Criatura do filme Harry Potter dá nome a inseto

Criatura do filme Harry Potter dá nome a inseto

ampulex_dementor Criatura do filme Harry Potter dá nome a inseto Papo de Praga

A vespa Ampulex dementor e a imagem de um dementador. Parecidos?

Se você já assistiu algum dos filmes da série Harry Potter muito provavelmente sabe o que é um dementador. Para os que não sabem reproduzimos uma pequena descrição feita pelo site Dicionário Madame Pince, um site criado por fãs especialmente para falar da série: “O dementador é uma criatura das trevas que se alimenta da alma das pessoas, deixando suas vítimas em um estado vegetativo permanente”. Agora que você já sabe o que é um dementador, vai conseguir entender porque seu nome foi escolhido para batizar um inseto.

A vespa Ampulex dementor é nativa da Tailândia e se caracteriza pela reprodução por meio de incubadoras – e a parte “cruel” da história está justamente nesse ponto. Para trazer seus descendentes ao mundo a vespa usa uma barata na incubação. O processo é complexo: pousada sobre a barata a Ampulex dementor injeta neurotoxinas na cabeça dessa praga que passa a adotar instantaneamente um comportamento obediente, seguindo a vespa até sua toca. Em seu ambiente nativo, a vespa bota seu ovo dentro da barata, que torna-se sua incubadora até que ele choque. Para piorar a situação dessa praga, ela vira alimento para a larva recém-nascida até que ela consiga vir ao mundo por conta própria.

Tomando conhecimento desse processo, a escolha do nome dementor (tradução em inglês de dementador) não poderia ser mais adequada, principalmente por se tratar de uma votação pública. Segundo o site I Fucking Love Science as nomenclaturas dos insetos normalmente têm origem nos nomes de patrocinadores ou pessoas que contribuem com a descoberta da espécie batizada. A ideia de transformar essa escolha em algo público tem o objetivo de aproximar as pessoas do mundo dos insetos e torná-las mais atentas à necessidade de preservação da espécie.

Deixe seu comentário

57 + = 63