Pergunte ao Especialista

Pergunte ao Especialista

insetan-dedetizacao-18-0521 Pergunte ao Especialista Perguntas ao Especialista

Mais uma vez, a seção Pergunte ao Especialista traz a você esclarecimentos sobre procedimentos profissionais de dedetização. Se você também tiver dúvidas sobre eliminação de pragas, é só nos clicar em Pergunte ao Especialista.

Dúvida:

Preciso descupinizar a minha residência. Porém os moradores são muito alérgicos. Há necessidade de desocupar a moradia? O produto a ser aplicado traz algum risco à saúde? Tenho uma cadela – ela precisa deixar o ambiente? Gostaria de ter as dúvidas sanadas. Agradeço antecipadamente.

Resposta:

Maria Regina,

O processo de descupinização é determinado de acordo com a espécie a ser controlada. Existem espécies em que o tratamento requer alguns cuidados especiais com relação à toxicidade e permanência de pessoas no ambiente. Em contrapartida, existem espécies cujo tratamento é realizado por iscagem e não há nenhuma restrição com relação à toxicidade.

Para que possamos identificar e individualizar o tratamento, dando informações adequadas à sua realidade, é necessário identificar a espécie infestante. Entre em contato com nossa Central de Atendimento (31) 3423-2500 para que possamos elucidar todas as questões relativas ao controle de cupins em sua residência.

______________________________________________________________________________________________

Dúvida:

Como faço para combater as formigas? Já pulverizei vários produtos e utilizei o gel,mas elas insistem em aparecer; desde já muito obrigado.

Resposta:

Willian,

O controle de formigas domésticas deve ser realizado de forma bem criteriosa, utilizando o método adequado para cada ambiente. A associação líquido + gel é adequada, mas cada formulação deve ser aplicada em local determinado e não podem ser aplicadas conjuntamente.

As formigas possuem hábito de forrageamento muito intenso e sua capacidade de deslocamento é grande; é isso o que pode estar ocorrendo em seu ambiente (existência de ninhos em locais próximos ao seu ambiente e elas estarem apenas forrageando no seu).

Entre em contato com nossa Central de atendimento para que possamos individualizar o tratamento de sua área e, assim, solucionar o problema apresentado.

______________________________________________________________________________________________

Dúvida:

A casa vai ser dedetizada dia 25/06/2012 e os moradores vão entrar na casa no dia 03/07/2012 e com eles tem um cão de porte grande. Teria algum problema para o animal? Qual a orientação dos senhores?

Resposta:

Hélio,

Para o controle através de produtos líquidos (desinsetização líquida para controle de insetos), a medida de segurança com relação a crianças, idosos, alérgicos, gestantes e animais domésticos é ausentá-los do ambiente por um período de 24 horas. Ressalto que o ambiente deve permanecer ventilado para que haja dissipação do odor do produto aplicado.

Em desratizações, não é necessário que os mesmos saiam do ambiente. O importante é que animais e crianças não acompanhem a realização do serviço para que não desperte a curiosidade com relação aos produtos aplicados, já que não pode ocorrer ingestão das iscas raticidas. Porisso, a desratização deve ser realizada de forma criteriosa e adequada a cada ambiente, por técnicos especificamente qualificados.

______________________________________________________________________________________________

Dúvida:

Tenho um supermercado e tem muitas baratas pequenas. Qual o veneno apropriado para matar elas, que não deixe cheiro e venha matando diariamente… existe? qual?

Sei que vc é especialista aguardo sua resposta..

Resposta:

Daniel,

O controle de baratas deve ser sistemático e obedece às peculiaridades de cada ambiente. Ele deve ser realizado com produtos domissanitários e o rodízio de princípios ativos deve ser rigorosamente obedecido. Existem formulações eficientes na forma líquida e na forma de gel e cada tipo de formulação é adequada ao tipo do ambiente (controles complementares).

Como o ambiente a ser tratado é um ambiente com alta rotatividade de mercadorias, a periodicidade deve ser ajustada para que seja individualizado o tratamento, de forma a conseguir um controle efetivo da área. Além disso, uma vistoria adequada deve ser realizada no ambiente.

