Aranhas são bom sinal. Mesmo assim, não as quero por perto!

Aranhas são bom sinal. Mesmo assim, não as quero por perto!

Com informações de About.com

Embora seja um fato desconhecido pela maioria, as aranhas podem apresentar alguns benefícios, um exemplo é quando elas se alimentam de insetos que podem ser pragas urbanas. Mesmo assim, isso não quer dizer que estes animais sejam bem-vindos em casa, não é mesmo?

Com o aumento das temperaturas, acontece também o aumento das populações de várias espécies. E quando falamos em aranhas, existem algumas ações que podem ser realizadas para mantê-las longe de sua casa. A mais simples destas atitudes, e a que gera melhor resultado, é a limpeza constante.

Geralmente, aranhas são atraídas por insetos que, por sua vez, são atraídos para áreas mais sujas como pilhas de lixo, migalhas no chão, ambientes que tenham algum líquido derramado, etc. Então, evitar insetos é a melhor maneira de prevenir a invasão de aranhas.

Assim como sempre sugerimos no Blog da Insetan, outra maneira de prevenir estes aracnídeos é o manejo integrado do ambiente. No caso das aranhas, identificar e tampar possíveis passagens em paredes e frestas é essencial.

Esses aracnídeos são atraídos para locais escuros, isolados e, geralmente, evitam interação com seres humanos. Algumas espécies gostam de ambientes úmidos. Por isso, tendem a fixar residência em banheiros, garagens e outros ambientes com mais umidade.

Dicas de especialistas

Nunca deixe luzes externas acesas por longos períodos. Isso atrai insetos que, por sua vez, podem atrair aranhas.

Reduza pilhas de madeira, tijolos e outros potenciais esconderijos que possam ser encontrados no seu quintal. Essa atitude pode auxiliar a evitar outros aracnídeos, como escorpiões, por exemplo.

Nunca acumule lenha ou madeira não tratada em casa, garagem ou próximo à sua casa. Se necessário, utilize lenha em casa para acender lareiras ou fogões, bata a madeira contra o chão ou contra outro objeto resistente. Leve para dentro de casa apenas o que for utilizar imediatamente.

Limpe as teias de aranha tão logo você as perceber. Você pode utilizar vassouras ou aspiradores de pó para remover teias e também aranhas. Se utilizar o aspirador, limpe bem o aparelho e leve os detritos para longe de casa, uma vez que podem ter ali ovos do aracnídeo.

Como a maioria das aranhas oferecem mais benefícios que malefícios aos seres humanos e apenas uma pequena parcela é venenosa, não as mate, prenda-as em um copo ou outro tipo de contêiner e solte-as longe de casa.

Deixe seu comentário

6 + 1 =