Equipe da Insetan participa da maior feira da América Latina voltada ao Controle de Pragas

Equipe da Insetan participa da maior feira da América Latina voltada ao Controle de Pragas

Mais de 4 mil especialistas da área participam da Feira Internacional de Produtos e Serviços para o Controlador de Pragas Urbanas (Expoprag) promovida pela Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (Aprag), dentre eles, prestadores de serviços, fabricantes, distribuidores de produtos e equipamentos, pesquisadores, estudantes, representantes do poder público e os principais empresários do setor.

O evento levantou questões importantes referentes ao controle de pragas, como as crescentes epidemias que atingem o país e os riscos que representam para a sociedade.

Para o Diretor Geral da Insetan, Geraldo Lúcio Ferreira, os debates foram de extrema importância para atualização de conhecimentos e para conhecer as novidades e tecnologias que estão disponíveis hoje. “As discussões acerca da saúde pública foram muito bem recebidas, com a apresentação de práticas que podem ser utilizadas em conjunto para a diminuição das pragas vetores”, conta.

Ele ressalta a importância da palestra sobre a proliferação de mosquitos transmissores de doenças, como o Aedes Aegypti. “Foi enfatizado a importância da conscientização da população para os riscos de se deixar água limpa e parada, mostrando que além da dengue existem outras doenças, como a febre amarela e o vírus Chikungunya que podem ser transmitidos por esses mosquitos”, ressalta o empresário.

Outros assuntos abordados durante o evento, tratam dos danos econômicos gerados por roedores e sobre as diferentes formas de se diagnosticar e combater infestações de cupins. O Engenheiro Agrônomo e Supervisor Técnico da Insetan, Dhiego Freitas, que durante a Expoprag participou do curso de Biologia e Controle de Roedores, chamou a atenção para as alternativas apresentadas ao controle químico, que se mostram eficientes no combate às pragas e reduz consideravelmente o incômodo aos indivíduos ao redor e os impactos ao meio ambiente.

A exposição também foi a oportunidade para se conhecer as últimas novidades apresentadas por fabricantes no combate aos insetos, roedores e outras pragas. Uma das empresas é a Bayer CropScience, uma das líderes mundiais em inovação no segmento. Em breve, a Insetan, parceira Bayer de longa data, utilizará esses novos produtos, que vão facilitar o controle de pragas urbanas, como larvicidas não tóxicos, raticidas em forma de grãos que não deixam resíduos com produtos químicos no ambiente, dentre outros.

A participação no evento foi avaliada como satisfatória pela direção da empresa. “Foi a oportunidade de conhecermos novas tecnologias referentes aos produtos e métodos de aplicação, além da troca de experiências em ações de controle”, conclui Ferreira.

 

Deixe seu comentário

+ 75 = 85