Entre em contato conosco, agende uma visita para que possamos individualizar o melhor tratamento da sua área.

______________________________________________________________________________________________

Dúvida:

Por gentileza, gostaria de saber o seguinte: é que onde eu trabalho, o prédio e, principalmente, um bloco que fica em frente ao jardim será dedetizado e a minha preocupação é que lá, alguns servidores cuidam de alguns gatos que já são considerados da instituição. A pergunta é a seguinte: o veneno para ratos e outras pragas poderá matar os gatos, eles já são adultos e bem alimentados. O cheiro do veneno poderá matá-los?

Há um compartimento, um depósito, onde eu poderia colocá-los, são uns dez, más, não seria pior ter dez gatos trancados por uns três dias? Tem o estresse, as brigas e a vontade de sair mesmo. Se deixá-los no jardim, que é imenso, seria melhor, ou seja, eles sabem se “virar”, defender-se “sozinho” com a ajuda da natureza, ar puro.

Agradeço antecipadamente a resposta de ajuda, obrigada.

Resposta:

Ana Rosa,

Os animais devem estar fora do ambiente desinsetizado com produtos líquidos (controle de baratas, escorpiões) por um período mínimo de 24 horas e não podem lamber qualquer tipo de poça que possa ter permanecido.

Com relação à desratização, os animais não podem ingerir as iscas raticidas colocadas para o controle de roedores.

Com relação ao confinamento, deve ser observada a reação dos animais ao estresse. Animais de vida livre geralmente não se adaptam muito bem a esse tipo de ambiente.

Vocês devem atentar para o fato de ocorrerem outros problemas a partir da convivência com esse grande número de gatos de vida livre em seu ambiente. Probabilidade de infestações de pulgas, carrapatos e grande número de microorganismos patogênicos, que podem ocasionar enfermidades nos funcionários de sua empresa.

Nossa equipe está sempre à disposição para solucionar questões relativas a pragas urbanas.

______________________________________________________________________________________________

Todas as suas dúvidas enviadas para o Pergunte ao Especialista são respondidas pela Bióloga/Responsável Técnica, Viviane Alves de Avelar (CRBio16.441/4-D).

20 comments:

  1. Gregory

    Bom dia!
    Sou formado em veterinária e gostaria de saber se veterinário pode trabalhar na empresa de dedetização? Você conhece algum que trabalhe?

    Reply
    1. insetan

      Boa tarde Gregory,

      Sim, o Médico Veterinário tanto pode trabalhar na área assim como ser Responsável Técnico pela empresa de Controle de Pragas. Conhecemos alguns profissionais Veterinários que atuam na área e aqui mesmo na Insetan possuímos em nosso quadro técnico um Médico Veterinário.
      Obrigada por nos enviar a sua dúvida.

      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnico – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

      Reply
  2. Erica

    Boa tarde. Gostaria de saber se o técnico em meio ambiente pode trabalhar na empresa de dedetização, como técnico responsável pela empresa de controle de pragas. Eu sou formada em técnico em meio ambiente e gostaria de saber se posso ou não trabalhar nessa função.

    Reply
    1. insetan

      Boa tarde Érica,

      A RDC n.º 52 da ANVISA diz o seguinte sobre responsabilidade técnica em empresa prestadora de serviços de controle de pragas urbanas:
      “Seção III – Definições – Artigo 4 – X – responsável técnico: profissional de nível superior ou de nível médio profissionalizante, com treinamento específico na área em que assumir a responsabilidade técnica, mantendo-se sempre atualizado, devidamente habilitado pelo respectivo conselho profissional, que é responsável diretamente: pela execução dos serviços; treinamento dos operadores; aquisição de produtos saneantes desinfestantes e equipamentos; orientação da forma correta de aplicação dos produtos no cumprimento das tarefas inerentes ao controle de vetores e pragas urbanas; e por possíveis danos que possam vir a ocorrer à saúde e ao ambiente;”

      Ou seja, para que o técnico em meio Ambiente seja Responsável Técnico, ele precisa ser registrado em um Conselho de Classe e este autorizar, após análise do currículo, o exercício da função.

