DÚVIDAS FREQUENTES

O QUE SÃO PRAGAS URBANAS?
As pragas urbanas são espécies de insetos, aracnídeos, aves e mamíferos que infestam campos e cidades. Segundo a RDC nº 52, documento criado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), as pragas são animais que infestam ambientes urbanos e podem causar agravos à saúde, prejuízos econômicos, ou ambos. 

O QUE É DEDETIZAÇÃO?
Quando falamos em dedetizar um ambiente, nos referimos à utilização do produto DDT (diclorodifeniltricloroetano), o primeiro pesticida moderno. Este produto foi bastante utilizado após a segunda guerra mundial para combater os mosquitos transmissores da malária e do tifo. No entanto, os produtos que possuem esta composição química foram proibidos por lei devido a sua alta toxicidade, mesmo assim o termo dedetizar continua sendo utilizado quando procuramos reduzir as populações de insetos e outras pragas urbanas que oferecem risco à saúde humana. Atualmente, os termos mais corretos são desinsetização, para o controle de insetos, aranhas e escorpiões, desratização, para o combate de roedores e descupinização para trabalhos voltados à redução dos cupins. Saiba mais sobre este assunto no Blog da Insetan

O QUE É CONTROLE DE PRAGAS?
Controlar pragas nada mais é que minimizar as infestações de pragas urbanas através de meios físicos (barreiras), químicos (inseticidas) ou biológicos (quando é possível a utilização predadores naturais). Este controle é realizado de forma a reduzir a quantidade de indivíduos de animais que podem ser prejudiciais ao ser humano à níveis recomendados, sem que ocorram danos ao meio ambiente e ao homem.

Também conhecido pela sigla CIP, o Controle Integrado de Pragas, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é o conjunto de ações preventivos e corretivos de monitoramento ou aplicação, ou ambos, com periodicidade minimamente mensal, visando impedir de modo integrado que vetores e pragas urbanas se instalem ou reproduzam no ambiente.

QUEM ESTÁ HABILITADO A REALIZAR OS SERVIÇOS DE DEDETIZAÇÃO?
Podem prestar serviços de dedetização, empresas que cumpram os requisitos estipulados pelos órgãos governamentais competentes. Dentre eles a empresa:

  • deve estar licenciada pelas autoridades sanitárias,
  • deve utilizar produtos registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), sejam eles de venda livre ou de venda restrita à empresas especializadas.
  • ter um responsável técnico devidamente habilitado,
  • devem fornecer ao cliente o comprovante de execução do serviço contendo as informações básicas dos procedimentos realizados como data de execução, grupos químicos dos produtos utilizados, orientações pertinentes ao serviço, nome do responsável técnico com número de registro, dentre outras,
  • devem transportar e manusear produtos e equipamentos de forma segura e de acordo com as normas dos órgãos reguladores,
  • devem retornar aos fabricantes de forma correta, as embalagens vazias de produtos com prazo máximo de um ano após a compra.

COMO SABER SE A DEDETIZADORA É CONFIÁVEL E SE OS SERVIÇOS SURTIRÃO EFEITO?
Antes de contratar serviços de Controle de Pragas Urbanas, verifique se a empresa possui alvará de funcionamento expedido pelo Centro de Vigilância Sanitária e se usa produtos devidamente registrados no Ministério da Saúde. Algumas outras dicas para se alcançar melhores resultados na contratação de uma empresa controladora de pragas:

EM QUE CASOS DEVO CONTRATAR UMA EMPRESA ESPECIALIZADA NO CONTROLE DE PRAGAS?
Quando se observa a proliferação das pragas urbanas em casa, faz-se necessário a intervenção de um profissional qualificado. Ele aplicará as técnicas e produtos necessários após a minunciosa análise do ambiente e da praga em questão. Não existe nenhuma legislação que estabeleça periodicidade mínima para dedetização em residências. Em condomínios, o ideal é que seja realizada a dedetização completa, pelo menos, duas vezes ao ano. No entanto recomendamos sempre a prevenção. Antes que qualquer praga apareça, é altamente aconselhável a realização do controle preventivo, que se mostra a forma mais adequada e eficiente entra qualquer tipo de controle.

QUAIS OS PRODUTOS DE DEDETIZAÇÃO EXISTEM HOJE?
Existem inúmeras formulações químicas no mercado que são autorizadas e testadas pelo Ministério da Saúde. Estes testes garantem a eficiência no controle de pragas urbanas. Alguns destes produtos vêm em forma líquida, outros em pó, microcápsulas, iscas, em gel, dentre outras formulações. Após a análise realizada no local, o profissional utilizará o produto que apresenta maior eficiência levando-se em consideração a praga em questão, o ambiente e o nível de infestação.

