Vespa ou abelha? Saiba diferenciá-las.

Vespa ou abelha? Saiba diferenciá-las.

Conheça as diferenças antes de levar uma picada.

Amarelo e preto. Estas são as duas cores predominantes tanto nas abelhas quanto nas vespas. Existem mais de 25 mil tipos desses insetos. E por terem o aspecto físico tão semelhante é compreensível que muitas pessoas possam confundir uma com a outra. Mas existem várias

maneiras de distingui-las.  Ainda sobre o corpo, as abelhas têm o tronco robusto e peludo enquanto as vespas são bem mais esbeltas e possuem a cintura bastante estreita e as pernas em forma de cilindro.

E não são apenas as distinções nos troncos e pernas que diferenciam as vespas e as abelhas. Há distinção também quanto a alimentação. Como é sabido, as abelhas são polinizadoras e gastam a maior parte de suas vidas voando de flor em flor para recolher e distribuir o pólen.

Seus corpos peludos e suas pernas achatadas são ideais para prender o pólen enquanto o levam de um lugar para outro. Já as vespas são apenas predadoras em busca de sua caça. Embora as vespas adultas possam se alimentar de néctar ou pólen, as mais jovens comem insetos, artrópodes, moscas e até mesmo lagartas.

O ninho das duas espécies também ajuda a distinguir as abelhas das vespas. O das abelhas são construídos de um amontoado de células de cera empilhadas umas em cima das outras. O ninho de uma vespa, por sua vez,  é formado por um ou mais favos feitos de uma espécie de pasta com uma consistência próxima a do papel.

Por fim, o comportamento das duas também tem suas diferenças. As vespas são mais agressivas e é mais provável que elas invadam lugares públicos atrás de comida. As abelhas são mais delicadas: vão atrás das flores.

Deixe seu comentário

41 + = 51