Cupins ou Brocas?

Cupins ou Brocas?

Ambos são insetos bem incovenientes e adoram madeira. Não à toa, são chamados de xilófagos, ou seja, que se alimentam da celulose. Os prejuízos que podem causar também são praticamente os mesmos, mas as semelhanças entre cupins e brocas não vão muito longe disso.

Começando pela aparência. Em geral, os cupins se assemelham a uma formiga de cor clara, enquanto as brocas se parecem com pequenos besouros pretos, com não mais do que cinco milímetros de comprimento. Outra diferença é que os cupins vivem em sociedades, enquanto as brocas são insetos solitários, várias brocas podem ocupar o mesmo local, porém cada uma vive independentemente da outra, diferente dos cupins que vivem em colônias.

Falaremos, a seguir, um pouco mais sobre estes dois insetos, uma vez que saber identificá-los e diferenciá-los pode ajudar na hora de combatê-los e evitá-los.

Algumas espécies de brocas podem viver por até 24 horas, quando na fase adulta, elas depositam seus ovos em frestas existentes na madeira. As larvas eclodem dos ovos e podem formar galerias por toda a madeira até se tornarem adultas, então saem da madeira infestada para ‘ovopositar’ em outros locais. Quando um adulto emerge da madeira formando o furo característico, já não resta mais nada a ser feito, o estrago já foi causado.

Os cupins, pertencem à Ordem Isoptera, já as brocas são da Ordem Coleoptera, na identificação através dos vestígios diferem dos primeiros pela forma do orifício e resíduos que deixam na madeira. Os cupins de madeira seca deixam orifícios repletos de pó na forma de pequenos grânulos, já as brocas deixam o material completamente corroído na forma de um pó fino, como talco.

– Prevenção

O que fazer quando eles estiverem escondidos, longe do nosso alcance? Como saber qual espécie está destruindo as peças de madeira da casa? Uma dica é observar o pó resultante da madeira atacada. Se forem grânulos duros e de cor marrom (dependendo da cor da madeira), trata-se de cupim de madeira seca. Se for do tipo mais fino, é quase certo que as responsáveis foram as brocas. Se o pó estiver muito escurecido, o provável é que os cupins já tenham sido exterminados ou migrado para outro local.

Seja qual for o inseto que está te dando dor de cabeça, é sempre aconselhável contar com o apoio de uma empresa controladora de pragas urbanas, que analisam e combatem efetivamente estas pestes.

Deixe seu comentário

8 + 1 =