Como acabar com lesmas e caramujos que podem provocam prejuízos e transmitir doenças

Como acabar com lesmas e caramujos que podem provocam prejuízos e transmitir doenças

Caramujos, lesmas e caracóis são moluscos presentes em praticamente todos os estados brasileiros. Sua proliferação acontece principalmente em regiões mais úmidas ou em épocas em que as temperaturas estejam mais amenas.

Sejam em áreas rurais, onde as lesmas podem afetar o plantio de diversas culturas como soja, feijão, amendoim e café, ou em ambientes urbanos, em que o grande vilão é o caramujo-africano (Achatina Fulica), que pode transmitir doenças. Estes animais podem se tornar pragas quando sua população aumenta desordenadamente.

Um dos motivos que causam o descontrole é a redução dos chamados “inimigos naturais”, animais que são predadores das lesmas.

Ataque de lesmas causa prejuízo à agricultores

No ano passado, agricultores de Simonésia, na Zona da Mata, sofreram as consequências do ataque de lesmas. O técnico da Emater, Ricardo Vitarelli, em entrevista à repórter Fernanda Pônzio no programa InterTV Rural, disse que a praga é de difícil controle, principalmente se o ataque for de grandes dimensões. “Para estes casos, é necessário o manejo integrado, quando várias técnicas são utilizadas a fim de reduzir ao máximo os prejuízos que esta praga pode causar”, esclarece.

Quando o ataque acontece em menores proporções, ou em ambientes com um tamanho reduzido é possível utilizar algumas técnicas para minimizar os efeitos do ataque das lesmas. (Abaixo daremos algumas dicas).

Caramujo-africano é vetor de doenças

Se as lesmas causam dor de cabeça aos agricultores, nas cidades, quem tira o sono da população é outro molusco. O caramujo africano. Ele foi introduzido no Brasil para ser comercializado como escargot, mas pouco tempo depois se descobriu que a espécie não é comestível. Além disso, o caramujo africano pode transmitir doenças como a meningite eosinofílica, angiostrongilíase abdominal e causar queimaduras na pele em caso de contato.

Como no Brasil não há um predador natural, a proliferação acontece de maneira bastante rápida. A cada dois meses, um caramujo põe 200 ovos. Em cinco meses, os filhotes ficam adultos e começam a se reproduzir. O caramujo-africano também é responsável pela destruição de jardins e hortas em ambientes urbanos.

Em araxá, na região do triângulo Mineiro, há mais de uma década são registrados focos de ataques deste molusco. Segundo especialistas, a coleta dos animais não é um procedimento correto. O caramujo deve ser incinerado e as conchas devem ser destruídas, pois podem servir de criadouros para o mosquito transmissor da dengue e das febres chikungunya e amarela.

Dicas para acabar com lesmas e caramujos

Algumas dicas podem ajudar a reduzir as consequências causadas por lesmas e caramujos em infestações no campo. Mas que podem ser aproveitadas nos casos em que a praga ataca jardins e hortas urbanas. As orientações são da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa).

