Do que são feitas as teias de aranha?

Do que são feitas as teias de aranha?

É sabido que aqueles fiozinhos de seda que as aranhas tecem são extremamente fortes. Mas, você sabe do que eles são feitos?

A teia de aranha é é composta de minúsculos fios de seda, produzidos por glândulas que estão no abdome do aracnídeo, chamadas fiandeiras. Sua constituição é de cadeias de aminoácidos ou, em outras palavras, uma proteína. As glândulas (há 7 tipos, nunca presentes na mesma aranha) produzem tipos diferentes de fios de seda, cada um com objetivos diferentes: para prender as presas; para construir os casulos, para formar a estrutura da teia (glândulas ampoladas) etc.

A seda produzida pelas aranhas é extremamente resistente, chega a ser aproximadamente 5 vezes mais forte que o aço e duas vezes mais que o Kevlar. Outra característica curiosa é a sua enorme extensão: os fios podem ser esticados em até 30% de seu comprimento sem se romperem ou sofrerem algum dano irreversível.

Existem quatro tipos básicos de teia:

– para refúgio;

– para cópula;

– para muda (algumas aranhas trocam de esqueleto);

– para captura.

Este último tipo é o mais comum, uma vez que geralmente é feito em locais abertos, com frequente circulação de outros insetos.

Deixe seu comentário

5 + = 8