Pergunte ao especialista

Pergunte ao especialista

dedetizacao-bh Pergunte ao especialista Perguntas ao Especialista

Nossa seção “Pergunte ao Especialista” continua recebendo várias dúvidas. Ainda tem dúvidas sobre insetos e pragas urbanas, mande suas perguntas para a gente.

Dúvida:

Boa tarde.

Gostaria de saber se o técnico em meio ambiente pode trabalhar na empresa de dedetização, como técnico responsável pela empresa de controle de pragas? Eu sou formada em técnico em meio ambiente e gostaria de saber se posso ou não trabalhar nessa função. (pergunta enviada por  Erica )

Resposta:

Érica, Bom dia,

A RDC n.º 52 da ANVISA diz o seguinte sobre responsabilidade técnica em empresa prestadora de serviços de controle de pragas urbanas:

“Seção III

Definições Artigo 4

X – responsável técnico: profissional de nível superior ou de nível médio profissionalizante, com treinamento específico na área em que assumir a responsabilidade técnica, mantendo-se sempre atualizado, devidamente habilitado pelo respectivo conselho profissional, que é responsável diretamente: pela execução dos serviços; treinamento dos operadores; aquisição de produtos saneantes desinfestantes e equipamentos; orientação da forma correta de aplicação dos produtos no cumprimento das tarefas inerentes ao controle de vetores e pragas urbanas; e por possíveis danos que possam vir a ocorrer à saúde e ao ambiente;”

Ou seja, para que o técnico em meio Ambiente seja RT, ele precisa ser registrado em um Conselho de Classe e este autorizar, após análise do currículo, o exercício da função.

______________________________________________________________________________________________

Dúvida:

Olá, estava estendendo as roupas da minha bebe (2 meses) e qndo estava terminando encontrei um (1) coco de rato dentro da máquina de lavar, onde estavam as roupinhas….. O que eu faço??? Jogo tudo fora? Ajuda por favor!!!! ( pergunta enviada por Lise)

Resposta:

Lise, Bom dia,

O ideal, em casos como o relatado, é descartar as roupas, já que se trata de um bebê. Caso não tenha como descartar, você pode efetuar a lavagem, fervura e até mesmo enxague com lisofórmio. E após lavagem e enxague com lisofórmio,  efetuar nova lavagem). Não esqueça de efetuar uma lavagem bem criteriosa de sua máquina de lavar roupas antes da utilização.

______________________________________________________________________________________________

Dúvida:

Todas as noites sou incomodado por mosquitos que aparecem por volta das 21h. A preferência deles é pelo banheiro, cozinha e meu quarto, o que acaba atrapalhando meu sono. Para minimizar, sou obrigado a vestir camisas de manga e calças compridas.

Os mosquitos não fazem nenhum barulho, são acizentados, magrinhos, com duas asas fininhas e pulam sobre minha pele. Como se procurassem o melhor local para picar. Por causa dessa ausência de barulho, acredito que não seja o culex, que na minha região chamamos de muriçoca.

Esse comportamento de pular acontece também sobre minha cama.
Não é o aedes aegypti também, pois não possui listras brancas.

Moro numa região com boa infraestrutura e casa limpa. Cuido da higiene na cozinha diariamente, esfrego água com sabão em pó no chão e passo pano com alvejantes, água sanitária e desinfetante de eucalipto. Também já coloquei a água sanitária pura nos ralos. Mesmo assim esses mosquitos aparecem.
O quintal tem folhas secas no chão. Ainda não pude limpar. De qualquer maneira, não acho que essa seja a razão.
Acordo com pontos vermelhos pelo corpo e não sei como identificar a origem dessas pragas.
Ainda não usei inseticidas porque tenho gatos em casa.

Poderiam dizer qual será a espécie? Ou então recomendar algum livro/material que explique as variedades de insetos que atacam residências?
Faz semanas que busco informações na internet, mas são muito pobres em conteúdo.

