Rato pode ser solução para combater o câncer

Rato pode ser solução para combater o câncer

Hoje a cena artística brasileira perdeu mais um talento para o câncer. O ator Paulo Goulart faleceu aos 81 anos e a principal suspeita da morte é o câncer no mediastino (região localizada no tórax, entre os pulmões) que ele enfrentou no final de 2012. O câncer é uma doença que atinge e mata cada dia mais pessoas: no Brasil foram 184.384 óbitos em 2011. A doença é hoje a segunda principal causa de morte em nosso país e no mundo.

Os tratamentos existentes para combater o câncer, como a quimio e a radioterapia, são bastante agressivos e não prometem 100% de efetividade. Mas graças ao Rato-toupeira-pelado (o bichinho não muito simpático da foto abaixo) esse cenário poderá mudar para melhor.

rato_toupeira_pelada Rato pode ser solução para combater o câncer Curiosidades Notícias

O rato africano do gênero Heterocephalus possui em grande quantidade a molécula de açúcar Hialurano de Alto Peso Molecular (HMM-HA). Cientistas dos Estados Unidos e de Israel descobriram que essa molécula impede o agrupamento de células e a formação de novos tumores de câncer. Os humanos possuem essa molécula nas articulações, mas em quantidade muito menor do que a encontrada no Rato-toupeira-pelado. A HMM-HA é a esperança dos médicos para novas e múltiplas possibilidades eficazes de prevenção e tratamento do câncer.

Deixe seu comentário

39 - 38 =