Abelhas conseguem distinguir obras de arte

Abelhas conseguem distinguir obras de arte

abelhas_quadros Abelhas conseguem distinguir obras de arte Papo de Praga

Só de olhar a imagem acima você sabe qual quadro foi pintado por Picasso e qual é o de Monet? Então você vai ficar surpreso em saber que as abelhas conseguem fazer essa distinção.

Estudos realizados por pesquisadores australianos e brasileiros sugerem que os insetos, especificamente as abelhas, possuem grande capacidade de distinção visual. Para testar esse “talento”, os cientistas fizeram um experimento colocando um bocado de açúcar atrás de um dos dois quadros de Picasso e Monet usados na experiência. Como as abelhas não podiam ver nem sentir o cheiro do açúcar, elas tinha que identificar qual obra de arte escondia o alimento. Para ter certeza dos resultados os pesquisadores repetiram o teste várias vezes (foto), trocando os quadros de lugar, mas mantendo sempre o açúcar atrás da mesma pintura. No fim as abelhas conseguiram identificar o quadro que escondia o alimento até mesmo quando reproduzido em preto e branco.

abelhas_quadros_2 Abelhas conseguem distinguir obras de arte Papo de Praga

E se você acha que essa distinção é apenas entre obras de arte, se engana! Uma das pesquisadoras responsáveis pelo estudo afirma que as abelhas são capazes de distinguir paisagens, espécies de flores e até rostos humanos. Impressionante não é mesmo? Com informações do site de notícias G1.

Deixe seu comentário

11 + = 17