TCE faz fiscalização surpresa e acha escorpião na merenda escolar em SP

TCE faz fiscalização surpresa e acha escorpião na merenda escolar em SP

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) fez uma fiscalização surpresa em 200 escolas do estado para saber como anda a merenda, nesta terça-feira (31), em São Paulo. Os fiscais visitaram escolas técnicas, estaduais e municipais que, juntas, alimentam mais de 500 mil estudantes. Eles encontraram escorpião e até alimentos vencidos.

Um escorpião foi encontrado no meio dos alimentos na Escola Municipal Adalberto Christo das Dores, em Itapetininga, no interior de São Paulo.

Na cozinha da Escola Municipal Professor Florestan Fernandes, em Diadema, no ABC paulista, as merendeiras preparavam os alimentos sem as luvas.

Na Escola Municipal Professora Rosa Ruth Ruggia Martins, em Osvaldo Cruz, também no interior, os fiscais encontraram bolacha vencida desde janeiro.

No refeitório dos alunos da Escola Estadual Professor Baudilio Biagi, em Ribeirão Preto, tem um bueiro de esgoto perto da mesa onde os alunos comem.

Na ETEC Paulinho Botelho, em São Carlos, tinha um pombo na despensa da escola técnica, onde os alimentos são estocados. Não foi o único problema. Na Escola Estadual Dona Maria Carolina de Lima, em Nuporanga, no interior, o teto estava totalmente mofado.

Rompimento de acordo
No início de maio, o TCE fez uma cobrança às 25 prefeituras que romperam um acordo com a gestão estadual da merenda, abrindo mão do convênio com a secretaria estadual da Educação para fornecimento da merenda. O Tribunal, na ocasião, deu 15 dias para o governo de Geraldo Alckmin e as prefeituras responderem sobre os motivos do rompimento do acordo.

Estudantes ocuparam, em 4 de maio, a Assembleia Legislativa do Estado, em um protesto pedindo a instauração de uma CPI para apurar a máfia da merenda. O Ministério Público e a Polícia Civil do estado investigam desde janeiro um esquema envolvendo uma cooperativa – a Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar (Coaf) – que fornecia de forma superfaturada para prefeituras o fornecimento de suco de laranja.

Políticos e funcionários das prefeituras são suspeitos de receberem propina para facilitarem a contratação da cooperativa.

Captura-de-Tela-2016-07-18-às-11.24.11-205x300 TCE faz fiscalização surpresa e acha escorpião na merenda escolar em SP Notícias
Em uma Etec foi encontrado um pombo dentro da sala onde as merendas são armazenadas (Foto: TV Globo/Reprodução)
Captura-de-Tela-2016-07-18-às-11.24.03-300x224 TCE faz fiscalização surpresa e acha escorpião na merenda escolar em SP Notícias
Escola em Ribeirão Preto tem bueiro de esgoto perto da mesa do refeitório dos alunos (Foto: TV Globo/Reprodução

Captura-de-Tela-2016-07-18-às-11.24.20-300x265 TCE faz fiscalização surpresa e acha escorpião na merenda escolar em SP Notícias
Escola tem merendeiras fazendo comida sem luvas (Foto: TV Globo/Reprodução)

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/05/tce-faz-fiscalizacao-surpresa-e-acha-escorpiao-na-merenda-escolar-em-sp.html

Deixe seu comentário

54 - 46 =