Obrigado pela atenção.( Pergunta enviada por Paulo)

Resposta:

Paulo, bom dia

A Ordem Díptera, a qual estão inseridos os mosquitos, possui 85.000 (oitenta e cindo mil) espécies conhecidas e catalogadas segundo Neves e colaboradores no livro Parasitologia Humana – 10ª edição.

Para realização adequada de identificação de qualquer espécie, esta deve ser analisada visualmente e algumas vezes até microscopicamente. Apenas as informações enviadas acima não são suficientes para determinaçãoa adequada de que tipo de díptero seria este que tanto lhe incomoda. Colete amostras (sem que haja danos à estrutura do inseto) e envie para análise. Somente assim você terá a certeza de qual inseto está infestando sua residência. Não descarte a possibilidade de proliferação vinda de maerial orgânico em decomposição, pois muitas espécies de dípteros proliferam no tipo de matéria que você relata ter (folhas na área externa).

______________________________________________________________________________________________

Dúvida:

Por favor, estamos com um grande problema aqui em nosso lote.

Tínhamos um galinheiro, este ficou repleto de piolhos, então acabamos com o galinheiro, as galinhas e limpamos tudo, mas os piolhos ficaram!
Já tentamos de tudo. Água sanitário, produto bolfo, inseticida comum de spray e por fim chamamos a dedetização. Já vieram três vezes, porque na primeira não resolveu,nem na segunda, e estou aqui desesperada porque não resolveu na terceira também.
Gostaria de saber se existe solução para este inferno chamado piolho de galinha. ( Pergunta enviada por Ana Paula)

Resposta:

Ana Paula,Bom dia,

O Controle de Piolhos de Aves (Malófagos) deve ser realizado de forma abrangente, aplicando produto inseticida adequado em toda a área onde estes se abrigavam, assim como em todos os locais de trânsito dos mesmos.  A forma de aplicação adequada seria a atomização, que atinge todos os pontos do terreno (incluindo frestas e paredes). Realizando o tratamento com o produto e a forma de aplicação adequados, o controle será extremamente eficaz.

______________________________________________________________________________________________

Todas as suas dúvidas enviadas para o Pergunte ao Especialista são respondidas pela Bióloga/Responsável Técnica, Viviane Alves de Avelar (CRBio16.441/4-D).

25 comments:

  1. Fernando Victor de Lima

    Sou estudante na área de segurança do trabalho e graças a Deus estou na reta final. Estou realizando um projeto multidisciplinar onde o meu foco são os profissionais que dedetizam as indústrias, as lojas e etc. Mas, não tenho muito conhecimento neste ramo de atividade, onde dificulta na elaboração do PPRA, PCMSO, entre outros programas relacionados à segurança. Entretanto, peço-lhe encarecidamente algum material de apoio onde possa iniciar a prevenção. Tudo o que encontro na internet são propagandas e sites de dedetizadoras. Dificilmente encontro algo relacionado à segurança do controlador de pragas. Agradeço, desde já, a atenção.

    Reply
    1. insetan

      Boa tarde Fernando,

      Os programas de Saúde Ocupacional são elaborados levando em consideração os serviços realizados por cada tipo de empresa, por isso sua dificuldade em encontrar modelos anteriores. Além disso, o PCMSO leva também em consideração o tipo de produto utilizado e faz análise pelas FISPQ’s dos produtos (e cada empresa utiliza um tipo de produto para controlar um determinado tipo de praga). Com relação ao PPRA, a questão que dificulta a padronização é o fato de que não existe regra de edificação para este tipo de empreendimento, possibilitando também uma enorme gama de possibilidades de programas.
      O fator mais importante que deve ser observado é a utilização dos EPI’s básicos por parte de todos os profissionais que fazem aplicação de produtos domissanitários líquidos, sejam eles quais forem: máscara semifacial de carvão ativado; roupa impermeável de mangas e pernas longas; bota de proteção e luvas de PVC.
      Obrigada por nos enviar a sua dúvida.

      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnico – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

      Reply
  2. jorge dyego.

