Minas registra mais de 2.500 acidentes com escorpiões em dois meses

Minas registra mais de 2.500 acidentes com escorpiões em dois meses

No início deste ano, uma moradora de Lavras, no sul de Minas Gerais, capturou mais de 20 escorpiões amarelos em sua casa. O caso ganhou repercussão nacional, mas, segundo o Corpo de Bombeiros, ocorrências envolvendo esses animais peçonhentos não são tão raros assim, especialmente durante o período de chuva.

Dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde) apontam que, somente nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, foram registrados 2.543 acidentes com escorpiões em Minas e duas pessoas morreram. No ano passado, o Estado registrou 20.777, dos quais 36 resultaram em morte.

Segundo a bióloga da SES, Michele da Conceição Martins, o escorpião pode viver em ambientes urbanos com facilidade. Entre seus esconderijos favoritos estão entulhos, restos de construção e depósitos de lixo. Por isso, é importante manter os imóveis sempre limpos para evitar risco de acidentes.

— É preciso limpar o quintal e jardins, mover ou eliminar os materiais de construção, deixar o lixo bem fechado e não acumular entulhos.

A especialista também sugere posicionar camas e berços a uma distância de dez centímetros da parede e não deixar a roupa de cama encostada no chão, pois os animais podem se esconder sob elas

— Como os escorpiões se alimentam de baratas, os ralos e sacos de lixo também podem servir de esconderijo. É preciso vedar a abertura de ralos e pias com uma tela e armazenar o lixo adequadamente.

De acordo com o médico toxicologista Délio Campolina, o veneno do escorpião é bastante perigoso e age rapidamente no corpo, especialmente  em crianças e adolescentes com menos de 14 anos. Em alguns casos, como já citados anteriormente, a picada pode ser fatal e, por isso, em caso de acidente, a recomendação é procurar ajuda médica rapidamente.

— Em crianças a picada pode ser fatal e recomendamos que após o acidente a vítima seja levada a um hospital, de preferência que tenha o soro.

Fonte: http://tribunahoje.com/noticia/173426/brasil/2016/03/19/minas-registra-mais-de-2500-acidentes-com-escorpies-em-dois-meses.html

Deixe seu comentário

94 - = 88