Desinsetização ou Dedetização?

Desinsetização ou Dedetização?

Muita gente usa o termo dedetização quando precisa se livrar de pragas urbanas e procuram uma empresa de Controle de Pragas para resolver os problemas de infestação por estes animais e nessas horas, a dúvida:
Desinsetização ou Dedetização?

Os dois são corretos, mas vale a pena aprender a origem das duas formas.

O termo “dedetização” teve origem a partir da sigla DDT, que é a abreviação do composto Dicloro-Difenil-Tricloroetano, um pesticida desenvolvido em 1874 e utilizado como nunca após a Segunda Guerra para combater insetos que transmitiam doenças como a malária.

Hoje em dia, existem vários métodos de combate à pragas rasteiras e voadoras como baratas, pulgas, formigas, escorpiões, traças, lacraias e carrapatos e o DDT não é mais utilizado, mesmo assim muita gente utiliza esta nomenclatura ao se referir ao controle de Pragas.
Alguns anos depois, pesquisadores descobriram alguns efeitos colaterais deste inseticida e que ele poderia provocar doenças em seres humanos.

Com a proibição da fabricação e comercialização do produto, outros laboratórios começaram a produzir novos inseticidas que fossem menos tóxicos ao meio ambiente e ao ser humano. Com isso, começaram a utilizar o termo “desinsetização” para desvincularem o produto do antigo pesticida. Desinsetizar significa controlar insetos como baratas, moscas, mosquitos, traças, carrapatos, aranhas e outros insetos

Outros termos também são utilizados quando falamos em Controle de Pragas. Despulização para o controle de pulgas, descupinização para o controle de cupins e desratização para ratos.

2 comments:

  1. Mayla

    Foi efetuado o serviço de desinsetizacao e nebulização em minha residência.
    minha dúvida nesses 4meses de garantia do trabalho executado, impede a entrada desses insetos.pois tenho pavor.
    grata

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Mayla, a garantia destes serviços se baseia principalmente no efeito residual (efeito do produto que persiste após a aplicação). Para insetos voadores, como moscas, mosquitos e pernilongos, o residual no ar é zero, devido à deriva do produto por gravidade, de modo que a nebulização diminui a população destes insetos presentes, mas não impede o acesso de novos indivíduos. Para espécies terrestres como baratas e formigas, o efeito persiste por um tempo maior. Atualmente se tem trabalhado com o Manejo Integrado de Pragas, onde as associações de medidas de controle funcionam de maneira mais eficiente. Além da aplicação de produtos através de empresa especializada, você pode trabalhar em questões de barreiras, como instalar telas antiafídicas nas janelas, manter portas mais fechadas, acondicionar lixo em recipientes fechados, manter ambientes como cozinha e dispensa livre de resíduos de alimentos. É sempre desejável que no serviço prestado pela empresa controladora de pragas, sejam informadas as medidas físicas que são observadas pelo profissional durante a visita na sua residência, onde será enfatizadas as questões particulares ao seu caso. 


      Reply

Deixe seu comentário

3 + 5 =