    Sou especialista em serviço do controle de pragas de uma empresa multinacional. Tenho 2 anos de empresa e estou querendo uma opinião do que posso fazer tipo um curso técnico ou algo que envolva a área de pragas.

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Boa tarde Jorge,

      Existem vários cursos na área, tanto nas associações como em instituições de ensino. Diga-nos a cidade em que você reside para que possamos indicar a instituição mais próxima de sua residência.
      Obrigada por nos enviar a sua dúvida.

      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnico – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

      Reply
  3. ederson

    Bom dia. Realizo alguns trabalhos de dedetização por conta própria em minha cidade. Na grande maioria dos trabalhos realizados, era fácil o controle, porém um novo desafio surgiu e tenho algumas dúvidas em relação à forma de aplicação. A situação é a seguinte:
    É um condomínio com 6 casas no terreno e 6 no primeiro andar. Todas as casas são conjugadas e a maior parte do telhado está com cupim. Para este controle, teria que pulverizar todas as linhas, ripas e caibro; pulverizar todas as trilhas que houver dentro das casas; realizar uma barreira química em torno da edificação com perfurações no solo com 30cm de profundidade e 30cm de distância uma das outras. É necessário pulverizar cantos de parede, roda teto e roda pé de todas na parte internas? O que devo fazer para que o serviço seja realizado com qualidade? O produto que utilizo para cupim é o Fersol 384CE – permetrina. Estou buscando muitos treinamentos técnicos em minha cidade, porém estou encontrando muita dificuldade e até mesmo na internet é muito difícil localizar informações sobre o assunto. Ficarei muito grato pela ajuda e aguardo um retorno o mais breve possível. Irá me ajudar muito. Deus abençoe.

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Boa tarde Ederson,

      Respondemos a sua pergunta nesta postagem: http://www.dedetizacaoinsetan.com.br/perguntas-ao-especialista/o-que-devo-fazer-para-realizar-um-procedimento-de-controle-de-cupins-com-qualidade/
      Obrigada por nos enviar a sua dúvida.

      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnico – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

      Reply
  4. Melissa Sant' Anna

    Boa tarde. Sou bióloga, trabalhei 7 anos na Vigilância Sanitária e Ambiental e tenho algum conhecimento a respeito de controle de pragas. Atualmente fui convidada para ser Responsável Técnico de uma empresa de Dedetização. Gostaria de uma luz, pois não sei quais seriam minhas atribuições, carga horária ou remuneração adequada para o cargo. Gostaria também da informação de cursos específicos na área. Sou do Rio de Janeiro.
    Obrigada!

    Reply
    1. agencia

      Bom dia Melissa,

      Recomendo que entre em contato com a ABCVP – Associação Brasileira de Controle de Vetores e Pragas (http://www.abcvp.com.br ) no RJ e procure a grade de treinamentos que vem sendo oferecidos. Eles serão muito úteis pra você. Quanto à questão salarial, o ideal é que você verifique a média de mercado e faça um paralelo com a referência do Conselho de Biologia (http://portal.crbio-02.gov.br/).
      Se você aceitar o convite, seja bem-vinda ao nosso segmento. Sucesso!

      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnica – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

      Reply
  5. Marco

    Tenho uma empresa de lavagem e higienização de estofados em salvador e gostaria de incluir em nossos serviços a dedetização de insetos, no certificado que temos que fornecer após a realização do serviço tem que ter uma assinatura de um responsável técnico, como faço pra poder ser esse técnico? Existe algum curso? Onde posso achar?

    Reply
    1. Yuri Guimarães

      Boa tarde,

      O mais adequado é você entrar em contato com a Associação baiana e solicitar as orientações sobre a abertura de uma empresa de controle de pragas urbanas.
      Abaixo seguem os dados da Associação:
      ABCPRAG
      Presidente: Regina Portela
      Av. Otavio Mangabeira, 6153 – Ed.Coml. Atlantico Sul – sl 114
      Salvador – BA
      Fone: (71) 242-1835 – Fax: (71) 327-1711
      Email: bdsdesin@aol.com

      Desde já damos as boas vindas ao nosso segmento.

