Ratos não gostam de queijo, revela estudo

Ratos não gostam de queijo, revela estudo

Muitos de nós imaginamos que os ratos poderiam passar pelos maiores perigos, desafios e ultrapassar qualquer barreira para chegar até um suculento pedaço de queijo o qual está sentindo o cheiro, não é?! Permita-nos estragar sua infância, afinal, a vida inteira aprendemos que ratos gostam deste alimento. Mas não é bem assim.

A notícia não é nova. De acordo com uma pesquisa desenvolvida por estudiosos da conceituada Manchester Metropolitan University, na Grã Bretanha, os roedores preferem alimentos com alto teor de açúcar, como os encontrados em frutas e cereais.

A constatação é parte de um estudo mais amplo sobre os alimentos que atraem e repelem animais. De acordo com um dos responsáveis pelo estudo e especialista em comportamento animal, Dr. David Holmes, “a suposição de que ratos gostam de queijo não passa de premissa popular. Eles se desenvolveram no decorrer dos séculos sem esse tipo de alimento, uma vez que queijo não estaria disponível na natureza”, explica.

Mas porque associamos que o alimento preferido dos ratos é queijo?

Existem vários motivos que associam ratos aos queijos. Todos são de origem popular. Um deles remete ao cheiro característico do alimento, que por ser intenso, atrai roedores que têm o olfato muito mais eficiente que a dos seres humanos e podem sentir cheiro de comida a mais de 1 km de distância. Outra associação é datada de 1820 em uma música infantil britânica que relaciona os roedores aos queijos.


Veja Mais:
Ratos podem transmitir várias doenças
Ratos são ameaças em casa. Veja os tipos mais comuns de se encontrar nas cidades
Onde se vê um rato, existem pelo menos cinco, afirma biólogo
__________

Mesmo que a pesquisa diga que roedores não gostem de queijos, não é uma boa ideia deixar este produto ou qualquer outro alimento desprotegido em casa. Como já dissemos em outros posts, os ratos não são muito seletivos quando o assunto é alimentação. Podendo se alimentar de uma grande variedade de petiscos descartados em lixos ou esquecidos na cozinha. Nem a ração dos cachorros está livre da ação dos roedores.

Este vídeo, produzido pelo Jornal da Record, mostra o comportamento de uma colônia de roedores em São Paulo.

Deixe seu comentário

37 - = 35