Formigas usam traços de ancestrais para fazer “supersoldados”

Formigas usam traços de ancestrais para fazer “supersoldados”

Em situações de perigo, características genéticas silenciosas reaparecem.
Fenômeno é conhecido na biologia como “atavismo”.

Entre as formigas, o “supersoldado” é um tipo que tem a cabeça e o corpo maiores e bloqueia as entradas do formigueiro para proteger a colônia em situações de perigo. Em um estudo publicado na “Science”, ele é também um exemplo inédito para o estudo da evolução.

formigas-ancestrais-insetan Formigas usam traços de ancestrais para fazer "supersoldados" Curiosidades Dedetização Notícias

Supersoldados, à direita, em comparação aos soldados, à esquerda.

A pesquisa foi feita com formigas do gênero Pheidole, que tem cerca de 1,1 mil espécies. Em apenas oito delas surgem supersoldados nas condições naturais. Essas espécies vivem no sudoeste dos EUA e no norte do México.

A equipe de Ehab Abouheif, da Universidade McGill, em Montreal, Canadá, pegou uma espécie de Pheidole de outra região, que não tinha registro de supersoldados, e colocou em situações de perigo. Essa se tornou capaz de produzir supersoldados.

O teste foi repetido com outras espécies e obteve o mesmo resultado. “Se todas as espécies conseguem produzi-lo (o supersoldado), significa que havia um ancestral em comum”, concluiu Abouheif .

Fonte: G1

Deixe seu comentário

6 + = 13