Como a chuva influencia na disseminação da dengue?

Como a chuva influencia na disseminação da dengue?

Com a chegada da primavera e, junto dela, o período chuvoso, aumentam significativamente os locais favoráveis para o desenvolvimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti por todo o país. Com as inundações e a formação de poças, as residências, as empresas, principalmente os terrenos baldios, tornam-se ambientes bastante propícios para a formação de focos. Além do vírus da dengue, o mosquito também é vetor dos vírus zika e febre chikungunya.

Além das chuvas, o que também favorece a proliferação do mosquito é o aumento da temperatura, uma vez que eles são sensíveis às mudanças desta. Com mais água para fazer criadouros somado a um aumento de temperatura, esse animal vê seu desenvolvimento – do ovo à idade adulta – significamente acelerado. O mosquito leva de sete a dez dias para se tornar adulto e o melhor modo de eliminá-lo é interromper seu ciclo de desenvolvimento.

Outra coisa muito importante de ser lembrada é o cuidado que devemos ter em nossos ambientes de convívio. É fundamental que eliminemos qualquer foco de água parada, suja ou limpa. Coloque areia nos pratinhos das plantas, não deixe lixo destampado ou entulhos que podem acumular água da chuva. Limpe também calhas e recolha pneus que possam estar armazenados de forma inadequada.

Deixe seu comentário

- 5 = 4