      Obrigado por nos enviar a sua dúvida.

      Reply
  6. Jackson douglas

    Bom dia.

    Tenho uma dívida em relação a registrar minha dedetizadora em um conselho competente.

    Para eu registrar no conselho, tenho que assinar a carteira do profissional que vai preenche a (art)?

    O profissional é familia minha e nao vai cobrar nada. Ele disse que eu arcasse apenas com os custos do registro no crmv-pb.

    Se eu registrar ele é obrigado a fichar a carteira dele? O conselho obriga e tal…..

    Abraços.

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Jackson,

      Bom dia,

      Há necessidade de algum vínculo com o profissional Responsável Técnico pois segundo a RDC n.º 52 o Responsável Técnico deve ser atuante dentro da empresa. O correto a ser feito é a contratação do profissional capacitado via CLT ou contrato de trabalho e utilizar os serviços deste profissional de forma a qualificar os serviços prestados pela sua empresa.

      Sempre à disposição,

      Viviane

      Reply
    2. jackson douglas

      Bom dia.

      A respeito ainda da pergunta anterior, minha duvida é…

      Tenho uma empresa registrada desde 2003. E tenho atualmente como técnico responsável um farmacêutico.

      eu acabei de concluir um curso em técnico de segurança do trabalho.

      O que gostaria de saber se eu posso ser o responsável técnico da minha empresa e registrar no conselho do meu curso.

      Pq a RDC. N 52. Nao fala em técnico de segurança do trabalho.

      Att: jackson

      Reply
  7. leonardo

    oi tenho curso técnico de analise química posso trabalha com dedetização , quero saBER SE POSSO ABRIR MINHA PRÓPRIA EMPRESA PODENDO ASIM DAR O CERTIFICADO AOS LOCAIS ?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Oi Leonardo!

      Segundo RDC n.º 18, CAPÍTULO I, DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS, Seção III;
      Definições
      Art. 4º Para efeito deste regulamento técnico, são adotadas as seguintes definições:
      “X – responsável técnico: profissional de nível superior ou de nível médio profissionalizante, com treinamento específico na área em que assumir a responsabilidade técnica, mantendo-se sempre atualizado, devidamente habilitado pelo respectivo conselho profissional, que é responsável diretamente: pela execução dos serviços; treinamento dos operadores; aquisição de produtos saneantes desinfestantes e equipamentos; orientação da forma correta de aplicação dos produtos no cumprimento das tarefas inerentes ao controle de vetores e pragas urbanas; e por possíveis danos que possam vir a ocorrer à saúde e ao ambiente;”

      Entre em contato com a Associação de sua região assim como seu Conselho de Classe para liberação da atividade profissional.

      Reply
  8. Crisomar

    Queria saber quais são as áreas que eu possa me informar para ser um responsável técnico de dedetização, pois meu pai tem uma empresa e eu tenho interesse, ele me citou algumas áreas mas eu creio que existam outras.

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Crisomar,

      Segundo RDC n.º 18, CAPÍTULO I, DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS, Seção III;
      Definições
      Art. 4º Para efeito deste regulamento técnico, são adotadas as seguintes definições:
      “X – responsável técnico: profissional de nível superior ou de nível médio profissionalizante, com treinamento específico na área em que assumir a responsabilidade técnica, mantendo-se sempre atualizado, devidamente habilitado pelo respectivo conselho profissional, que é responsável diretamente: pela execução dos serviços; treinamento dos operadores; aquisição de produtos saneantes desinfestantes e equipamentos; orientação da forma correta de aplicação dos produtos no cumprimento das tarefas inerentes ao controle de vetores e pragas urbanas; e por possíveis danos que possam vir a ocorrer à saúde e ao ambiente;”
      Entre em contato com a Associação de sua região assim como seu Conselho de Classe para liberação da atividade profissional.

