Encontrado no Brasil o primeiro inseto fêmea com órgão sexual masculino

Encontrado no Brasil o primeiro inseto fêmea com órgão sexual masculino

Minas Gerais, Bahia e Tocantins são o berço de uma descoberta científica que vai mudar o rumo das pesquisas sobre a sexualidade dos animais. Pesquisadores da Universidade Hokkaido, Japão, encontraram em cavernas desses estados brasileiros quatro espécies do primeiro inseto do mundo cuja fêmea possui um órgão masculino.

De acordo com os cientistas responsáveis pela descoberta, a inversão de papeis sexuais já foi percebida em alguns animais, mas essa é a primeira vez que se descobre uma espécie fêmea com órgão sexual típico de um macho.

O acasalamento do inseto, batizado de Neotrogla, funciona da seguinte maneira: a fêmea insere no macho seu órgão erétil, semelhante a um pênis, para obter esperma comida. O parceiro recebe o órgão em uma abertura semelhante à uma vagina. É como uma penetração mesmo, mas realizada pela fêmea. Dentro do corpo do macho, a membrana do pênis se expande fazendo surgir vários espinhos que mantém os insetos grudados. Não é a toa que o acasalamento dura entre 40 e 70 horas!

neotrogla Encontrado no Brasil o primeiro inseto fêmea com órgão sexual masculino Curiosidades Notícias

A pergunta dos cientistas agora é: por que esse animal tem uma inversão total de papéis sexuais? Eles se arriscam a apostar na evolução natural: a deficiência de recursos no habitat desses insetos pode ter levado a fêmea a matar dois coelhos com uma cajadada só (se procriar e se alimentar). Para se aprofundarem nos estudos, os pesquisadores pretendem cultivar os insetos para produzirem em laboratório uma população mais numerosa e saudável.

Deixe seu comentário

15 - 8 =