  1. Armadilhas feitas com estopas ou panos embebidos em cerveja ou leite devem ser distribuídas sobre a superfície do terreno e ao redor das plantas, ao anoitecer. No dia seguinte, bem cedo, deve-se virar a estopa ou o pano e recolher as lesmas e caracóis que se abrigaram embaixo da armadilha. Estas pragas devem ser enterradas em valas distantes de poços ou cisternas e cobertas por uma camada de cal virgem não muito espessa.O processo de coleta deve ser repetido diariamente para a eliminação efetiva dos caramujos e lesmas. Não é recomendado o uso de sal de cozinha sobre o solo ou sobre a plantação. Além de não ter o efeito desejado, pode contaminar o solo e águas superficiais e subterrâneas, assim como também danificar as plantas. O procedimento de coleta, manuseio e eliminação de lesmas e caramujos deve ser feito com as mãos protegidas por luvas ou sacos plásticos. Ao final da atividade, deve-se descartar as luvas e lavar bem as mãos.
  2. Alternativamente, a colocação de restos de hortaliças como talos, folhas e outros sobre jornais ou lona plástica, também servem como atrativos às lesmas e caramujos.
  3. Uso de iscas dentro de caixinhas ou latas destampadas e enterradas na superfície do solo ao longo de toda a horta. A isca pode ser uma pequena quantidade de cerveja ou uma hortaliça, como o chuchu, misturada com sal. As lesmas e os caracóis são atraídos pela isca e pela ausência de luz e morrem por causa do sal no fundo do recipiente.
  4. Distribuição de pedaços crus de abóbora ou chuchu nos canteiros da horta no final da tarde, procedendo-se no dia seguinte à coleta de lesmas e caracóis presentes sobre as iscas.
  5. O uso de faixas de cal extinta de, pelo menos, 20 cm de largura ao redor da cultura após cada chuva ou semanalmente.

Em Belo Horizonte, salienta o Engenheiro Agrônomo e Analista Técnico da Insetan, Dhiego Freitas Rocha, não existem grandes infestações por caramujo africano.

 

26 comments:

  1. maria de lourdes de carvalho carrara

    tenho uma pequena horta gostei muito das dica sobre os caramujo vou fazer pois nao sei como acabar com eles vou fzer essas tentativa esper que amenise
    obrigado

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      A equipe da Insetan agradece a confiança em nossa empresa.

      Reply
  2. Neusa

    Olá.. estava lendo a reportagem e tenho uma duvida sobre caramujos..
    Moro numa chácara e tenho 4 borders COLLie.. por causa das chuvas.. eu tenho um lago ao fundo
    Tenho encontrado muitos caramujos..ocorre que meus cachorros estão pegando e matam..não comem.. mas matam..quais os problemas que podem causar para eles e para nos… pq eles entram dentro de casa. .
    Qdo vejo eu escolhi tdo e jogo no lixo…
    Como posso extermina–los? Tem muita grama..
    Agradeço muito o retorno pq tenho verdadeiro horror a este molusco..e estou muito preocupada com meus cachorros..
    ABs
    Neusa

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Neusa,
      Primeiramente faz-se necessário realizar a identificação correta do molusco infestante para relacionarmos a existência de enfermidades correlacionadas. Somente com estas informações não conseguimos precisar. Existem espécies que não causam nenhum malefício ao ser humano e existem espécies que vetoram microorganismos causadores de importantes enfermidades.
      Ambientes com alto teor de umidade e matéria vegetal em abundância são propícios aos caramujos. Estes moluscos são hermafroditas e depositam seus ovos no solo.
      Para identificar uma forma mais adequada de controle é necessário identificar mais adequadamente a espécie infestante.
      Abraço.

      Reply
  3. Amanda Ferraz Correa

    Boa noite, meu banheiro está com muito mini caramujos que grudam na parede e no box, agora mesmo fui ver e está lá com vários, mas não achei nada relacionado a informações sobre estes, o que pode ser e como posso exterminar?
    Podem me indicar algo ou entrar em contato comigo?
    Obrigada.

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Amanda,
      Não é comum o aparecimento de caramujos em áreas urbanas, a não ser que sua casa tenha um generoso quintal. Faremos contato por e-mail para agendar uma visita, caso esteja em Minas Gerais.
      Abraço.

      Reply
  4. Grazielle

    Boa noite. Tenho um quintal pequeno porém com muitas plantas pois, trabalhamos com floricultura, jardinagem e paisagismo. Estamos enfrentando um grande problema com os caramujos africanos, sempre fazemos coleta dos caramujos e jogamos fora mas ficam alguns ovos e em pouco tempo tem muito novamdnte. Hj fizemos uma Bela limpeza, mas encontram os muitos ovos debaixo da terra. O q poderíamos usar no quintal aproveitando q ele está todo limpinho? Muito obrigada desde então.

