Com que frequência devo realizar o controle de pragas?

Com que frequência devo realizar o controle de pragas?

Alguns são insetos (como no caso dos cupins, formigas, mosquitos, moscas), outros são aracnídeos (como aranhas ou escorpiões) e até alguns mamíferos (como roedores, por exemplo) entram no grupo de animais considerados pragas urbanas. Eles são assim chamados por trazerem malefícios à saúde humana ou por representarem riscos e poderem causar acidentes graves, como nos casos dos animais peçonhentos.

Mesmo estando próximos a nós em todas as épocas do ano, nem sempre conseguimos vê-los, por serem pequenos, as vezes bastante ágeis ou por terem hábitos noturnos. Mas em algum momento, vamos nos encontrar com uma praga urbana e nesta hora, o que fazer?
Hoje em dia, são várias as opções que temos para nos livrarmos das pragas urbanas em casas, condomínios, empresas, etc. Para cada um destes ambientes, existe um tipo de recomendação. Veja:

Empresas Alimentícias
De acordo com determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, (Anvisa) os proprietários de cozinhas institucionais, restaurantes, lanchonetes, cantinas, cafés, entre outros precisam ter um plano de ação contínua que previna a atração, acesso ou proliferação deles. O controle, realizado por uma empresa especializada no Controle de Pragas, deve ser feito mensalmente.

Condomínios
A cada seis meses os condomínios devem contratar uma empresa especializada no Controle Integrado de Pragas (CIP) para realizar o trabalho completo no ambiente.

Casas
Ao contrário das empresas alimentícias, não existe nenhuma legislação que determine a frequência com que as pessoas que vivam em casas devam realizar o Controle Integrado de Pragas em suas residências. Recomenda-se, porém, que o contato com a empresa especializada seja feito sempre que necessário, observando sempre a proliferação das pragas. O ideal é que seja feito anualmente, mas em alguns casos é preciso fazer com mais frequência para evitar problemas. Geralmente nos meses mais secos e com maior recorrência de chuvas, os casos de infestações aumentam.

4 comments:

  1. joice

    Olá! Gostaria de saber cmo posso acabar com uma infestação de formigas no quintal e na minha casa. Elas abriram buracos na calçada, se fechar um elas abrem em outro lugar, fazem montes de terra, ate dentro de casa, nao venço limpar, vivem carregando a ração do meu cachorro, pois elas são grandes e pretas, fazem muitos estragos e sugeiras…. O que posso fazer para acabar com elas, ja que na minha cidade nao tem empresas ESPECIALIZADAS em controle de pragas, gostaria de um metodo facil e não muito forte porque vai der eu mesma que irei aplicar e como ja disse tenho cachorro e tenho medo de que faça mal a ele também. Por favor me ajude não sei mais o que fazer…. Desde já Obriga!

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Olá, para um controle eficiente seria necessário a avaliação da área e da espécie infestante, já que a forma de controle varia de um ambiente para o outro e pela espécie a ser controlada. Pela descrição, pode ser que esteja lidando com uma espécie do gênero Solenopsis, mas não é possível afirmar. Formicidas granulados podem ser eficientes neste caso. Procure em uma casa agro veterinária de sua confiança e se informe com o responsável técnico deste estabelecimento sobre este tipo de formicida, forma e freqüência de aplicação. Observe a questão do seu animal de estimação, é provável que ele terá de ficar ausente durante o tratamento. Lembre-se, a visita de um especialista no controle de formigas ainda é o método mais seguro e recomendado.

      Reply
  2. francisco Joelmir

    como devo APLICAr o veneno pra BARATAS em residências e o tipo De cuidados devolver tomar com MOradores.

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Francisco,

      O controle de baratas deve ser realizado por profissional técnica de empresa devidamente legalizada. A empresa deverá utilizar produto domissanitário (registrado no Ministério da Saúde) específico para o controle da praga alvo.

      A legislação proíbe o auto serviço como forma de proteger de riscos de contaminações e intoxicações acidentais.

      Caso esteja na RMBH envie seu contato que temos a solução para o problema apresentado.

      Reply

Deixe seu comentário

4 + 4 =