Cupins

Cupins

Apareceram cupins em uma das portas, na mesa, no sofá ao se deitar ou sentar sentíamos coceiras e alguma coisas se mexer no cabelo no corpo”. Este é o trecho de uma mensagem enviada para o Blog da Insetan.

A bióloga e responável técnica da Insetan, Viviane Avelar esclarece que cupins não parasitam o ser humano ou qualquer outro animal. “Os cupins se alimentam de derivados da celulose. O problema relatado tem origem em algum outro tipo de problema existente na residência”, esclarece.

Mas falando em cupins, o período de reprodução destes instos está começando. O aumento das temperaturas é quem sugere este indicador de que, em breve, algumas pragas urbanas como baratas, formigas escorpiões e os próprios cupins possam trazer incômodos.

O mês de outubro, que segundo a meteorologia promete temperaturas recordes, é o período crucial para a realização de processos preventivos contra estas pragas. “É durante a primavera, afinal, que cuidados desse tipo devem fazer estar em pauta e não devem ser esquecidos ou deixados de lado”, diz o site especializado em cuidados com condomínios, SindicoNet.

Os cupins são capazes de atacar paredes, móveis de madeira, livros, roupas ou qualquer outro objeto que tenha celulose. Nesta época do ano, influenciado pelas condições climáticas, se reproduzem e, com asas, migram para regiões distantes para fundar novas colônias.

Saiba mais sobre a revoada dos cupins

Identifique ataques de cupins em seu imóvel

Palavra de Especialista: como acabar com cupins subterrâneos

Tem cupim na minha casa nova?

 

Controle de Cupins

A insetan utiliza o sistema Sentricon para controlar cupins em casas e apartamentos. O controle desses insetos é um desafio de grande complexidade e que já foi alvo de muitas pesquisas para torná-lo mais eficiente. Um dos motivos é que, mesmo que uma colônia tenha sido totalmente eliminada, é provável que, em pouco tempo, outros indivíduos ocupem o espaço e formem uma nova comunidade de cupins. Por isso, a necessidade do constante controle. Hoje em dia, as técnicas são mais eficientes e acabar com uma colônia de cupins não representa uma dor de cabeça tão grande quanto já foi um dia.

A especialista em Controle de Pragas explica que um dos métodos mais eficientes utilizados pelos melhores profissionais para tratamento dessa praga é o Sistema Sentricon, que utiliza iscas para atrair os insetos. “A gente instala a isca e a colônia vai ser eliminada através da ingestão dela. Para isso, antes de mais nada, é necessário identificar exatamente qual a espécie de cupim está na edificação”, esclarece.

Continue lendo sobre o Sistema Sentricon e seu funcionamento

Deixe seu comentário

+ 13 = 16