Caruncho na despensa

Caruncho na despensa

Os famosos carunchos (Pragas de Grãos Coleópteros) são aqueles bichinhos comumente encontrados dentro da despensa devorando nossa comida. Uma vez dentro da cozinha, esse animalzinho guloso come nosso feijão, arroz, farinha, grãos, macarrão, biscoitos, entre outros. Os prejuízos não são pequenos, mas tudo pode ser solucionado se você prestar atenção em alguns detalhes da sua rotina.

Pragas de grãos são insetos que infestam os alimentos de forma geral, buscando neles sua fonte alimentar. E para que eles não tomem conta da sua despensa, primeiro tem de se pensar no percurso feito pelos focos até a sua casa. Isso mesmo, quando os carunchos aparecem no seu armário, é mais lógico pensar que tudo começa do começo: o momento em que você está no mercado.

Os ovos dos carunchos têm origem no interior das embalagens. Mas só damos conta de sua presença quando eles já estão instalados dentro de nossa despensa. Ou seja, o produto já vem contaminado. A parte que não vemos é quando os ovos eclodem e concluem seu ciclo de vida tornando-se adultos.

Uma forma simples de amenizar a entrada desses insetos em nossa casa é a verificação correta e minuciosa do produto quando estamos no mercado. Fique de olho e confira se o produto contém manchas esbranquiçadas, estrutura que se assemelha a uma teia de aranha, bolinhas claras e se a embalagem tem algum tipo de  dano.  Esses sinais podem identificar um alimento infestado por carunchos.

Caso a sua despensa já esteja infestada, descarte o produto com os carunchos, limpe bem todos os armários e realize a desinsetização antes de guardar novos alimentos.

Deixe seu comentário

67 + = 68