilidade da eficácia dos remédios aplicados para dedetização de baratas em um ambiente que fica aberto de segunda a sexta-feira? (pergunta enviada pela Coopsesp)

Resposta:

Coopsesp,

Cada produto utilizado para controle de baratas reage de forma diferente em ambientes diferentes. Produtos na forma de gel, assim como os líquidos, em área não alimentícias internas, permanecem ativos em média por 6 meses. Em áreas externas, essa residualidade pode variar de acordo com a higienização.

Em área de manipulação de alimentos, essas informações são diferentes, pois a ação de temperatura, higienização e transporte passivo de pragas influenciam no tratamento.

Dúvida:

Que cuidados devo ter ao Dedetizar contra traças sendo que tenho um bebê de 3 meses. Sei que tem que ficar afastado por 48 horas. Mas e quanto às roupinhas, devem ser todas lavadas depois? Devo cobrir o berço do bebê com plástico ou lavá-lo depois? (pergunta enviada por Hélio)

Resposta:

Hélio,

O controle de traças é realizado através da aplicação de produtos líquidos, utilizando equipamento adequado (atomizador) em toda área de alojamento e de atividade de traças, incluindo o interior de armários e gavetas.

Para que seja realizada esta aplicação, os armários e gavetas devem ser esvaziados, as roupas devem ser balançadas e de preferência higienizadas para que não haja a possibilidade de alojamento de traças entre as mesmas e, consequentemente, a reinfestação dos armários. O berço pode ser coberto com forro plástico, e realizada higienização normal após liberação do ambiente.

Deixe seu comentário

70 - 61 =