Procura-se abelha invasora; 5 curiosidades do inseto mais temido do Brasil

A Bombus Terrestris é uma espécie de abelha europeia que anda deixando os cientistas brasileiros de cabelo em pé. Conhecida como Mamangava da Cauda Branca, ou abelhão, ela já invadiu a Argentina e está em direção ao Uruguai. Teme-se que ela chegue ao Brasil e cause riscos ambientais irreversíveis para a agricultura e para as espécies nativas.
 
Estudos do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Biodiversidade e Computação da Universidade de São Paulo (USP) levaram à campanha para localização dessa abelha.
Confira a seguir 5 curiosidades sobre essa espécie:
#5 Excelente polinizadora

DIVULGAÇÃO

Elas medem por volta de 3 cm (2 vezes o tamanho da abelha comum) e podem voar em distâncias longas, que podem ir até 13km de distância de suas colmeias. Elas são utilizadas no meio comercial para melhorar a produção agrícola, porque transferem mais pólen do que as outras. Ela o acumula no seus pelos e é capaz de vibrar o seu abdome em alta velocidade, para capturar e transferir a substância.
#4 Extremamente competitiva

DIVULGAÇÃO

Quando invadem ambientes, se tornam competitivas e podem destruir espécies nativas, causando um desequilíbrio no ecossistema do lugar. Elas começam a trabalhar antes dos outros tipos de abelhas e esgotam os recursos das flores da região, deixando as espécies locais sem alimento. A campanha de procura da abelha alerta para que não matem e nem capturem a espécie, apenas fotografem e avisem.
#3 Destruidora de flores

DIVULGAÇÃO

Se ela não consegue acessar o néctar da flor pela abertura natural, ela abreburacos na superfície da planta e gera danos que provocam a sua queda prematura, que pode reduzir a taxa de frutificação da planta e gerar outros impactos. Mas os cientistas alertam que ainda não é possível dizer que essa espécie é totalmente desfavorável no Brasil.
#2 Viajante

DIVULGAÇÃO

Geralmente, seus ninhos são forrados com palha e ficam em buracos em troncos de árvores ou no solo (barrancos). Seu ambiente nativo é na Europa, mas não ficam presas à região das colmeias. Espécies que foram compradas no Chile jáfugiram para o sul e para o norte da Argentina, alcançando a região da Cordilheira dos Andes.
#1 Portadora de doenças

DIVULGAÇÃO

São peludas, emitem zumbido alto ao voar e sua ferroada é uma das mais doloridas (ela pode ferroar várias vezes e não morre na primeira, como a maior parte das espécies). Essa abelha invasora pode carregar consigo doenças e parasitas exóticos de outros países, podendo contaminar plantas e até outras abelhas nativas.
 
Fonte: http://www.vix.com/pt/bbr/1411/procura-se-abelha-invasora-veja-5-curiosidades-do-inseto-mais-temido-do-brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossa newsletter!

Fique por dentro de nossa novidades!

Posts Relacionado

Solicite seu orçamento ou tire suas duvidas.

FIQUE LONGE DE DOENÇAS E INCÔMODOS CAUSADOS PELAS PRAGAS.
FALE CONOSCO.