Aranhas obrigam montadora a fazer recall de veículos

Aranhas obrigam montadora a fazer recall de veículos

Ao ler o título deste post muita gente pode ter imaginado uma invasão de milhares de aranhas num carro com duas pessoas que encostaram numa estrada escura qualquer para namorar, uma cena no melhor estilo dos filmes de Hollywood. Bom, tirando a parte imaginativa da história, ela é bem real e preocupante.

A montadora de carros Mazda convocou, em abril desse ano, um recall de todos os veículos modelo Mazda 6 fabricados entre 2010 e 2012 na Europa. Em números absolutos foram aproximadamente 42 mil automóveis recolhidos, de acordo com uma notícia publicada no site Tecmundo. A culpa do recall foi atribuída à espécie Cheiracanthium mildeis, também conhecida pelo nome peculiar de “aranha do saco amarelo”. O motivo? Gasolin

cheiracanthium_mildei_male Aranhas obrigam montadora a fazer recall de veículos Papo de Praga

O inseto que causou esse transtorno à montadora e aos proprietários dos carros recolhidos é típico dos EUA e Europa. Ele pode ser encontrado em jardins e comumente dentro das casas. Provavelmente foi essa convivência tão próxima com o ser humano que facilitou a entrada dessas aranhas nos carros, uma vez que elas farejam gasolina e se alojam nos tanques de combustíveis. Ali elas seguem sua vida normalmente, produzindo teias que bloqueiam a passagem da gasolina para o motor, acumulando uma pressão que pode causar vazamentos e, em casos mais graves, incêndios nos veículos.

Em um comunicado a montadora Mazda informou que nenhum acidente foi relatado e o recall era uma medida preventiva. Mas em 2011 o mesmo problema foi detectado o que levou ao recolhimento de 65 mil carros da marca.

Deixe seu comentário

53 - 46 =