      Obrigada por nos enviar a sua dúvida.

      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnico – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

      Reply
  3. Misael

    Biólogo pode assinar como TR em uma dedetizadora?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Boa tarde Misael,

      Sim, biólogo pode atuar como Técnico Responsável de empresa de Controle de Pragas Urbanas.
      Inclusive, eu sou um exemplo disso!!! Olha só a minha assinatura logo abaixo.
      Agradecemos seu contato.

      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnico – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

      Reply
  4. Jacileide

    Acho que minha dúvida é semelhante às dúvidas acima. Sou formada em Ciências Biólogicas (Bacharelado), e quero muito saber se posso trabalhar em dedetizadora. Posso assinar como técnica?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Oi Jacileide,

      Sua, ou melhor, nossa formação permite sim a atuação como Responsável Técnica de empresa de Controle de Pragas Urbanas.
      Agradecemos seu contato.

      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnico – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

      Reply
  5. dedetizando

    Eu quero saber como dedetizar meu carro.

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      A “dedetização” de seu veículo depende do tipo de problema que se deseja combater. Se forem baratas ou formigas o controle pode ser feito através de gel. Se for outra praga é necessário primeiramente identificar a espécie infestante para então determinar a forma de controle mais adequada. Entre em contato com nossa Central de Atendimento que temos a solução para a questão apresentada: http://www.dedetizacaoinsetan.com.br/contato/

      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnico – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

      Reply
  6. Eleandro

    Tecnico em seguranca do trabalho pode ser responsavel tecnico de uma dedetizadora?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Não, a empresa necessita de registro em um dos conselhos identificados no sub-item 4.2.1 da resolução nº 18, de 29 de fevereiro de 2000 que regulamenta o funcionamento das empresas de controle de vetores e pragas urbanas, sendo os conselhos de Biologia, Engenharia, Química, Farmácia ou Medicina Veterinária, sendo habilitados para tal função os profissionais: Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Florestal, Engenheiro Químico, Biólogo, Farmacêutico, Médico Veterinário e Químico.

      Reply
  7. cARLOS EDUARDO MEWS

    boa tarde.
    sou biólogo e estou na perspectiva de ser o responsável técnico de uma dedetizadora.
    estou em dúvidas nos trâmites legais para assumir tal responsabilidade.
    o meu conselho é o crbio-1.

    se possível, você poderia me informar todos o procedimentos?

    desde já, grato!!

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Prezado, para esta informação recomendamos que entre em contato com o CRBio de sua região através do telefone: (11) 3884-1489. Para maiores informações você poderá consultar o site: http://www.crbio01.org.br.

      Reply
  8. Hebert rony silva

    Olá, bom dia!

    Eu trabalho em um escritorio com varias mesas dentro de um predio comercial em sp. faço plantão aos finais de semana, pois presto assistência técnica remotamente aos cliente.
    acontece que, hoje, 31/05, ao chegar em meu trabalho, o predio todo, exceto a minha sala, estava sendo dedetizado por uma empresa terceirizada e eu não fui avisado previamente de que isto aconteceria.
    as portas das outras salas estão todas abertas e a minha sala não recebe nenhum tipo de ventilação externa, ou seja, estou trabalhando dentro de uma sala fechada em um predio totalmente dedetizado.
    existe alguma norma trabalhista ou portaria da anvisa que esclarece o que deve ocorrer em ambientes fechados diante de uma dedetização?

    ficarei muito grato diante de uma ajuda sua!

    hebert

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Hebert,

      Boa Tarde,

      Faz-se necessário verificar o tipo de controle que estava sendo realizado para especificar acertivamente as questões de segurança a serem seguidas. De modo geral controle realizados com iscas não requerem nenhum tipo de cuidado especial. Produtos na forma líquida necessitam que sejam observadas algumas peculiaridades de segurança:
      – Crianças Idosos, Adultos Alérgicos, aimais d eEstimação necessitam permanecer fora do ambiente por um período de 24horas. Adultos não especificados na frase anterior podem retornar apoós decorrido um período de 04horas. O ambiente deve permanecer ventilado.