      Reply
  9. Júlio batista dos santos

    Sou técnico agrícola trabalho com dedetização, e quero minha legalização, eu posso ser técnico responsável pela empresa, quem eu PROCURO.

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Para abertura de empresa e realização de serviço de controle de pragas urbanas você deverá cumprir todos os aspectos relacionados na RDC n.º 52 da ANVISA. As associações dos estados possuem um programa de auxílio a todas as pessoas que buscam se profissionalizar e legalizar suas empresas.

      Reply
  10. Na Ferreira

    Olá. Sou bióloga e técnica em bioquímica com registro no conselho de biologia e fui contratada para assinar como responsável técnica de uma empresa de dedetização que está abrindo. sei que posso perder meu registro caso algo esteja irregular na empresa, mas não sei ao certo qual irregularidade é de responsabilidade apenas da empresa e qual irregularidade pode me atingir como profissional.
    falta de documentos necessários para a empresa funcionar também implicam na perda do meu registro?
    Estou preocupada. obrigada!!!!

    Reply
    1. Harumi Yukawa

      Natasha,

      A Insetan é uma empresa do ramo de dedetização, aconselhamos que você entre em contato com o Conselho de Biologia (http://www.crbio04.gov.br/) para tirar suas dúvidas a respeito dos processos administrativos.
      Abraço.

      Reply
  11. solange weber

    bOA TARDE, GOSTARIA DE ESCLARECER UM DUVIDA SOU BACHAREL EM DIREITO E ESTOU INICIANDO MINHA NOVA ATIVIDADE EM CONTROLE DE PRAGAS URBANAS, PRECISO SABER SE POSSO ASSINAR COMO TÉCNICO RESPONSÁVEL E ONDE PROCURO MAIS INFORMAÇÃO ????

    Reply
    1. Harumi Yukawa

      Solange,

      No caso você não pode assinar como técnica responsável, para isto é preciso um profissional registrado no Conselho de Biologia.
      Aconselhamos que você entre em contato com o Conselho de Biologia (http://www.crbio04.gov.br/) para tirar suas dúvidas a respeito.
      Abraço.

      Reply
  12. jackson Douglas

    Olá, minha duvida é a respeito de responsabilidade técnica para empresas controradora de pragas.

    Um técnico de segurança do trabalho ou do meio ambiente pode ser rt e registrar a empresa no devido conselho?

    Att: jackson

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Jackson,
      Boa tarde,
      Segundo a RDC número 52 da ANVISA:

      “Seção III
      Definições
      Art. 4º Para efeito deste regulamento técnico, são adotadas as seguintes definições:
      X – responsável técnico: profissional de nível superior ou de nível médio profissionalizante, com treinamento específico na área em que assumir a responsabilidade técnica, mantendo-se sempre atualizado, devidamente habilitado pelo respectivo conselho profissional, que é responsável diretamente: pela execução dos serviços; treinamento dos operadores; aquisição de produtos saneantes desinfestantes e equipamentos; orientação da forma correta de aplicação dos produtos no cumprimento das tarefas inerentes ao controle de vetores e pragas urbanas; e por possíveis danos que possam vir a ocorrer à saúde e ao ambiente;
      . . .
      CAPÍTULO II
      DOS REQUISITOS PARA FUNCIONAMENTO
      Seção II
      Da Responsabilidade Técnica
      Art. 8º A empresa especializada deve ter um responsável técnico devidamente habilitado para o exercício das funções relativas às atividades pertinentes ao controle de vetores e pragas urbanas, devendo apresentar o registro deste profissional junto ao respectivo conselho.
      §1° Considera-se habilitado para a atividade de responsabilidade técnica, o profissional que possua comprovação oficial da competência para exercer tal função, emitida pelo seu conselho profissional.
      §2° A empresa especializada deve possuir registro junto ao conselho profissional do seu responsável técnico.”

      Sempre à disposição.

      Reply

Deixe seu comentário

- 4 = 3