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Grazielle,
      Boa tarde,
      A catação manual seguida de incineração é a peça chave do controle do caramujo gigante africano (Achatina fulica). As iscas tóxicas a base de metaldeído só são recomendadas quando os danos causados foram de grandes proporções (significativos).

      Sempre à disposição.

      Reply
  5. Ana

    TEnho lesmas no quintal sobe nas parede tenho muito nojo, e tenho medo que entre dentro de casa . Cato todo noite colocando sal mas tem muito filhotes eMbaiixo de quaLquer coisa por fafor me ajudem obr

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Ana,
      Primeiramente tem que se observar o ambiente ao qual elas estão proliferando incluindo umidade e disponibilidade alimentar.
      É necessário um manejo para equilíbrio em toda área de jardim e então utilização de produto lesmicida específico para o controle.

      Reply
  6. paulo

    BOA NOITE, EM CASA TENHO UM PEQUENO JARDIM, VEJO QUE AS LESMAS NÃO VÃO DIRETO NO JARDIM, MAS SIM VEM DIRETO NA RAÇÃO DO CACHORRO. A RAÇÃO FICA NA ÁREA E TODA MANHÃ FICA REPLETA DE RASTROS….
    AO LADO DO MURO TEM UMAS TELHAS, E TO DESCONFIADO QUE ELAS ESTÃO LÁ…
    O QUE DEVO FAZER?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Paulo,
      Primeiramente tem que se observar o ambiente ao qual elas estão proliferando incluindo umidade e disponibilidade alimentar.
      É necessário um manejo para equilíbrio em toda área de jardim e então utilização de produto lesmicida específico para o controle.

      Reply
  7. Mira Franco

    No meu Jardim tinHa muitos caracoIs , Para eu conseguir extermIná-los replantEi todas planta e catei toDos matei e jogue no lIxo. resOlvi fazer uma Horta. Depois disso perceI Que do quintal dA vizinha vem muitas lesmas sobem e desce o muro. Toda noite vou caTÁ-las . Antes nnão vInham foi depois da horta que acredito estÃo SendO atraidas. Tem alguma dica para eLas na virem p mInha hortinha. Estou com muito medo de ter q dessistir da minha peque hoRta.
    Att,
    MIra.

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Olá, a melhor maneira de eliminar caracóis em hortas domésticas é através dos processos de catação, que você já vem praticando, e iscagem. Se realizada diariamente, a catação é suficiente para o controle estes animais. Para facilitar a coleta pode-se utilizar armadilhas onde as lesmas permanecerão juntas, facilitando a coleta pela manhã. Algumas técnicas podem ser utilizadas para se construir armadilhas simples e de baixo custo. A reutilização de latas de conservas, sem tampa, enterradas próximas às plantas, utilizando como isca um pouco de cerveja ou alguma hortaliça, como abóbora ou chuchu, com sal no fundo da lata. Ao serem atraídos pela isca, os caracóis morrem por causa do sal presente. Uma alternativa é a utilização de estopas embebidas de cerveja, pela manhã realizar a catação dos caracóis em baixo das estopas. O cal pode ser utilizado no entorno dos canteiros diretamente no solo. Não é recomendada a utilização do sal diretamente na terra pois pode contaminar o solo e a água. Com estas técnicas você consiguirá controlar os caracóis sem risco de contaminação da sua horta e do meio ambiente.

      Reply
  8. Débora

    Boa noite, meu quintal é grande e tem plantas e o tio do meu marido deixa algumas folhas pois ele faz adulbo. Tem tbm um recipiente que ele coloca outras coisas pra fazer o adulbo. Quero saber se isso tem atraido as lesmas caracol . toda noite coloco sal e coleto e mesmo assim continuam aparecendo. Me ajude.