      Sempre à disposição,

      Viviane

      Reply
  9. Ricardo

    Boa tarde.

    Sou técnico em laboratório de análise e clínica, tenho registrado no coelho regional de farmácia.

    Tenho cursos reconhecido nacionalmente em controle de pragas.

    Posso registrar minha empresa no cConselho e ser responsável técnico?

    Segundo a lei pode, mas o conselho ta com duvidas.

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Ricardo,
      Bom dia,
      Segundo a RDC número 52 da ANVISA

      “Seção III
      Definições
      Art. 4º Para efeito deste regulamento técnico, são adotadas as seguintes definições:
      X – responsável técnico: profissional de nível superior ou de nível médio profissionalizante, com treinamento específico na área em que assumir a responsabilidade técnica, mantendo-se sempre atualizado, devidamente habilitado pelo respectivo conselho profissional, que é responsável diretamente: pela execução dos serviços; treinamento dos operadores; aquisição de produtos saneantes desinfestantes e equipamentos; orientação da forma correta de aplicação dos produtos no cumprimento das tarefas inerentes ao controle de vetores e pragas urbanas; e por possíveis danos que possam vir a ocorrer à saúde e ao ambiente;
      . . .
      CAPÍTULO II
      DOS REQUISITOS PARA FUNCIONAMENTO
      Seção II
      Da Responsabilidade Técnica
      Art. 8º A empresa especializada deve ter um responsável técnico devidamente habilitado para o exercício das funções relativas às atividades pertinentes ao controle de vetores e pragas urbanas, devendo apresentar o registro deste profissional junto ao respectivo conselho.
      §1° Considera-se habilitado para a atividade de responsabilidade técnica, o profissional que possua comprovação oficial da competência para exercer tal função, emitida pelo seu conselho profissional.
      §2° A empresa especializada deve possuir registro junto ao conselho profissional do seu responsável técnico.”
      Se seu conselho está em dúvida pode ser que a grade curricular realizada não está completamente suficiente ao exercício do cargo.
      Sempre à disposição,

      Reply
  10. Viviane

    Boas TARDE,

    Recebi uma proposta de trabalho de uma DEDETIZADORA. Sou formada em química bacharel, nunca atuei nessa área. Por ser tão leiga no assunto pesquisei sobre a área, mas o assunto na Internet é uma tanto restrito. Não existe depoimento de profissionais na área. Entrei em contato com a meu conselho mas no momento não obtive resposta.
    Tenho algumas dúvidas sobre a aceitação da proposta, pois a empresa e de pequeno porte. Também tenho dúvidas quanto aos produtos utilizados. QUAIS produtos podemos UTILIZAR, a quantidade de desses produtos, e se hovesse contaminação por estes, quais seriam as medidas a serem tomadas. Infelizmente não conheço ninguém nesta área e gostaria muito que vocês pudessem retirar algumas dúvidas, e me passassem alguma ORIENTAÇÃO, ou o contato de um profissional experiente na ÁREA, isso seria uma grande ajuda.
    Gratidão
    Viviane

    Reply
    1. rodrigo

      Viviane,
      Meu nome também é Viviane, sou Responsável Técnica pela Insetan e ressalto que o ideal seria você procurar alguns cursos na área. Busque a Associação de seu estado que terá uma série de informações necessárias ao cumprimento da função. Você terá noções de biologia de insetos e demais pragas; você terá noções das formulações, produtos, formas de aplicação, segurança e outros aspectos legais. Para o completo exercício da função há um número muito grande de informações que é inviável passar por esse meio de comunicação todos os aspectos relacionados a atividade. Verifique também a RDC n.º 52 da ANVISA que irá nortear alguns dados.

      Reply

Deixe seu comentário

12 - = 8