SERÁ QUE TENHO ALERGIA A ÁCAROS? O QUE FAZER?

SERÁ QUE TENHO ALERGIA A ÁCAROS? O QUE FAZER?

Quem tem asma, rinite ou outras doenças respiratórias sabe muito bem o que estes animais podem causar. O nome ácaro é dado aos aracnídeos da classe Acari (akares em grego, que significa pequeno), uma vez que medem em média 0,25 e 0,75 milímetros de comprimento quando adultos. Sendo muito difícil, portanto, de vê-los sem a utilização de um microscópio. e  podem acentuar problemas.

Apesar de não transmitirem doenças, estar exposto à certos tipos de ácaros presentes em nossas casas, pode acentuar alergias em pessoas que tenham doenças respiratórias como asma e renite, por exemplo.

E são muitas pessoas que são afetadas por estes pequenos. O médico alergista Clóvis Galvão, ouvido pelo portal G1, explica que 30% da população brasileira e mundial são atingidos por ácaros. 25% sofrem com rinite alérgica e 12% têm asma.

A alergia aos ácaros, quando de forma branda, apresenta sintomas como obstrução ou corrimento nasal. Enquanto isso, as mais graves manifestam com outros sintomas como espirros, tosses, olhos lacrimejantes, irritação cutânea e ataques de asma.

Para evitar:

Prevenir os ácaros é bastante complicado, uma vez que são animais bastante pequenos, mas algumas dicas que ajudam a evitar reduzir o número de indivíduos seria:

 

  • Troque os travesseiros pelo menos a cada dois anos,

 

De acordo com o alergista, Clóvis Galvão, em apenas dois anos de uso, um terço do peso do travesseiro pode ser formado por ácaros.

 

  • Nunca lave seus travesseiros,

 

Ao lavar os travesseiros, mesmo após a secagem, eles podem ficar úmidos e podem criar um ambiente favorável para a proliferação desses organismos. A dica é optar, se for o caso, pela lavagem a seco.

 

  • Evite travesseiros de ervas ou plumas, prefira os de espuma ou látex,

 

Quem tem alergias respiratórias, alerta o médico, deve evitar travesseiros de ervas e plumas e cobertores que acumulam mais ácaros e fungos. Nesses casos, o mais indicado é a utilização de travesseiros de látex ou espuma.

 

  • Cobertores também acumulam muitos ácaros, prefira edredons,

 

Se por um acaso for necessário utilizar cobertores e travesseiros de pluma, a solução é utilizar capas protetoras, que devem ser higienizadas semanalmente com um aspirador de pó.

 

  • Não durma sobre a colcha que cobre sua cama durante o dia,
  • Higiene as almofadas que ficam sobre sua cama semanalmente,
  • Evite bichinhos de pelúcia na cama,

 

Tudo que está sobre a cama, como almofadas, bichos de pelúcia, etc, podem acumular ácaros

 

  • A mesma coisa para os animais de verdade,

 

Quem tem animal de estimação em casa, deve se preocupar em lavar as patas quando ele volta da rua para eliminar a sujeira. O mais indicado é utilizar água e sabão neutro, mas podem ser usados também sabonetes antibacterianos ou lenços umidecidos. Em casos de pessoas alérgicas, a dica é dar banho no mascote pelo menos uma vez por semana.

 

  • Se tiver carpete em casa, tenha o hábito de aspirá-los com frequência para reduzir a poeira,
  • A mesma coisa sobre as cortinas, especialmente persianas,
  • Coloque travesseiros e colchões no sol periodicamente, ao retirar do sol, aspire-o,

 

 

Deixe seu comentário

- 5 = 4