CRIANÇAS EM RISCO POR CAUSA DOS INSETOS DURANTE AS FÉRIAS DE VERÃO

CRIANÇAS EM RISCO POR CAUSA DOS INSETOS DURANTE AS FÉRIAS DE VERÃO

As férias estão aí e a criançada quer fazer tudo, menos ficar parada, e os adultos acabam entrando no ritmo delas. Passeios em parques, clubes e casas de campo viram rotina nesta época do ano, além das viagens à praia e ao interior. O que muita gente esquece é que toda a diversão dos primeiros meses do ano também agrada os mosquitos.

O verão possui características que propiciam grande proliferação e desenvolvimento destes insetos, que podem ser vetores de doenças graves ao ser humano. Altas temperaturas, chuvas intercaladas e o precário saneamento básico de algumas regiões das cidades são os elementos-chave para que as férias não sejam tão perfeitas como o planejado.

Riscos e Doenças

Além das irritações na pele e alergias que as picadas de mosquitos podem causar, estes insetos também podem estar infectados por vírus e transmitir doenças graves, como a Dengue, a Chikungunya e a Febre Zika (no caso do mosquito Aedes aegypti), que vem preocupando as autoridades de saúde nos últimos meses. Outros insetos podem representar riscos. As abelhas e vespas, por exemplo, podem causar muita irritação na pele e, em casos extremos, quando o indivíduo possui alergias específicas aquele inseto, pode precisar de cuidados médicos o mais rápido possível.

A prevenção

A prevenção é sempre a melhor solução para evitar problemas como estes. E todos podem e devem se cuidar. Uma das soluções mais simples é sempre se cobrir quando estiver em áreas de camping, praias, fazendas ou outros ambientes em que tenham grandes quantidades de insetos, dando preferência para calças e mangas compridas, mesmo quando estiver dentro de casa.

Veja abaixo mais 10 dicas para você não ser vítima destes insetos:

  1. Utilize roupas de cores claras. Utilizar roupas estampadas ou com cores vibrantes pode fazer com que alguns insetos, como a abelha, o confundam com a flor que está procurando. Os insetos são geralmente atraídos pela cor amarela.
  2. Evite utilizar perfumes e loções. Os cheiros adocicados podem atrair insetos.
  3. Evite o uso de joias. Objetos brilhantes podem atrair insetos.
  4. Quando for comer fora de casa, evite alimentos com cheiro forte. Eles atraem insetos.
  5. Beba em canecas ao invés de latas ou garrafas. Os insetos são atraídos por coisas doces e frequentemente entram nas embalagens de bebidas. Caso você esteja usando uma caneca, conseguirá visualizá-los mais facilmente. Importante! Sempre olhe dentro da caneca antes de começar a beber.
  6. Quando estiver no campo, em fazendas, clubes ou outros locais abertos que tenham insetos, mantenha a sua comida e seu lixo em sacos plásticos selados para manter os insetos longe.
  7. Afaste-se devagar de um inseto que está te incomodando. Os movimentos rápidos farão com que ele tente picá-lo.
  8. Trate seus animais de estimação contra pulgas, ácaros e carrapatos regularmente.
  9. Inspecione regularmente sua pele em busca de carrapatos, incluindo cabeça, pescoço e dobras como axilas e virilha. É importante para a detecção, especialmente depois de visitas a fazendas ou que tenham animais desconhecidos. Crianças e animais de estimação devem ser examinadas também.
  10. Use repelentes e faça o controle de pragas junto a profissionais que possam garantir qualidade nos serviços.

 

Foto: Pexels.

Deixe seu comentário

1 + 5 =