QUAIS OS CUIDADOS AO REALIZAR DEDETIZAÇÃO COM CRIANÇAS EM CASA?
Hoje em dia os produtos que são utilizados para controle de pragas urbanas são muito mais seguros que há alguns anos, por isso não é necessário ficar fora de casa por longos períodos. Dependendo do tipo de infestação e dos produtos utilizados, sequer é necessário se ausentar do ambiente controlado, por isso é necessário tirar todas as dúvidas com o técnico responsável pelo procedimento. Em linhas gerais é sugerido que as crianças permaneçam fora do ambiente controlado atráves da utilização de produtos líquidos por, no mínimo, 24 horas. Antes do regresso é essencial que o ambiente esteja arejado. No blog da Insetan você encontra mais dicas sobre o tempo necessário para voltar para sua casa após a dedetização.

QUAIS OS CUIDADOS AO REALIZAR DEDETIZAÇÃO COM UMA GESTANTE EM CASA?
Assim como no caso das crianças, é necessário evitar que mulheres grávidas estejam em ambientes que contenham produtos químicos no ar (no caso de dedetização realizada por pulverização, por exemplo). Estas pessoas devem ficar fora do ambiente (seja em casa ou no trabalho) por pelo menos 24 horas após o procedimento. Em casos de dedetização realizadas através da aplicação de gel, não existem riscos de intoxicação. Este assunto foi abordado em um post do Blog da Insetan, veja mais dicas e precauções para as grávidas durante a dedetização.

QUAIS OS CUIDADOS AO REALIZAR DEDETIZAÇÃO COM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO EM CASA?
Quando realizado em um ambiente em que exista animais de estimação, é aconselhado que o controle de pragas seja realizado com a aplicação de produtos em gel, que diminuem a possibilidade de contato dos mascotes. No entanto, nem sempre é possível utilizar este tipo de produto. Quando é necessário realizar a pulverização, os animais de estimação devem ser retirados de casa por algumas horas. O Blog da Insetan traz uma matéria bastante esclarecedora sobre os cuidados com os animais de estimação durante a dedetização. O blog também traz dicas sobre como deixar seu animal livre dos carrapatos e a relação nada amistosa entre os cães e as pulgas, e como elas podem infestar sua casa.

QUAIS OS CUIDADOS AO REALIZAR DEDETIZAÇÃO COM IDOSOS EM CASA?
O cuidado com os idosos deve ser o mesmo a seguir com as crianças e com indivíduos que possuam alergias ou problemas respiratórios. É recomendado que este público fique fora do ambiente dedetizado com produtos líquidos por pelo menos 24 horas. A aplicação de gel pode ser uma solução para minimizar estes transtornos, porém, nem sempre é possível utilizar este tipo de produto durante o controle de pragas realizado. Apenas um profissional qualificado poderá lhe informar sobre estes detalhes após a análise no ambiente. O Blog da Insetan traz mais cuidados a se tomar ao realizar a dedetização, não deixe de conferir

QUAIS OS CUIDADOS DEVO TOMAR NA REALIZAÇÃO DO PROCEDIMENTO DE DEDETIZAÇÃO EM MINHA CASA?
Todas as pessoas que vivem ou que trabalham no ambiente a ser dedetizado, devem ser avisadas sobre a dedetização, objetos pessoais devem ser retirados do ambiente a ser controlado. Recomenda-se também que a limpeza destes ambientes aconteça antes do processo de controle de pragas urbanas ser iniciado. No Blog da insetan, você pode aprofundar sua leitura sobre o que é necessário fazer antes da dedetização.

COM QUE FREQUÊNCIA DEVE SER REALIZADA A DEDETIZAÇÃO EM CASA?
Recomendamos sempre a realização de controles preventivos através de renovação programada ao término da garantia do serviço anterior. A prevenção evita reinfestação no ambiente tendo em vista o máximo de período de residualidade do produto químico utilizado.

COM QUE FREQUÊNCIA DEVE SER REALIZADA A DEDETIZAÇÃO EM MEU ESCRITÓRIO?
A frequência deve ser estabelecida obedecendo a legislação do segmento em questão somado ás características do ambiente. A periodicidade deve sempre ser atestada conjuntamente com profissional habilitado tecnicamente para este fim.

COM QUE FREQUÊNCIA DEVE SER REALIZADA A DEDETIZAÇÃO EM ESTABELECIMENTOS QUE EXISTA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS?
A frequência deve ser estabelecida obedecendo a legislação do segmento em questão somado ás características do ambiente. A periodicidade deve sempre ser atestada conjuntamente com profissional habilitado tecnicamente para este fim. Setores alimentícios devem ser acompanhados no mínimo mensalmente.

Faça seu orçamento

phone-hang-up
envelope
Ligue agora
(31) 3423 2500
Se preferir, envie seu telefone. Nós ligaremos para você

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu telefone (obrigatório)

Cidade (obrigatório)

UF (obrigatório)

1996917497

Rua Seritinga, 119 – Ipiranga
CEP 31140-620
Belo Horizonte/MG

31 3423-2500

syngenta-bayer1

.

CADASTRO DE NEWSLETTER




1638410633




55185891