Mitos sobre pragas

Mitos sobre pragas

Vira e mexe, topamos com algum mito sobre ratos, baratas, formigas, aranhas e outras pragas povoando a internet e o imaginário coletivo. Mas quando precisamos falar sério sobre dedetização, é sempre bom ter em mente que essas (des)informações são meramente especulações, no mínimo muito questionáveis. Por isso, para você ter o controle da situação, tendo ou não a necessidade de dedetizar sua casa ou empresa, listamos algumas falácias que nos perseguem, e nos confundem, há muito tempo.

Inseto voador com veneno letal

Recentemente, tem circulado nas redes sociais um suposto novo inseto voador portador de um veneno que leva suas vítimas à morte. No entanto, pelo que se sabe, é biologicamente impossível que um inseto possa conter em seu corpo uma quantidade suficiente de veneno para matar um ser humano ou um animal de grande porte, por exemplo.

Baratas sobreviveriam a um ataque nuclear

Esse é, talvez, o mito mais comum. Mas como já foi dito aqui no blog da Insetan, as baratas são animais extremamente resistentes, muito mais do que os seres humanos a substâncias radioativas . Contudo, não resistiriam à intensidade de cargas maiores como de uma bomba atômica.

Ratos têm preferência por queijo

Sabemos que ratos são animais onívoros, ou seja, se alimentam de tudo. Tanto os alimentos de origem animal como os de origem vegetal. Mas as suas preferências estão nos alimentos frescos, frutas, cereais e fontes de proteínas

Cupins podem destruir uma casa de alvenaria inteira

Os cupins podem comprometer a estrutura de uma casa por completo somente se ela for construída com madeira não tratada. Do contrário, os estragos que podem causar em paredes de alvenaria são pequenos para levar à destruição total.

Abelhas morrem ao ferroar

Este sim é um boato verdadeiro. Isso acontece porque os ferrões das abelhas estão estreitamente ligados ao abdômen, fazendo com que, na hora da ferroada, ele se rompa levando o inseto à morte.

Deixe seu comentário

68 - = 63