Dengue deixa moradores de Minas Gerais em alerta

Dengue deixa moradores de Minas Gerais em alerta

O grande aumento de casos da doença em um período curto de tempo está preocupando a população e as autoridades do setor de Saúde do Estado.

Os mineiros estão assustados com o aumento no número de casos de Dengue no estado, fator que tem preocupado as autoridades de saúde. Também não é pra menos: só nesses três primeiros meses do ano, até o dia 14/03, foram registrados 93.184 casos da doença, praticamente o dobro em relação a todo o ano passado, quando foram computados 46.681 casos. O número de mortes também cresceu: em 2012 foram 18 óbitos causados pela Dengue; em 2013 já são 23.

Os números também preocupam em Belo Horizonte. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a capital, que registrou 585 casos em todo o ano de 2012, já acumula 4.215 de janeiro de 2013 até agora. Outro dado que preocupa o poder público é o fato de 60% desses casos serem de Dengue Tipo 4, vírus que não aparecia em Minas Gerais há cerca de 30 anos. De acordo com especialistas em saúde, esse fator torna a população mais suscetível à doença em virtude da falta de imunidade.

infografico_dengue Dengue deixa moradores de Minas Gerais em alerta Dicas Notícias Pragas Prevenções

Infográfico do jornal O Tempo mostra os números da Dengue em Minas Gerais e BH

Transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, a Dengue também não é novidade aqui no nosso blog. Desde o início desse ano já postamos três artigos específicos sobre o assunto. Além de representar um problema de saúde pública, o aumento nos casos de Dengue está afetando o dia-a-dia da população. De acordo com a reportagem de capa do jornal Estado de Minas de hoje, muitas empresas estão enfrentando desfalques em suas equipes de trabalho em virtude do contágio entre seus funcionários, o que afeta a capacidade de atendimento aos clientes e, consequentemente, as metas das organizações.

É importante lembrar que combater a Dengue não é apenas uma responsabilidade do poder público, mas de todos nós – até porque fica bem mais fácil se cada um fizer a sua parte. Veja na imagem abaixo algumas dicas simples de combate à proliferação do transmissor da doença. No caso da Dengue a prevenção ao aparecimento do mosquito é ainda mais importante, uma vez que foi diagnosticado através de pesquisas que o Aedes Aegypti aparentemente desenvolveu resistência a um princípio ativo presente na maioria dos repelentes comercializados no mundo, inclusive no Brasil. O velho ditado não deixa dúvidas: prevenir é melhor do que remediar.

dengue Dengue deixa moradores de Minas Gerais em alerta Dicas Notícias Pragas Prevenções

Com informações do jornal Estado de Minas e do portal O Tempo Online.

Deixe seu comentário

19 - = 18