Por que as baratas sempre morrem de barriga para cima?

Por que as baratas sempre morrem de barriga para cima?

A barata provavelmente é a espécie mais bem-sucedida do planeta. A seleção natural nunca pôde com elas e, longe de se extinguirem, esses insetos são cada vez mais comuns, expandindo-se por todo o planeta graças a diversificação das rotas comerciais.

Esses insetos têm uma resistência inacreditável às adversidades. Uma barata pode suportar ficar um mês sem água e de dois a três meses sem ingerir nenhum alimento; são capazes de suportar níveis de radiação até quinze vezes mais fortes que um ser humano suportaria e, ainda por cima, ­podem sobreviver duas semanas sem cabeça!

Mas, além de todos esses dados curiosos sobre as baratas, existe um que sempre chama a nossa atenção e, é justamente sobre ele que vamos falar nessa matéria. Por que as baratas sempre morrem com a barriga para cima?

O organismo da barata faz com que, ao morrer, as patas se contraiam. Como as patas nunca se contraem todas de uma vez, é normal que, primeiro, somente algumas se contraiam, fazendo com que a barata caia para o lado, ficando de barriga para cima e morrendo aos poucos. Inclusive, quando as matamos com inseticida acontece a mesma coisa, já que o inseticida ataca o sistema nervoso da barata, causando espasmos que a fazem virar de barriga para cima.

Mas não se iluda! As baratas são tão espertas que podem ficar de barriga para cima aparentando estarem mortas para depois eliminar sua presa e escapar.

 

Fonte: http://www.vix.com/pt/bbr/433/por-que-as-baratas-sempre-morrem-de-barriga-para-cima

Deixe seu comentário

35 - 28 =