    Reply
    1. rodrigo

      Sem dúvida o acúmulo de matéria orgânica junto ao alto grau de humidade favorecem alojamento e proliferação de moluscos. O sal utilizado mata o molusco por desidratação porém não é 100% eficiente ao controle. O ideal é o manejo adequado do material utilizado para fabricação de adubo, junto ao controle ambiental utilizando lesmicida domissanitário. O controle efetivo e adequado deverá ser realizado por profissional capacitado de empresa especializada.

      Reply
  9. maria claudia

    Na minha casa esta começando a aparecer lesma grandes compridas… Nao sei o que fazer mais … Somente a noite … Vou fazer essa dica de pano com cerveja e depois enterrá-las na terra e colocar uma camada fina de cal
    . Obrigada

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Maria Cláudia,

      Caso você observe que o problema vem persistindo recomendo entrar em contado para avaliação técnica e controle químico adequado de toda área de jardim.

      Reply
  10. Luciene

    Boa noite. Meu quintal é muito grande è a anos tento acabar com esses caramujos africanos è nada resolve. Quamdo chove eles vem de muita quantidade muita mesma me ajuda por favor. Desde ja agradeço.

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Luciene,

      O controle dessa praga geralmente requer persistência e paciência. Deve haver a catação de todos os adultos, remoção da terra e destinação adequada dos adultos coletados. Esse procedimento deve ser frequente até a completa eliminação de todos os ovos existentes sob a terra.

      Reply
  11. René

    Fiz uma pequena horta elevada (cochos de cimento) em minha chácara e estou tendo problemas com os caracóis. Estes são pequenos (1 a 2 cm) e parecem uma pequena trombeta. atacam principalmente a salsinha, parece que pouco abaixo do nível do solo, fazendo os pés murcharem e soltarem as ramas. como extermino essa praga?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Renê,

      Recomendo que você procure uma empresa que possua um engenheiro agrônomo para que ele possa identificar a origem do problema e então prescrever o melhor método de controle. Caso esteja na RMBH entre em contato conosco para que nossa equipe técnica possa individualizar e solucionar a questão pois somente a prescrição de produto lesmicida pode ser ineficaz ao processo.

      Reply
  12. René

    Fiz uma pequena horta elevada (cochos de cimento) em minha chácara e estou tendo problemas com os caracóis. Estes são pequenos (1 a 2 cm) e parecem uma pequena trombeta. atacam principalmente a salsinha, parece que pouco abaixo do nível do solo, fazendo os pés murcharem e soltarem as ramas. como extermino essa praga? a catação, mesmo com atrativos, não parece resolver o problema.

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Renê,

      Recomendo que você procure uma empresa que possua um engenheiro agrônomo para que ele possa identificar a origem do problema e então prescrever o melhor método de controle. Caso esteja na RMBH entre em contato conosco para que nossa equipe técnica possa individualizar e solucionar a questão pois somente a prescrição de produto lesmicida pode ser ineficaz ao processo.

      Reply
  13. Cristina

    eSTOU COM UMA PLANTACAO INVECTADA DE CARAMUJOS TROMBETA ESCUROS. ELES TEM DESTRUIDOS TODA E QUALQUER ESPECIE QUE VENHO PLANTARNDO ESSA HORTA, JA REMOVI TODA A TERRA QUE TINHA NO LOCAL MAS AINDA ASSIM CONTINUA, QUAL O PRODUTO QUE POSSO USAR PARA MIM LIVRAR DELES.

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Cristina,

      Recomendo que você procure uma empresa que possua um engenheiro agrônomo para que ele possa identificar a origem do problema e então prescrever o melhor método de controle. Caso esteja na RMBH entre em contato conosco para que nossa equipe técnica possa individualizar e solucionar a questão pois somente a prescrição de produto lesmicida pode ser ineficaz ao processo.

      Reply

Deixe seu comentário

55 - 51 =